A PALAVRA DO FUNDADOR:QUARTA FEIRA SANTA


O MISTÉRIO DA LIBERDADE HUMANA
por: Pe. Tarcísio Avelino

Durante a Semana Santa vamos contemplando as diversas pessoas que conviveram com Jesus nos últimos momentos de sua vida e ficamos impressionados com o Mistério da iniquidade, ou seja com o mistério do mal no mundo e, ao mesmo tempo com o mistério da liberdade humana confrontado com a liberdade de Cristo. Ontem analizamos as conseqüências das respostas livres que Judas e Pedro deram a Jesus. Ambos O traíram, no entanto, um se arrependeu e outro se suicidou e ficamos realmente perpléxos com a grande diferença do fim a que cada um chegou neste mundo, embora não tenhamos certeza do fim eterno de Judas, mesmo que no Evangelho de hoje ouçamos Cristo dizer "ai daquele que trair o filho do homem, melhor seria que nunca tivesse nascido", nem essa frase de Jesus nos dá certeza sobre o destino eterno de Judas o que me faz remeter mais para a Palavra que diz que um segundo para Deus é como mil anos, para dizer que se Judas tiver se arrependido perfeitamente de tudo, o que é muito difícil, poederá ter se salvado uma vez que depois que empurrou o apoio dos pés, no ato do enforcamento ainda he restava um milésimo de segundo, tempo suficiente para que Deus o levasse ao arrependimento.
Digo que teria sido muito difícil que Judas tivesse se arrependido de seus pecados nos últimos momentos justamente porque sabemos que a teologia católica ensina que preciso corresponder com a graça de Deus nas pequeninas coisas do dia-dia para que eu tenha a força necessária quando precisar vencer as grandes tentações, como esta que é uma das características da blasfêmia contra o Espírito Santo, a de se desesperar da Misericórdia de Deus, acreditando que exista algum pecado maior do que o amor de Deus, que, por ser essa a sua própria natureza, é infinito.
É interessante notar que um por um dos discípulos perguntavam se seriam eles que trairiam a Jesus e, embora todos eles como nós, fossem traí-lO com seus inúmeros pecados, pois a Escritura diz que o justo peca 7 vezes por dia, Nosso Senhor não os considerou como traidores, mas somente aquele que se desesperaria de Sua misericórdia, talvez seja esse o motivo pelo qual Cristo tenha dito que melhor seria que não tivesse nascido.
Outro ponto que vale ressaltar é o vs.16 onde lemos que depois que ficou combinado o preço, "Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus", onde o Evangelista usa a mesma palavra com a qual manifesta a liberdade de Jesus em se entregar ao sofrimento, como lemos na primeira leitura, para o ato com o qual Judas trairia O Seu Mestre, ressaltando, que, assim como Cristo foi completamente livre na sua decisão de sofrer e morrer por nós, Judas também o foi, em sua decisão de permanecer fiel a Jesus ou de traí lo quando  entendeu que o Seu messianismo era muito diferente da concepção de messias político que libertaria sua nação do jugo romano. Judas foi completamente livre quando se decidiu entregar Jesus e não simplesmente abandoná-lo, deixando de fazer parte do grupo de Seus discípulos como era costume na época, a liberdade de um discípulo poder abandonar, a qualquer momento, o grupo de de discípulos do Mestre de seu interesse.
A lição que fica para nós neste dia de hoje é que, embora tenhamos sido criados livres por Deus, nossas escolhas sempre têm um preço a ser pago e conseqëências que determinam nosso fim, sendo que as escolhas que vamos fazendo vão cristalizando hábitos dentro de nós, pela força da repetição, que facilitarão ou dificultarão as opções futuras, ao ponto de, no derradeiro instante de nossa vida ser, determinante o estado em que formos encontrados, na hora de nossa morte.
Que nesta Semana Santa, também chamada de Semana Maior por ter sido aquela na qual se deu a nossa salvação, possamos, vendo o amor com o qual Cristo se entregou livremente para sofrer e morrer por nós, nos dê forças para optarmos sempre pelo bem.
Abraços a todos. DEUS ABENÇOE. PE. Tarcísio.

3 comentários:

  1. No livro através dos olhos de Jesus, Jesus sempre se intristecia com as atitudes e respostas de Judas Iscariotes, e via como o amor de Judas por Ele era menor que o amor por si mesmo. Isso me fez aprender a reconhecer muitos de meus atos durante a minha vida, pude ver como é fácil direcionarmos as situações e as pessoas para satisfazer as nossas vontades. Por isso hoje dou graças por reconhecer meus pecados e ter a chance de pedir perdão a Deus, me redimindo a cada dia, com dificuldade, mas com a fé e esperança de um dia poder abraçar a salvação.

    ResponderExcluir
  2. Somos todos Judas, mas podemos ter um fim diferente de Judas se mudarmos de vida a partir dessa Páscoa. Aceite meu irmão e minha irmã a oferta de Amor de nosso Senhor. Mais um ano, mais uma Páscoa, mais uma chance de renovação e mudança de vida. Pensem nisso, vigiai e orai.

    ResponderExcluir
  3. Deus nos ama tanto que nos fez livres para correspondermos esse amor. Quando a humanidade estava a beira do abismo o Amor se fez carne, viveu entre nós e nos ensinou a amar como éramos amados. Quem se entregar a esse amor nunca se sentirá sozinho, porque Jesus mesmo disse "Eu estarei contigo até o fim dos tempos".

    ResponderExcluir