III DOMINGO COMUM C:

HOJE SE CUMPRIU A ESCRITURA
POR: PE. TARCISIO AVELINO

O título desta homilia expressa a eficácia da Palavra de Deus que é gerada, desde toda eternidade pelo Pai até o dia em que, sem sair do Pai que continuou e continua gerando Seu Filho, se encarnou. A Mesma Palavra eficaz de Deus pela qual tudo fora criado está HOJE, diante de nossos olhos, proclamando o eterno HOJE de Deus no qual tudo o  que Ele pensa, deseja e diz acontece.
Desde o pecado original que Deus desejava restabelecer a comunhão com Ele  que, livremente o homem havia rompido e eis,que chegada a plenitude dos tempos O Verbo que "era Deus e estava em Deus" passou também a ser homem ao se encarnar e vir habitar entre nós para, como o próprio Jesus afirma: 1. Evangelizar os pobres; 2. Proclamar a remissão dos presos; 3. restituir a vista aos cegos; 4. Restituir a liberdade aos oprimidos  e, 5.proclamar o ano da graça do Senhor. A Palavra pela qual fôramos criados livres se encarnou para redimir a criação e não somente restituir-nos a liberdade original, como também para nos elevar à condição de filhos de Deus!
Desde o momento que Cristo pronunciou o seu "hoje se cumpriu essa Escritura que acabais de escutar" tem havido, há todo momento pessoas sendo curadas, cegos enxergando, presos sendo libertados, pois, o quinto ponto da missáo d Jesus resume todos os demais e nos dá o motivo, pois quando O Verbo se encarnou para nos redimir do pecado Ele proclamou o ANO DA GRAÇA DO SEHOR, da mesma forma que a Lei prescrevia que de 50 em 50 anos todos bens confiscados como penhor em pagamento de dívidas fossem devolvidos aos seus antigos proprietários, como forma de evitar as grandes desigualdades sociais, Cristo O Verbo Eterno de Deus se encarnou para sofrer em Si as consequencias de nossos pecados, e, destruindo o muro que nos separava uns dos outros e de Deus, constituindo como Seu corpo o novo povo que veio instituir, a Igreja, que, como o povo do Antigo Testamento, continua reunindo-se ao redor da mesa da Palavra, para se deixar interpelar por esta Palavra que provoca em nós lágrimas de arrependimento dos pecados mas também de alegria pela comunhaão restabelecida.
Na Primeira leitura vemos as características da Liturgia da Palvra que ainda perdura ainda hoje no Sacrifício da Nova Aliança, A Santa Missa, o povo congregado, o ministro proclama a Palavra de uma tribuna mais elevada, e profere a homilia, que, por sua vez suscita o louvor e o propósito de praticar a Palavra, cada com a alegria de ser filhos de Deus, membros de Seu corpo, onde, como lemos na Segunda Leitura, cada um continua cumprindo a missão de Jesus, porém, cada um segundo o dom que tiver recebido, mas todos congregados pela mesma Palavra da qual recebemos as instruções precisas para agir.
Hoje se cumpre a Escritura, quando cada Cristão assume sua missão no corpo de Cristo, a Igreja, cegos são curados pois a Palavra pregada e testemunhada, é eficaz para fazer os que pensam enxergar passarem a ver O Único Caminho da felicidade e da paz, Cristo,oprimidos e prisioneiros da depressão, do medo, do pânico, do pecado são libertados quando cristãos despertam neles, pela força de seu testemunho, a fé que os faz aderir Àquele que tudo pode e no qual tudo podemos. Porque foi promulgada uma NOVA ALIANÇA na qual se inaugurou o ANO DA GRAÇA DO SENHOR por excelência, no qual o único Sacerdote capaz de oferecer um sacrifício de valor infinito se ofereceu a si mesmo e, como Deus que assume nossa natureza humana e resgata nossa comunhão com O Nosso Criador e princípio, restabelece no homem o equilíbrio completo desalterando nossa sede e preenchendo todos os anseios de nosso coração.

Um comentário:

  1. O Ano da graça dO Senhor é muito importaNTE EM NOSSAS VIDAS.VAMOS SER FIÉIS A SUA palavra.
    Parabéns Padre Tarcísio ´pelas suas sábias colocações.Em oração estaremos sempre unidos,porque "Tudo que Deus Permite esconde Graça"Peço sua Bênção Irmã Maria letícia do Sagrado Coração

    ResponderExcluir