A PALAVRA DO FUNDADOR (HOMILIAS DE DOMINGO)

O PIOR CEGO,
                 AQUELE QUE NÃO QUER VER



Se CONVERSÃO é a palavra chave que perpassa toda a quaresma e toda a vida humana, a liturgia de hoje nos pede uma conversão de uma mentalidade obcecada pelo orgulho, como a dos fariseus que, inchados pelo grande conhecimento intelectual da Palavra de Deus tornaram-se cegos, incapazes de discernir o essencial da lei, a tal ponto que, para não cederem às evidências das profecias com as quais tinham tanta familiaridade, que afirmavam que a vinda do Messias seria acompanhada da cura dos cegos, preferiram expulsar um cego curado da sinagoga a aceitar que estavam errados ao absolutizar o sábado sem conseguir captar que a essencia da Lei é o amor, como já afirmara Jesus que o sábado é que foi feito para o homem e não o contrário.
"Se fôsseis cegos não teríeis culpa mas porque dizeis nós vemos o vosso pecado permanece". Essa resposta de Jesus aos fariseus nos ensina que a pior cegueira é a espiritual, causada pelo orgulho que impede de ver as coisas como Deus as enxerga, como lemos na primeira leitura: "Não julgo segundo os critérios humanos pois o homem vê as aparências, mas Deus olha o coração".
As aparências diziam que Jesus não era um homem de Deus, no entanto, foi preciso que um pequenino, mendigo, marginalizado por todos como um castigado por Deus pelos seus pecados revelassem aquilo que aqueles que se achavam, mais do que ninguém para enxergar a vontade de Deus lhes desvelasse a realidade de que estavam diante de um profeta. A humildade deste pequenino, humilhado durante toda sua vida o tornava apto para enxergar a realidade de maneira profunda, diferentemente dos que se consideravam mestres da Lei.
Este cego miraculado é a imagem de todo batizado que, passam da realidade de ter os olhos vendados pela lama do orgulho à condição descrita na segunda leitura: "outrora éreis trevas, mas agora soi luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se bondade, justiça e verdade". Eis aqui o critério para avaliarmos o grau de conversão que precisamos para não incorrer no mesmo erro dos fariseus cujo orgulho os condenou deixando claro, ao expulsar o miraculado, que preferiam ocultar a verdade dos fatos a admitirem que também erraram na interpretação da lei.
A eles e a todos os que se obstinam em fechar os olhos à Verdade se aplica muito bem o que S. Paulo nos exorta na segunda leitura: "o que esta gente faz em segredo, tem até vergonha de dizê-lo".
Portanto, a exortação para nós hoje é essa: "Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará". Somente a conversão de nossa mentalidade nos permitirá enxergar mais e mais a vontade de Deus como este cego que, curado em duas etapas de sua cegueira fisica, também em duas etapas recebeu a visão da fé.
A humildade é a condição para que passemos a enxergar O Cristo que passa. Só pela humildade poderemos, como o cego de hoje, ser incluido nas palavras que um dia Jesus dirigiu ao Pai: " Eu te bendigo Pai... porque ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos" (Mt.11,25). Por seu orgulho em se julgarem sábios e entendidos os fariseus afirmavam enxergar as coisas na perspectiva da Palavra de Deus , no entanto, sua soberba os cegava para a realidade do Reino que se manifestava em todos os sinais profetizados.
A conversão de nossa mentalidade é essencial para que, passando a Quaresma possamos ressurgir com Cristo, das trevas para a luz, como lemos em  Romanos 12,2: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação espiritual de vossa mente", isso significa dizer que o mundo embota nossa visão e que precisamos nos preocupar quando achamos normal os modismos e relativismos que o mundo prega em seus comerciais e propagandas.
Um cordial abraço, Pe. Tarcísio Avelino

6 comentários:

  1. Mt.11,25Profunda reflexão:Como estou vendo
    meu irmão?Grande diferença entre enchergar e
    ver!.Será que meu orgulho exclui e julga?
    "Amor e Atos"mudanças de atitudes radicais
    nessa Quaresma!Vamos comentar esse texto?
    Aguardo respostas com a sua Bênção P.Tarcísio

    ResponderExcluir
  2. Irmã eu pequei e julguei o meu irmão,fui correndo me confessar ao ler o seu comentário
    Reze por mim. Andreia

    ResponderExcluir
  3. O Bom Deus a ama infinitamente,é tempo de conversão,seja fiél a graça.Deus a abençõe,entre em contato com o Padre Tarcísio e peça que ele faça uma Oração de cura interior por você.(avelino41s@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Grandes verdades! só com muita humildade mesmo!
    Vamos pedir ao bom Deus o dom da humildade para que possamos ver em cada irmão o próprio Jesus e que assim sendo possamos transmitir seu amor infinito por onde passarmos!

    ResponderExcluir
  5. No fato narrado por João, temos de um lado o cego de nascença que passou a ver, e os adversários de Jesus que tinham bons olhos, mas não enxergavam. O cego, tendo vivido momentos intensos, que o deixavam de certo entusiasmado, mas também perturbado, encontrou-se de novo com o Mestre e provocado por ele fez uma declaração fé: “─ Eu creio, Senhor! E ajoelhou-se diante de Jesus.” Daí em diante sua vida terá sido muito diferente. Já os adversários de Jesus, diante de um fato que não podiam negar e da evidência que a cura só podia ser obra de Deus, não quiseram acreditar em sua pessoa. Fecharam os olhos para o que todos viam e, mais ainda, fecharam seu coração à graça divina que os iluminava interiormente. Como disse Jesus, diante dele todos têm de se decidir. Não é possível ficar indiferente.

    ResponderExcluir
  6. OraçãoSenhor, vós me destes o dom da fé, e me ajudastes, com vossa graça; por isso posso acreditar em vós. Agradeço o me terdes aberto os olhos do coração, e terdes afastado os obstáculos que me impediam de vos conhecer. Creio que sois meu Senhor e meu Deus, creio que só vós me podeis salvar, fazendo-me participante de vossa vida divina. Aumentai a minha fé, iluminai-me para que vos conheça mais intimamente, e ajudai-me a viver de acordo com essa minha fé. Perdoai todas as minhas falhas e infidelidades. Dai-me a graça de ir crescendo sempre na vossa amizade e nessa vida nova que me ensinastes e tornastes possível. Hoje vos quero pedir por todos aqueles que ainda não vos conhecem. Iluminai-os, conquistai seu coração para que afinal vos possam ver como seu Senhor e Salvador. Amém.

    ResponderExcluir