A PALAVRA DO FUNDADOR: VIGÍLIA PASCAL

ELE NÃO ESTÁ AQUI! RESSUSCITOU!
por: Pe. Tarcísio Avelino

As leituras da vigília pascal nos colocam de cheio dentro do tema batismal para mostrar que é pelo Batismo que recebemos todos os frutos da Páscoa como lemos na oitava leitura onde, na carta aos Romanos, que, pelo Batismo somos configurados a Cristo tanto em Sua morte, quanto em sua Ressurreição, no sentido que, assim como Ele desapareceu de nossas vistas ao ser sepultado como morto e saiu vitorioso do túmulo, também nós que desaparecemos nas águas do Batismo, emergimos novas criaturas pelo Espírito Santo que passa a habitar em nós. Permanecerá em nós a concupiscência da carne que é a propensão ao pecado, no entanto, não somos mais escravos desta pecaminosidade uma vez que mais forte é o Espírito de Cristo que passa a habitar em nós. Vivendo em comunhão com ELE, tudo podemos (Fl.4,13).
A coluna de fogo que vemos atravessar com o povo de Deus o mar vermelho na terceira leitura, é a prefiguração de Cristo ressuscitado, simbolizado no círio pascal que doará a luz a cada vela que aos poucos vai nele se acendendo até iluminar toda a igreja que antes estava em trevas, para lembrar a humanidade que jazia nas trevas e que, em Cristo viu se cumprir a promessa que dizia: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz”, por isso o lugar escolhido por Cristo para se reencontrar no dia de sua ressurreição foi a Galiléia das Nações, assim chamada, justamente porque lá fora palco de diversas disputas, por isso, lá residiam pessoas de diversas nações, para dizer que Cristo veio para todos os que nEle haveriam de crer.Cada vela que se acende no círio pascal representa justamente os incrédulos que passam a ser luz do mundo no momento em que recebem a luz da fé em Cristo Ressuscitado.
Depois este círio será mergulhado nas aguas nas quais fomos e serão batizados todos os neófitos.
Assim como no primeiro dia da criação Deus fizera a luz, como vemos na primeira leitura, foi no primeiro dia da semana que Cristo ressuscitou. Ele a Luz do Mundo volta a brilhar neste mundo até o derradeiro dia em que nos mergulhará em Seu clarão para sempre.
Assim como Cristo comunicou o Seu Espírito aos seus discípulos no dia de Sua Páscoa, passagem da morte para a vida, é no dia do Batismo que se cumpre para nós a profecia que lemos na sétima leitura: “derramarei sobre vós uma água pura... e porei o meu Espírito dentro de vós e farei com que sigais meus mandamentos”. É por isso que a quarta leitura diz assim: “o teu esposo é Aquele que te criou”, porque assim como no ventre de Maria Cristo desposou a nossa humanidade, pelo Batismo, embora não assumamos a natureza divina como, na Encarnação Ele assumiu a nossa natureza humana, sem contudo, deixar de ser Deus, pelo Batismo passamos viver numa comunhão tão íntima com O Espírito Santo que adquirimos todas as condições necessárias para vencer todas as tentações e permanecer fiéis aos mandamentos de Deus. Por isso a oitava leitura diz que morremos ao pecado e passamos a viver a vida nova de Cristo. O Batismo é a nossa Páscoa.
Cristo foi crucificado exatamente na hora sexta em que os cordeiros eram sacrificados na antiga páscoa dos judeus, para  mostrar que Ele é o cordeiro da NOVA PÁSCOA prefigurado no cordeiro que Deus providenciou para Abraão, como lemos na segunda leitura, para que não precisássemos ser sacrificados, pagando o salário do pecado que é a morte.
Cristo ressuscitou para que se cumprisse todas as profecias que O Pai fizera ao seu povo, comprovando aquilo que lemos na quinta leitura: “A Palavra que sair de minha boca não voltará vazia, antes realizará tudo que fôr de minha vontade” e qual é a vontade do Pai? Cristo responde: “Que não se perca nenhum daqueles que Ele me deu”. Continua a quinta leitura dizendo: “e produzirá os efeitos que eu pretendi ao enviá-la”. Cristo é A Palavra, O Verbo de Deus encarnado pelo qual tudo foi criado no princípio (por isso a primeira leitura é o relato da criação) e pela qual tudo foi recriado na plenitude dos tempos.
Oh! Quanto são belas as verdades reveladas na Páscoa! E, ao mesmo tempo, quanto é triste entendermos até onde vai o amor de Deus por nós e constatar o quão poucos aceitaram esta vida nova pela qual Ele pagou por nós tão alto preço! Mais triste ainda é constatarmos que, apesar de nos sabermos tão amados, ao ponto de Ele desposar a nossa miserável condição humana quando mergulhada no pecado, continuamos pecando, no entanto, jamais podemos desanimar ou desistir de nós mesmos uma vez que Ele nos faz, na quarta leitura, esta comovente promessa: “Podem os montes vacilar e as colinas se abalar, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor”. Oh! Como não corresponder ao apelo que ouvimos na quinta leitura? “Buscai O Senhor,  enquanto pode ser achado, invocai-O, enquanto Ele está perto. Abandone o ímpio seu caminho e o homem injusto suas maquinações; volte para o Senhor , que terá piedade dele, volte para o Nosso DEUS, QUE É GENEROSO NO PERDÃO!!!!
Até quando amado leitor, continuaremos a resistir a TÃO GRANDE AMOR? Se continuarmos assim, adoeceremos mais e mais, não só porque separ-se da Vida é morrer aos poucos, mas principalmente porque é preciso uma tensão enorme para resistir a essa impetuosa corrente que O BOM DEUS SE DECIDIU DERRAMAR NO MUNDO ATRAVÉS DE NÓS DESDE O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO!!!!!!! FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! É O QUE DESEJA O EDITOR DESTE BLOG, PE. TARCÍSIO AVELINO.

8 comentários:

  1. FELIZ PASCOA, PADRE TARCISIO, QUE DEUS TE ABENÇOE E TE PROTEJA DE TODO O MAL. UM ABRAÇO BEM APERTADO DE QUEBRAR OS OSSOS.

    ResponderExcluir
  2. Os operários são poucos e a messe é grande... é triste constatar pessoas que se afastaram da igreja para viver no pecado sem culpa, pessoas que estão na igreja e só pensam em si, acham que estão cumprindo a sua parte e nem olham para o irmão do lado a não ser para julgar. Esses são os que mais me entristecem. Se eu pudesse realizar um desejo, eu gostaria que essas pessoas que citei acima despertassem para o Amor de DEUS, pois eu mesma faz menos de um ano que estou buscando a união perfeita com o PAI. Hoje cada missa, cada comunhão que participo tem um significado muito maior que antes. Hoje tenho sede e fome Daquele que me amou como filha única quando me criou. Queridos irmãos podem acreditar só Deus basta.

    ResponderExcluir
  3. A ressurreição de Jesus vem culminar a promessa de Deus, nos resgatando da morte e nos dando novamente a vida eterna. Agora temos que fazer a nossa parte para merecermos essa vida em abundância oferecida a todos. Basta vivermos como Jesus viveu, amar como Jesus amou. Como é difícil, não é? Então nos perguntemos, como estamos vivendo? A quem estamos agradando e obedecendo?

    ResponderExcluir
  4. Que a cada Páscoa possamos renovar as promessas do nosso Batismo, buscando humildemente e fervorosamente fazer a vontade do Pai, que deve ser o único Senhor de nossas vidas. FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

    ResponderExcluir
  5. Paizinho, faço coro a sua voz. Como resisitir a tão grande amor? Como não acreditar em Deus, se Ele não aguentou a distância, e veio ao nosso encontro, viver conosco, falar conosco, deixar ser tocado, e principalmente, nos permitir vê-Lo sem morrermos instantâneamente. Ainda não satisfeito de tanto amar, sofreu e morreu por todos nós. Por derradeiro, nos abriu, Ele próprio, as portas do Novo Céu e da Nova Terra, tanto por palavras, como por atos. Senhor do tempo, recriou todas as coisas, sepultando a morte, ordenando aos dias uma nova função, de nos levar cada vez mais rápido a nossa Passagem (Páscoa)definitiva, o eterno convívio com o Alfa e o ômega, o Verbo Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Pe. Tarcísio
    Saudade dói, uai!
    Nós te amamos, e desejamos Feliz Páscoa!
    Em breve, espero, nos veremos sô!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Pe. Tacisio, desejo uma Páscoa abençoada
    e quero ir na casa da sua mãe de novo, tá. Um beijão e fica com Deus.

    ResponderExcluir