A PALAVRA DO FUNDADOR: TERÇA FEIRA SANTA

PREDESTINADOS À SALVAÇÃO
por: Pe. Tarcísio Avelino

"Antes que tu fosses gerado no ventre de sua mãe eu já te conhecia e te consagrei". Embora esta palavra se aplique, primeiramente a Nosso Senhor Jesus Cristo, diz respeito a cada um de nós, o que nos faz quedar perpléxos se imaginarmos essa palavra aplicada a Judas. Vem logo á mente esta pergunta: "se antes de ser gerado no ventre da mãe Deus, que é onisciente, já sabia que Judas haveria de entregar Jesus, porque então O Pai o criou? Somente para se perder eternamente?" Mas a verdade é que não sabemos se Judas se salvou ou se condenou, mesmo que tudo indique que ele tenha se perdido eternamente, uma vez que A Misericórdia de Deus, é a Sua Própria natureza, ou seja, é infinita. No entanto, permanece a pergunta:"Se a onisciência de Deus lhE permite saber quem se salvará e quem se condenará, porque não permite que nasça morto, aqueles que haveriam de se condenar eternamente?
O fato é que Deus poderia ter criado todos como robozinhos programados para obedecê-lO, no entanto, isso não seria Sua imagem e semelhança. São Paulo diz em uma de suas cartas que Deus predestinou todos os homens a serem Seus filhos, ora, para sermos filhos de Deus era preciso que tivéssemos uma alma imortal como Ele é imortal, mas também era necessário que nos assemelhássemos a Ele que é totalmente livre, a Ele que é amor. Assim, era necessário que aqueles que Ele criou por e para o amor fossem livres pois amor obrigado não é amor verdadeiro.
Concluímos então que, se fomos criados livres era necessário que nossa liberdade implicasse a responsabilidade, senão não seria liberdade, ora, se as conseqüências da separação dA Vida que é Deus é a morte, era necessário que todos os que dEle se haviam separado morressem, então, Ele que é imortal, se fez homem como nós para poder morrer no nosso lugar e ressuscitando, comunicasse vida à nossa carne, ferida de morte, pela separação da vida. Era necesário que A Vida se encarnasse  para, com Sua vida mostrar-nos novamente o caminho para a casa do Pai, o caminho da obediência e da humildade, oposto daquele pelo qual Dele nos havíamos separado, o do orgulho e da desobediência.
É interessante que, assim que Judas sai para entregar Jesus, este diz que agora foi glorificado o filho do homem e Deus foi glorificado nEle. Porque, foi precisamente por esta traição que, Cristo, morrendo na cruz revelou todo Seu amor por nós. Deus é amor e quando tem oportunidade de manifestar ao máximo o Seu amor, maior é a glória que recebe pois, sendo essa a Sua natureza, é assim que quer ser reconecido.
E o Evangelho se conclui com a previsão de outro que haveria, também, de entregar Jesus, sendo que a glória de Deus que é o Seu amor, manifestado em Seu olhar que arrancou lágrimas de arrependimento de Pedro, quando plenamente revelada na cruz e selada pelo Espírito Santo em Pentecostes, o capacitaria a cumprir a promessa que ora faz, impensadamente Ao Seu Mestre, só então poderá seguir Jesus para onde Este afirma estar indo.
Deus abençoe a todos. Santa semana santa. Abraços. Pe. Tarcísio Avelino.

11 comentários:

  1. Eu acredito que a salvação é para todos; todos que se comportarem como verdadeiros filhos de Deus. Se Deus é amor devemos exalar o amor. Jesus veio morrer em nosso lugar, mas antes mostrou com a própria vida humana como se comporta um verdadeiro filho de Deus.

    ResponderExcluir
  2. SOMENTE PODEREMOS DIZER QUE AMAMOS QUANDO NOSSO CORAÇÃO SE ALEGRAR EM FAZER O OUTRO FELIZ. JESUS AMOU CADA UM DOS SEUS PELO QUE ELE VIA EM SEUS CORAÇÕES.POR ISSO DEVEMOS TER CUIDADO EM NOSSO JULGAMENTO, POIS NEM SEMPRE UMA ATITUDE DA PESSOA DEVE SER CONSIDERADA COMO UMA CARACTERISTICA DE SUA PERSONALIDADE. PERDOAR TAMBÉM É AMAR.

    ResponderExcluir
  3. Padre Tarcísio Jurandy,muito profunda a sua Reflexão,Deus o Chamou pelo nome!Na fé e na obediência imitaremos JESUS! vamos caminhar juntos nessa Semana Santa,em Oração estarei presente em Marabá para que muitas almas se convertam e sejam chamadas a ser Evangelizadoras.Peço sua Bênção ir Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  4. QUE ESSA SEMANA SANTA SEJA UMA SEMANA DE MUITA PAZ, AMOR AO PRÓXIMO E CONVERSÃO.

    ResponderExcluir
  5. JESUS EU QUERO TE SEGUIR, EU QUERO ESSA VIDA EM ABUNDÂNCIA QUE PROMETESTES PARA TODOS NÓS. ME DÊ A GRAÇA DE SER SEMPRE FIEL E DIGNO DE UM DIA PODER CONTEMPLAR A VOSSA FACE. AMÉM.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de participar da via sacra meditando cada estação. Fazemos parte dessa entrega de Jesus, e se, realmente queremos retribuir o seu Amor por nós devemos carregar nossas cruzes, com um coração manso e humilde, entregando nossas vidas nas mãos Daquele que nos fez seus filhos não por merecimento mas por Amor.

    ResponderExcluir
  7. Jesus foi obediente até a morte e morte de Cruz.Vamos morrer as nossas Vontades.Ir Maria Letícia OIC

    ResponderExcluir
  8. Jesus Obediente até a morte e morte de Cruz!Ir Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  9. Jesus conceda-me a graça de ser obediente ate a morte e morte de CRUZ Ir Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  10. Jesus foi obediente até a Morte e morte de Cruz.Vamos morrer as nossas vontades e ser fiél a graça
    Padre Tarcísio o Bom Deus vai fazer acontecer milagres em sua Obra nos TERESINIANOS
    Reze para que eu diga sempre Sim a Vontade de Deus.IR Maria Letícia OIC

    ResponderExcluir
  11. "Antes que tu formastes dentro do seio de tua mãe,
    Antes que tu nascestes te conhecia e te chamava pelo nome..." Nossa!! esta frase toca tão fundo na minha alma!
    como me sinto feliz por isso! Uma Santa semana para todos e uma feliz páscoa!!

    ResponderExcluir