II DOMINGO DO TEMPO COMUM C
                    II DOMINGO DO TEMPO COMUM C


            FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER
                                       POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Não é a toa que a Igreja nos apresenta as Bodas de Caná no logo no início do Tempo Comum, não só porque trata-se do primeiro milagre de Cristo, ocorrido logo no início de Sua vida pública, como também porque traz a frase do Evangelho na qual se resume a vida de todo cristão e a vida dAquela que é o modelo de todo discípulo de Cristo, Maria Santíssima: "fazei tudo o que Ele vos disser", mas principalmente porque este as Bodas de Caná traz uma sinopse de toda a missão de Cristo neste mundo que, ao se encarnar no seio de Maria, inaugurou a Nova Aliança na qual Deus vem desposar nossa humanidade, dando início a uma Fésta de casamento na qual não falta o vinho da graça de Deus que, vem tirar o pecado do mundo que as talhas inamovíveis contidas nestas bodas de Caná não conseguiram, com toda a água nelas contidas, purificar o mínimo pecado que nenhum sacrifício nem abluções prescritas no Antigo Testamento conseguiram realizar.

Eram para isso que serviam as talhas presentes nestas bodas, para as abluções dos judeus, para as purificações rituais prescritas antes das refeições, pedindo perdão doos pecados. Essas talhas, pesadas, imensas e inamovíveis representam, o peso no qual se haviam tornado as inúmeras leis de abluções e purificações que, no Antigo Testamento não haviam conseguido apagar sequer o mínimo pecado venial. Cristo é o esposo da nova humanidade, a Igreja, representada por Maria Santíssima, cuja missão é fazer chegar a todos o vinho do amor que se doa até consumir-se pelo bem do próximo e a seu serviço. Maria é a figura da Igreja, sempre solícita a interceder junto a Jesus para que não falte para a humanidade o vinho novo da graça e do perdão, por isso a segunda leitura fala dos carismas, dons de serviço que Deus concede a cada membro da Igreja para fazer tudo o que Ele nos diz, para isso "a cada um é concedido um dom diferente, para que todos precisando de cada um possam exercitar o dom do amor, que pelo pecado estava adormecido em nós, através do serviço atento e solícito que Jesus veio nos ensinar e do qual Maria é o exemplo mais perfeito de imitação.

Assim, o Evangelho de hoje não só nos revela que chegaram para nós os tempos messiânicos profetizado pela Primeira Leitura: "Assim como um jovem casa-se com uma virgem o Teu Criador vai desposar-te".

Embora Jesus tenha dito a Maria que a "Sua hora ainda não havia chegado", a hora em que, do alto da Cruz sofreria em si as consequencias de todo nosso pecado que nos havia separado de Deus, rompendo definitivamente o muro que separava nós, a noiva de Seu Criador e Esposo, Ele realiza o primeiro milagre no e com o evento das Bodas de Caná nos apresenta antecipadamente toda Sua missão neste mundo que se consumará no céu quando seremos um com Ele eternamente e então nossa alegria não terá fim, como não tem fim o vinho, simbolo da alegria, que não falta na vida em que Cristo está presente como nas bodas de Caná.
Fazei tudo o que Ele vos disser. E o que Ele nos diz? Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. E como Ele nos amou? Gastando Sua vida a serviço de todos até dar a maior prova de amor, dando Sua vida para que tenhamos vida plena. Eis o conselho que Maria nos dá no Evangelho de hoje, missão para a qual todos estamos capacitados pelos dons do Espírito que não nos falta como lemos na segunda leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário