A PALAVRA DO FUNDADOR:O DOMINGO DE RAMOS

"ESVAZIOU-SE A SI MESMO"
Por: Pe. Tarcísio Avelino

Poderíamos dizer que O Domingo de Ramos é como que, não somente, a síntese de toda a liturgia da semana Santa, como também de toda nossa vida neste mundo, uma vez que a liturgia nos coloca no papel da multidão que, ao mesmo tempo que aclamava Jesus como Rei, gritará, em breve, "crucifica-o". Essa multidão é composta de cada um de nós que, num mesmo dia, com nossas atitudes declaramos que Jesus é o Rei e Senhor de nossas vidas, mas logo em seguida o crucificamos com nossos pecados.
somos hoje convidados a refletir, analizando as atitudes de cada pessoa que aparece no Evangelho de hoje, com qual delas eu me identifico quando me defronto com A Vontade de Deus na minha vida. Observemos as atitudes de alguns daqueles que conviveram com Jesus nos últimos momentos de Sua vida terrena e examinemos nossa consciência para que possamos colher os frutos destes 40 dias de Quaresma quando, todos os dias, nos foi pedido a mesma coisa: CONVERSÃO. Confrontemos nossa vida com as atitudes deles e vejamos no que precisamos mudar para corresponder ao Amor deste Deus que tanto aceitou sofrer para nos dar a Vida plena e eterna.
 Gostaria de começar pelo exemplo de  Judas que preferiu se suicidar,quando percebeu que Jesus não era o Messias político, forte e conquistador que libertaria, pela espada, o povo judeu do jugo da dominação política dos romanos sobre o seu povo de Israel. Essa é a atitude daqueles que, quando percebem que a vontade de Deus em suas vidas, implica em sofrer com Cristo pela salvação do mundo, preferem desistir da Vida que é Cristo, suicidando-se ou passando a vegetar num mundo de ilusões, mergulhando nas drogas, no consumismo, nas paixões e vícios, para tentar anestesiar a consciência, como se dela pudéssemos fugir, o contra-ponto desta atitude de Judas que, mesmo arrependido de ter vendido por 30 moedas o Seu Mestre, é a atitude de Pedro, que, mesmo tendo traído e negado Seu mestre, como Judas, foi humilde para aceitar continuar convivendo com a culpa e, com ela, encarar de frente Aquele que traíra, para que O Seu olhar de amor fizesse brotar o único bálsamo capaz de apagar nossos pecados, as lágrimas de arrependimento que nos movem à confessar esses pecados.
Outra atitude com a qual precisamos nos confrontar é a de Pilatos que, mesmo sabendo que Jesus era inocente, lavou as mãos, eximindo-se da responsabilidade do gesto de entregar Jesus para ser crucificado, quantas vezes nos acovardamos diante de covardias aplicadas contra inocentes, esquecendo-nos de que tudo o que fazemos ao menor de nossos irmãos é a Cristo que o fazemos. Quantas vezes, com nossas omissões, O crucificamos!
Outro personagem que nos faz pensar é o Cireneu que, ajuda Cristo a carregar a cruz, mas obrigado pelos guardas, quantas vezes em nossas vidas aceitamos ser colaboradores de Deus cumprindo nossa missão de renunciar a nós mesmos e tomar nossa cruz para seguir Jesus, mas o fazemos a contra-gosto, resmungando, senão exteriormente, deixamos que se instale uma batalha de questionamentos em nosso interior.
Uma atitude que nos deixa bem perpléxos a cada semana santa é a dos sacerdotes, fariseus e doutores da Lei, que, como ninguém conheciam as Escrituras e sabiam que, em Jesus se cumpria todos os sinais de que O Messias havia chegado, como Ele mesmo respondera aos discipulos de João Batista, enviados para perguntar: "És tu o messias que esperávamos ou devemos aguardar outro?" Resposta de Jesus: "Ide dizer a João: os paralíticos andam, os cegos enxergam, os mudos falam e os mortos ressuscitam". Mesmo sabendo que as evidências confirmavam a chegada do Messias, preferiram eliminá-lo, convencendo o povo a pedir a Sua morte e procurando motivo de O acusar, do que, humildemente, assumir que, sua concepção de Messias estava equivocada. Quantas vezes também nós, preferimos eliminar de nosso caminho as pessoas que desmascaram nossas incoerências! A conversão dói, porque implica humilhação, sendo que depois do pecado original o orgulho passou a nos escravisar, no entanto, se o caminho pelo qual de Deus nos separamos foi o orgulho o caminho pelo qual a Ele podemos voltar, é o caminho oposto, a nós ensinado por Cristo, como lemos na segunda leitura: " Sendo de condição divia, não se apegou a ser igual a Deus mas esvaziou-se a si mesmo fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz". Ele se fez homem como nós para reabrir o caminho na nossa frente, levando sobre si as conseqëências de nosso pecado, cuja principal é a morte e, descendo ao mais profundo abismo do pecado onde havia se colocado o homem, morreu a morte destinada aos piores criminosos. Uma vez descendo ao mais profundo, só havia uma saída: subir. "Por isso Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.. e toda língua proclame: "Jesus é o Senhor". Ele é O Senhor porque comprou com Seu próprio sangue tudo o que Dele havíamos tomado, dEle nos separando com nossos pecados.
Como nos esquecer de José de Arimatéia que era discípulo secreto de Jesus, que, talvez, por temor de assumir-se como Seu seguidor, só pode dar a Seu Mestre uma sepultura, porque chegara tarde demais. Quantas vezes o respeito humano nos faz sepultar Jesus, sufocando em nós a voz que tanto anseia poder manifestar a verdade que a nós e a tantos pode salvar!
Além disso temos o grupo das mulheres fiéis, no mei delas, Maria Santíssima que, mesmo sem poder se aproximar da cruz, permaneceram firmes, juntamente com João, numa tentativa de consolar, com sua solidariedade Seu mestre tão ultrajado. Muitas vezes não nos restará na vida outra saída, no entanto, como eles permaneçamos firmes fazendo o possível para consolar Aquele do qual a primeira leitura diz que viveu sua vida escutando como um discípulo, a vontade do Pai, para poder estar em condições de cumpri-la quando esta a Ele se revelasse plenamente, podendo, com seu sofrimento consolar todos os sofredores.
À medida que vamos acompanhando a vida de Cristo, vemos que, para Ele vai se tornando mais clara a vontade do Pai a seu respeito e, ao mesmo tempo, na vida dEle, vamos percebendo também qual é a nossa missão, que como Ele possamos assumir o chamado de Deus para nossas vidas, mesmo quando percebermos que o cumprimento da vontade do Pai implica doação até a morte, para que todos tenham vida plena. Assim seja.
DEUS ABENÇOE A TODOS, PE. Tarcísio Avelino

11 comentários:

  1. Eu gostaria de ser aquela jumentinha que ajudou Jesus à entrar em Jerusalém!! preciso me doar mais para Deus! abraços...

    ResponderExcluir
  2. SENHOR QUE EU POSSA ME ESVAZIAR DE TUDO QUE ME IMPEDE DE VOS SERVIR COM MAIS AMOR, MAIS PERFEIÇÃO!PE. TARCISIO OBRIGADO POR SUAS PALAVRAS QUE REVELAM O AMOR DE DEUS POR NÓS.

    ResponderExcluir
  3. COMO EU QUERIA TER ASSISTIDO SUA HOMILIA DE DOMINGO DE RAMOS. O SENHOR, PE. É USADO POR DEUS E SEI COM QUE HUMILDADE SE DEIXA SER USADO,SUA DEDICAÇÃO É UM EXEMPLO PARA TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
  4. Pe. Tarcisio estamos com saudades, Christian

    ResponderExcluir
  5. Apesar de eu ter me afastado do poder de DEUS, graças a DEUS e por ter conhecido o Pe.Jurandir,estou retornando aos poucos e ansioso para saber qual é meu chamado,quem sabe se não é fazer parte da comunidade?Fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  6. CARÍSSIMO ANDERSON, NÃO ME LEMBRO DE ONDE NOS CONHECEMOS MAS, SE PRECISAR DE AJUDA PARA DISCERNIR SUA VOCAÇÃO É SÓ ME ENVIAR UM EMAIL para avelino41s@gmail.com, ok? SERIA UM PRAZER TE LO CONOSCO. ABRAÇOS. PE. JURANDI.
    JUNINHU, SEMPRE GOSTEI MUITO DE SUAS POSTAGENS MAS NUNCA IMAGINEI QUE VOCE FOSSE O CHRIS! APOSTO QUE POR TRAS DE TUDO ISSO TEM O DEDINHO DE SEU PAI. AMO VOCES! PE. JURNANDI(PE. TARCISIO).
    TANIA, PAULO E TELMA, AMO VOCES. OBRIGADO PELAS POSTAGENS QUE ME ANIMAM A CONTINUAR PUBLICANDO MINHA HUMILDE HOMILIA, FRUTO DE MINHA CONTEMPLAÇÃO DIANTE DO SACRARIO, BJS. O AUTOR, PE. TARCÍSIO.

    ResponderExcluir
  7. PE. TACISIO EU TE AMO E NUNCA VOU TE ESQUECER , PRINCIPALMENTE NA HORA QUE EU FUI NA SUA CASA , ME DIVERTI MUITO , TE AMO BJS.

    ResponderExcluir
  8. Padre Tarcísio certamente muitas conversões aconteceram depois dessa profunda homilia.O senhor é chamado a ser Profeta e atrair multidões,voltando depois para o Deserto que é a sua origem.Só Deus basta! Abençõe filhote de Águia

    ResponderExcluir
  9. JESUS, MODELO DE OBEDIENCIA, DE AMOR, DE PERDÃO, DE ORAÇÃO, DE HUMILDADE, MODELO A SER SEGUIDO.

    ResponderExcluir
  10. Padre Tarcisio, que Deus te abençoe na sua missão. O senhor é um exemplo, pois renunciou a si mesmo, confiando Naquele que sempre guiou os seus passos.

    ResponderExcluir
  11. Padre Tarcisio não me canso de agradecer a Deus, por todos os dons com que foi agraciado, tenho aprendido muito, peço muito que essa obra de evangelização conduza muitos filhos ao Coração do Pai Misericordioso. Parabéns pela Homilia. saudades... Itaporanga (SP)

    ResponderExcluir