PORQUE O PAI QUIZ QUE SEU FILHO MORRESSE NA CRUZ?

Queridos irmãos, sempre sonhei em escrever um artigo que respondesse a essa pergunta, como hoje o ato litúrgico é mais cedo, nem sei se terei tempo de postar minha prédica de hoje, por isso posto abaixo esta resposta que achei muito parecida com tudo o que eu gostaria de dizer hoje porque quando vemos o sofrimento inaudito que O Pai permitiu que o seu filho passasse por nós, se não temos bem clara a resposta à pergunta que é título desta postagem, fica uma certa suspeita de que realmente DEUS SEJA AMOR, uma vez que a mãe mais desnaturada deste mundo prefere morrer do que ver sofrer um de seus filhos. Com 16 anos de sacerdócio nunca vi uma mãe seque, que tenha conseguido se esquecer de um aborto praticado, então porque O Pai que é amor não veio Ele morrer e sim mandou Seu filho? A resposta de antemão que eu dou é justamente para que pudesse sofrer, também Ele, O Pai, ao máximo, as conseqüências de nossos pecados, enviando Seu Filho o Pai nos deu uma prova de amor muito maior do que se Ele próprio viesse sofrer e morrer por nós, uma vez que sofreu muito mais vendo sofrer Seu Unigênito do que sofreria se tivesse Ele passado tudo o que Jesus passou. É IMPOSSÍVEL RESISTIR A TANTO AMOR, RENDEI-VOS A ESTE AMOR QUERIDOS IRMÃOS!!!!!!!!!! E TODOS OS QUE PASSAM PELO TEU CAMINHO TERÃO VIDA A VIDA PLENA QUE SÓ ELE PODE NOS DAR!! Santa Sexta Feira Santa par todos vocês. Pe. Tarcísio.
Por que Jesus tinha que morrer? Qual a necessidade do derramamento de sangue dEle? Se desde o Éden ficou provado que Satanás era mau, por que Deus tinha ainda que provar Seu amor para os mundos não caídos (Universo)?
Por que "sem derramamento de sangue, não há remissão" de pecados (Hebreus 9:22). Claro, isso é algo complexo para ser racionalizado por um ser humano pecador e, por isso, apresentarei um resumo do que a Bíblia revelou sobre o assunto. Jesus morreu porque nos ama (João 3:16; Jeremias 31:3). Na onisciência divina, as três Pessoas da Trindade viram que a eternidade não seria a mesma coisa sem nós. Por isso, elaboraram o plano de salvação antes mesmo de o mundo existir (Hebreus 9:14; 1 Pedro 1:18-20; Apocalipse 13:8) para nos levar de volta para perto de Si. Jesus morreu porque apenas Deus é suficientemente perfeito para pagar a dívida que tínhamos para com a Lei dEle. Quando lemos Levítico 22:19 e 20, percebemos que o cordeirinho sacrificado (símbolo de Cristo: João 1:29) tinha que ser perfeito. Por quê? Isso nos ensina que somente um sacrifício perfeito poderia de uma vez por todas pagar a penalidade que o ser humano merecia: a morte eterna (Romanos 6:23). E só Deus é perfeito o suficiente para cumprir esse requisito porque Ele - Jesus - é o Autor da vida, Atos 3:15. Sendo Jesus o Autor da Vida (juntamente com as outras duas Pessoas da Trindade), Ele era o único ser perfeito que poderia resolver a gravidade do pecado com a morte dEle mesmo. Para isso, teve que se encarnar (João 1:14) e sofrer a morte eterna no lugar de cada ser humano. Isso deu a Deus o "direito judicial" de resgatar todo aquele que pela fé vai a Cristo (João 3:16).  Cristo morreu porque o universo todo precisava ter evidências de que o diabo havia mentido a respeito do Criador (no Éden, os anjos e outros seres ainda não tinham pleno conhecimento de quem era na verdade Lúcifer. Só o poderia mostrar). Em 1 Coríntios 4:9, lemos que todo o "mundo" (no grego vem da palavra que significa "universo") está acompanhando o desenrolar da história humana. Os anjos não são oniscientes (1 Pedro 1:2 - só Deus) e, por isso, a cruz foi uma resposta de Deus às acusações do diabo. Ali, o Senhor deu a prova máxima do amor dEle por todas as criaturas e do quanto o pecado e a rebeldia são terríveis a ponto de causar a morte do próprio Criador! Isso foi uma garantia para que jamais qualquer criatura se rebelasse contra o Todo-Poderoso.
Portanto, Jesus precisava morrer para (1) pagar o preço pelo nosso resgate e para (2) promover a segurança do Universo, a fim de que todos testemunhassem de uma vez por todas que não vale a pena ir contra a Lei do Criador. Uma lei amorosa, que tem como objetivo nos proteger e proporcionar saúde física, mental e espiritual, e, principalmente a vida eterna.
Leandro Quadros (extraído do blog OUTRA LEITURA)
 Portanto querido irmão, a conclusão que tiramos é que na cruz ficou patente até onde vai a maldade do homem sem Deus, a ponto de, ao invés de matar seu semelhante, torturá-lo até ao extremo, porque, eu lhes garanto, se Deus não tivesse sustentado Jesus com Sua graça, Ele teria morrido antes de  chegar nem à metade dos sofrimentos pelos quais passou por mim e por você, mas era preciso que ficasse claro de uma vez por todas até onde vai a maldade do ser humano sem Deus, e, até onde vai o amor de Deus por voce e por mim.
Era preciso, de uma vez por todas, que ficasse claro aos olhos do mundo quem é satanás e qual é a recompensa que ele dá para aqueles que fazem sua vontade, ou seja, para aqueles que pecam. Para aqueles que obedecem a satanás ele dá como recompensa, a traição, a tortura, a enfermidade, a ruína, o desespero e, finalmente o suicídio, o exemplo clássico disso foi Judas. Quão diferentes foram as respostas que ele, Pedro e Jesus deram diante da vontade de Deus que fora ficando cada vez mais claras para sua missão nesta terra... A grande diferença é que Cristo tinha plena consciência de tudo o que teria que sofrer para uma grande maioria que não somente o rejeita, mas principalmente o despreza, blasfema e ridiculariza, no entanto Ele aceitou sofrer tudo isso livremente e o aceitaria por um só filho Dele que Ele ama como se fosse filho único.
Até quando ficaremos resistindo a esse amor? Aqui está o segredo de uma felicidade plena que já começa aqui e se consumará no céu. Já começa aqui, mesmo em meio às tribulações, porque consiste em saber que se está no centro da vontade dAquele que me ama desta maneira.
Ele havia dito que quando fosse elevado da terra atrairia todos a Si, e, de fato, do alto da cruz, mostrando o quanto nos ama e como se deve sofrer as conseqüências do pecado, nos seduziu a todos. Até o centurião e os soldados que nem sequer conheciam as Escrituras reconheceram que só Deus poderia sofre desta maneira, com tanta dignidade e serenidade e perdoando os seus inimigos. Por isso o testemunho deles ecoa para todos nós: "verdadeiramente este era o Filho de Deus", no entanto, eles eram pagãos até aquele momento e não sabiam que DEUS É AQUELE QUE É, desde toda eternidade, que não tem princípio nem fim pois é eterno, por isso nós temos que corrigir a frase deles dizendo "verdadeiramente este é o FILHO DE DEUS.
Foi preciso que um pagão reconhecesse o que os sacerdotes e doutores da lei não foram capazes de reconhecer, a partir de agora o véu do santuário fora rasgado de alto a baixo porque, ainda que continue sendo necessário se purificar para entrar na presença de Deus como o sumo sacerdote o fazia uma vez por ano, agora O SANTO DOS SANTOS se misturou com os pecadores, lhes estendeu a mão e os atraiu para si. Antes era preciso se purificar para entrar na presença de Deus, agora, é preciso entrar na presença de Deus para se purificar pois Ele veio, justamente para os pecadores e não somente para os justos. 
Deus abençoe a todos. PE. TARCÍSIO AVELINO

6 comentários:

  1. É triste constatar que depois de tudo que Jesus fez para resgatar a humanidade, a grande maioria dos homens, ainda vivem como os fariseus, ou como os pagãos, ou do "jeito que o diabo gosta". O mundo ensina tudo o que é errado e o pecado ganha força; sabe por que? poucos são os que rezam, participam das liturgias, poucos dedicam alguma hora por dia para se fortalecer através da oração que é um canal de graça que nos liga intimamente a Deus. Eu queria tanto que as pessoas experimentassem, fizessem essa experiência em Deus. Elas constatariam que não existe felicidade maior e tão duradoura, quanto a que vem do alto.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe o senhor, Pe. Tarcisio, porque suas palavras que nada mais são que inspirações do próprio Espírito Santo, nos leva a compreensão de cada momento da Paixão de Cristo e a uma compreensão maior do seu significado. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É impossível resistir tanto Amor, e por mais que possamos fazer de tudo para corresponder a esse Amor do Pai, será pouco. Por isso, me pergunto todos os dias o que que eu posso fazer que daria mais alegria a Deus Pai? O senhor poderia me responder, Pe. Tarcisio?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pe. Tarcisio, ontem teve encenação da Paixão de Cristo aqui em Itatinga e eu fui um dos anjinhos que ficaram adorando Jesus morto nos braços de Maria, sua mãe. Eu amo Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou católica e tenho fé em Deus em Jesus e no Divino Espírito Santo, mas eu sempre me questiono sobre o sofrimento de Jesus na cruz, o Pai pela Sua grandeza e poder poderia ter resolvido tudo pela sua própria vontade, não precisava Jesus ter sofrido tanto na cruz...eu acho que Deus é onisciente e onipotente, portanto bastava Ele dizer aconteça isso, faça isso ou aquilo e pronto...toda as vezes que fico pensando no sofrimento de Jesus na cruz acabo chorando...grata...

    ResponderExcluir