EPIFANIA DO SENHOR


VIMOS A SUA ESTRELA E VIEMOS ADORÁ-LO

POR PE. TARCISIO AVELINO


"Ascende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apereceu sobre ti a glória do Senhor". Esta profecia de Isaías, indica que seria durante a noite que Deus manifestaria Sua glória ao mundo enviando O Messias Seu Filho. "Ascende as luzes significa "desperta, acorda", mas significa, para nós hoje, que nos deixemos inundar pela Fonte da qual procede toda a luz. É por isso que a primeira leitura diz: "Nuvens escuras cobrem os povos; sobre ti apareceu O Senhor", para dizer que quando chegou a plenitude dos tempos, ou seja, quando o mundo já não tinha mais onde colocar tanto pecado, simbolizado pelas trevas mais escuras da noite, quando todas as circunstâncias se tornaram favoráveis à divulgação do Evangelho, porque o Império romano dominava o mundo e o latim se espalhou como linguagem universal, e o mundo se tornou tão "globalizado" quanto era possível na época, Deus fez brilhar, no meio desta noite de pecados da humanidade a Sua glória, vindo a nós não como um Juiz terrível para condenar ou castigar mas na pessoa de uma criancinha indefesa, para nos inspirar a total confiança que uma criança inspira. De uma criança ninguém desconfia ou tem medo. Essa é a glória que Deus fez brilhar sobre o seu povo, simbolizada pela estrela que conduziu os magos até Jesus.
"Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo" naqueles tempos os estudiosos dos astros acreditavam que o surgimento de uma nova estrela significava o nascimento de um novo rei na direção de onde surgia a estrela em algum lugar do mundo. Certamente a que os magos viram deve ter sido de tal magnitude e de natureza que se dispuseram a segui-la a até encontrar o rei tão importante que acabava de nascer.

"Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo". Qual é a "estrela que te guiou até Jesus?" Ninguém veio até Jesus sem o testemunho de outrem. Os primeiros e únicos testemunhos da manifestação de Deus na mangedoura do presépio, recém nascido foram os pastores, gente simples e ignorante, totalmente incapazes de cumprir as exigencias da religião oficial, e os magos, estrangeiros, totalmente desconsiderados pelo povo no qual O Messias acabava de nascer. Deus se compraz em escolher o que é fraco e desprezível aos olhos do mundo para se manifestar, porque, conscientes de sua pequenez estão mais abertos para captar os ensinamentos do Mistério.

"Os pagãos são admitidos `a mesma herança, são membros do mesmo corpo", esse versículo da Segunda Leitura indica que os magos vindos do oriente representam todas as nações do mundo, profetizadas na Primeira Leitura, que viriam a Jerusalém por ter se tornado palco dos eventos da Salvação da humanidade pela vida do Verbo de Deus Encarnado. Depois de ter se manifestado, e este é o significado da palavra EPIFANIA, manifestação de Deus, depois de ter se manifestado para os mais pequeninos de Seu povo, os pastores, únicos em condições de captar as lições do Deus-Menino, Deus passa a se revelar aos pagãos, uma vez que os seus O rejeitaram, representado pela repetida frase "e não havia lugar para Ele na hospedaria" que ouvimos no natal.

"Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo". E você, já conduziu muitos até Jesus? Para isso é preciso ser como os presentes que os magos trazem até o Menino-Deus: É preciso que sejamos como o ouro, símbolo da realeza deste Menino, O Rei dos Reis, e assumirmos nossa missão de batizados, já que pelo Batismo fomos configurados a Cristo Profeta, Sacerdote e Rei. Assumir a nossa realeza significa reinarmos com Cristo não só no governo de nossa própria vontade, subjugando-a à Vontade dAquele que mais do que nós mesmos quer o nosso bem ao ponto de se dar a nós como uma Criancinha. É preciso nos configurarmos a Cristo Sacerdote e, juntamente com Ele nos oferecermos a Deus como hóstias sem mancha em reparação dos pecados do mundo, e, como os sacerdotes oferecem nossas orações a Deus, significado do incenso, que representa a pureza e perfume que devem ter nossas orações para subirem como a fumaça branca ao céu. É preciso que também sejamos como a mirra, que, usada para conservar e embalsamar os cadáveres, indicavam que Aquele Menino que é Deus que recebe nossas orações e O Rei dos Reis que governa o mundo, é também humano, passaria pela morte e precisaria da mirra, símbolo da incorruptibilidade de Seu Corpo sem pecado, também nós somos chamados a sermos plenamente humanos, criados à imagem e semelhança de Deus se não quizermos nos desfigurar eternamente como os cadáveres se decompõem depois da morte.

É preciso, portanto, sermos um presente para O Menino Jesus, buscando nos configurar inteiramente a Ele, sendo para Ele neste dia de Sua manifestação ao mundo, dia de Sua Epifania, como o ouro que reflete a luz e, com o testemunho de nossa vida refletirmos a luz de Cristo e, como a estrela que guiou os magos conduzirmos outros para Cristo.É preciso sermos puros com a castidade de Cristo e perfumados com o perfume das virtudes de Cristo para sermos como o branco e perfumado incenso que, ao ser queimado e consumido para o louvor de Deus eleva sua branca e perfumada fumaça ao céu. É preciso que sejamos homens no sentido pleno da palavra, santos, como Ele é santo para que, após nossa morte sejamos incorruptíveis como a mirra preserva os corpos da deterioração após a morte. Só assim poderemos manifestar Cristo ao mundo e com a nossa vida conduzirmos todos para O Caminho que conduz à Vida, assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário