BATISMO DO SENHOR

A MISSÃO DE CRISTO E A DO CRISTÃO
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO


"Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo". com este testemunho de João temos o resumo completo de toda a missão que Jesus veio realizar neste mundo, por isso, convinha que o tempo do natal se encerrasse com o Batismo do Senhor, encerrando assim, como a inauguração de sua vida pública no Batismo, a celebração dos pouquíssimos fatos narrados nos trinta anos que viveu oculto em Nazaré, porque esta solenidade nos traz a finalidade, o motivo pelo qual pudemos, no natal contemplar Deus feito criança na mangedoura do Presépio: Deus se encarnou para nos batizar como O Espírito Santo e com o fogo de Seu amor. Deus assumiu nossa humanidade para nos conceder Sua divindade. Deus desceu aos abismos de nossos pecados para nos estender a mão e nos elevar à dignidade de filhos.

È pelo Batismo que que nós recebemos todos os frutos da vida terrena do Verbo Encarnado, porque a missão dEle nesta terra foi nos elevar à condição de filhos, por isso, o testemunho que o Pai dá do Filho durante o Batismo é, ao mesmo tempo a revelação do que acontece conosco em nosso Batismo: "Este é o meu filho amado no qual ponho todo o meu agrado" e qual é o agrado que O Pai pôs no Seu Unigênito e coloca em todos os que nEle se tornam filhos de Deus pelo Batismo? O Espírito Santo.

Cristo, mesmo sem ter pecado, se deixa batizar com um Batismo de Penitencia para santificar a água do novo Batismo que vem inaugurar no qual lava nossos pecados e nos faz filhos de Deus.

O mesmo Espírito Santo que, no dia do Seu Batismo consagou Jesus para sua missão é que capacita aquele que, pelo Batismo se torna cristão, para a mesma missão de Cristo como lemos na Primeira Leitura: "Pus Meu Espírito sobre Ele, 1. Ele promoverá o julgamento das nações" não somente no dia do Juízo mas do alto da Cruz de onde, desmascarando para nós até onde vai o amor de Deus por nós e até onde vai a maldade do homem sem Deus nos obriga a uma resposta: ou continuamos escravos do pecado e servos da morte com os requintes monstruosos que aniquilou nosso semelhante, humilde e manso Jesus na Cruz, ou aderimos a Ele para que tenhamos e promovamos a vida plena para todos. Assim como Cristo do alto da cruz promoveu o juízo, obrigando a todos os que confrontam com O Crucificado ao julgamento de suas atitudes, também o cristão cm sua vida, provocará, necessáriamente uma reflexão e um juízo de todo aquele que se confronta com ele. 2."Estabelecer a justiça na terra", porque ao assumir nosso corpo para pagar em nosso lugar o salário do pecado que é a morte, Ele nos tornou justos, também o cristão justifica todo aquele que, através do testemunho de sua vida, faz aderir `Aquele que nos justificou. 3."abrir os olhos aos cegos": já que esta mesma Primeira Leitura diz que Ele é a "Luz das nações", iluminando, com Sua vida O Caminho para aqueles que jaziam nas trevas do desespero. Também o cristão ouviu dos lábios de Seu Mestre: "Vós sois a luz do mundo" já que quem adere a Cristo, aponta com sua própria vida, O Caminho que leva ao Pai.4. "tirar os cativos da prisão e libertar do cárcere os que jaziam nas trevas" Se a raiz de toda escravidão é o pecado e se Cristo é O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, compreende-se porque Ele veio nos tirar de toda prisão e o mesmo faz o cristão, cada vez que, com seu testemunho, leva alguém a aderir a Cristo.

A Segunda Leitura nos diz que esta graça do Batismo é para todos pois "Deus não faz distinção de pessoas", assim a Festa do Batismo do Senhor é a solenidade na qual o Pai dando testemunho de Seu Filho, por Ele santifica as águas pelas quais todos os que a Ele viessem a aderir se tornariam Seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário