O VALOR DA AMIZADE

por: Pe. Tarcísio Avelino


Queridos amigos, hoje gostaria de falar um pouco sobre a amizade, justamente neste tempo em que temos meditado sobre a traição Judas, a propósito do seguinte email que recebi ontem de uma filha espiritual de Macapá:

Boa noite Pe. Tarcísio,

O motivo de eu estar lhe escrevendo é um fato que aconteceu aqui em macapa que me deixou bastante pensativa.
Sábado a noite eu, o Robelino e meus sobrinhos vínhamos voltando a noite da casa da mamae que mora no bairro do pacoval, depois de termos deixado a Regina e o Cambraia na casa deles, quando derrepente um rapaz surgindo do nada com o braço ensaguentado passou correndo desesperadamente na frente do carro quase causando um acidente mortal, claro que para ele, por pouco não aconteceu; mas tarde ficamos sabendo que havia acontecido isso devido ele esta jogando baralho com seu melhor amigo em uma ponte, ocorrendo um desentendimento entre eles e aí esse seu melhor amigo lhe deu quatro facadas. O rapaz esfaqueado foi socorrido por uma senhora e levado as pressas ao hospital de emergencia para cuidados médicos. Hoje pela manha viemos a saber que este rapaz nao resistindo aos ferimentos sendo 2 facadas no braço e 2 no pulmão veio a óbito. Aí eu lhe pergunto, se ele era o melhor amigo dele por que tirou o bem mais valioso que era a sua vida? Que amizade era essa? Qual o valor da verdadeira amizade? Deus não é o nosso melhor amigo? Se nao for lhe pedir muito, gostaria que o senhor escrevesse no seu blog algo sobre a amizade verdadeira, que é a  com Deus. Os jovens estao se acabando devido essas falsas amizades, e aí novamente eu lhe pergunto, Que futuro será da humanidade?
Abraços

De sua filha Rosilda Pires

Vejamos então o que diz a Palavra de Deus no capítulo 6 do Eclo.:
7." Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; mas não te apresses em confiar nele.

8. Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da desgraça.
9. Há amigo que passa a inimigo, e que revela as desavenças contigo.
10. Há amigo que é companheiro de mesa mas que não persevera no dia da necessidade.
11. Quando fores bem sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados.
12. Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.
13. Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos.
14. Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro.
15. Ao amigo fiel não há nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele é.
16. Amigo fiel é bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo.
17. Quem teme o Senhor, orienta bem sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo".

Gostaria de destacar aqui o vs. 17 para dizer que as verdadeiras amizades são aquelas fundamentadas em Deus. Que colocam Deus acima de tudo, como diz o Primeiro Mandamento. Não existe amizade verdadeira que não tenha Deus como fundamento e princípio não só porque toda edificação que não estiver sobre a Rocha que é Cristo, está sobre areia e desabará, mas, principalmente porque DEUS É AMOR se estivermos separados desta Fonte de amor. de onde receberemos amor para que possamos nos querer bem ao ponto do que Cristo nos ensinou dizendo que, "não há maior prova de amor do que dar a vida pelo amigo"?
Todo amigo que lhe aconselha a fazer coisas que não são de acordo com a Palavra de Deus, pode até lhe querer muito bem, mas na verdade, não é seu amigo, uma vez que a amizade é uma forma de amar e separado da Fonte do amor ninguém está capacitado a se querer realmente bem, uma vez que, depois do pecado original o homem se separou desta Fonte de amor que é Deus e seu coração ficou contaminado com o veneno do orgulho e do egoísmo que faz do homem um monstro capaz de fazer o que Judas fez com Seu melhor amigo, Jesus. Capaz de fazer o que os algozes de Jesus fizeram com Ele ao ponto de que Ele tenha ficado semelhante a um verme diante do qual todos cobrem o rosto, como lemos em Isaías cap. 53.
Jesus é o caminho que nos coloca novamente em comunhão com O Pai. Basta nEle crer e confessar os nossos pecados, receber o Batismo e já estamos salvos, mesmo em meio às nossas fragilidades.
Somente unidos a Essa Fonte é que podemos amar verdadeiramente como lemos na carta Magna sobre o amor que é a Primeira carta de São Paulo aos Coríntios no cap. 13:

4."O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho;

5. não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido;
6. não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade.
7. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
8. O amor jamais acabará.
Ora,se o amor jamais acabará é falsa toda palavra de amigo ou de esposo que termina um relacionamento dizendo que o motivo é que o amor acabou. MENTIRA!!!!!!!! O que aconteceu foi a falta do perdão diário, que faz com que as mágoas e os ressentimentos nos envenenem ao ponto de nos cegarem para enxergar o amor que está em nós.
Eu lhes desejo um amigo como os que eu tenho,
Abraços. Santo Tríduo Pascal. Pe. Tarcísio.

2 comentários:

  1. Acho que só Jesus não decepciona! ele é fiel,o seu interesse é a nossa salvação! é o dono da simplicidade...enfim...é nosso amigo pra o que der e vier!! peço à Jesus que me dê a graça do perdão diário para assim amar melhor meus amigos!
    Abraços!e Santo Tríduo Pascal.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia a música dos anjos de resgate:" amigos pra sempre, amigos que nasceram pela fé..." Os verdadeiros amigos são aqueles que se unem pelo amor a Jesus Cristo, pois conhecendo o amor de Nosso Senhor, sabem o significado da palavra amigo, pois Jesus se doou pelos seus amigos, perdoou seus amigos, morreu por seus amigos.

    ResponderExcluir