A PALAVRA DO FUNDADOR: DOM. PÁSCOA

 “VIU E ACREDITOU”
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF
Nossa religião se baseia na fé naquilo que os apóstolos de Jesus dão testemunho. Começemos pelo discícipulo amado. O Evangelho de hoje nos diz que ele viu e acreditou. João viu o quê? Um túmulo vazio e acreditou nas palavras de Jesus. A religião cristã, é a maior do mundo e o seu fundamento é a fé. É por isso que é tão importante para nós a palavra testemunho que, só na primeira leitura que tem apenas 8 versículos, esta palavra aparece por 3 vezes! O testemunho é a base da religião Cristã. Foi o próprio Cristo quem ordenou que o testemunhássemos, isso também aparece na primeira leitura: “Jesus mandou pregar e testemunhar que Deus O constituiu Juiz dos vivos e dos mortos”.
A humanidade tinha pecado tanto que Deus só tinha duas saídas, dar largas à Sua Justiça e deixar que os homens sofressem a consequência última destes pecados como nos diz a Escritura: “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE” (Rm. 8,23), ou dar largas ao Seu amor misericordioso e resgatar a humanidade. Como Ele é onipotente, fez as duas coisas ao mesmo tempo, sem suspender as implicações da liberdade na qual nos havia criado, se fez homem para poder ser justo, sofrendo em si as consequências de nosso pecado, e, ao mesmo tempo, levando Seu amor até as últimas consequências como lemos no salmo 102,10: “O SENHOR É BOM E MISERICORDIOSO... NÃO NOS TRATA SEGUNDO NOSSOS PECADOS NEM NOS CASTIGA EM PROPORÇÃO ÀS NOSSAS FALTAS”.
Assim é o nosso Deus. Como não amar um Amor que nos seduz assim? É muito mais difícil resistir do que dar largas e este amor. Como eu dizia ontem, é preciso fazer grande violência a si mesmo para resistir a Essa corrente tão impetuosa! É por isso que mais rápido correu João do que Pedro. Pedro representa a Igreja institucional à qual Cristo o havia posto a frente e João representa a Igreja Carismática em sua constante liberdade de atualização. O amor corre mais rápido. João chega antes mas não entra porque é preciso respeitar a precedência que Cristo deu a Pedro, mas Pedro, talvez por ter negado três vezes ao Mestre, não estava ainda em condições para dar este passo na fé. Dele se diz apenas: “viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus”, ao passo que de João se diz: “Ele viu e acreditou”, porque “o amor tudo crê”(Icor.13).
Maria Madalena vai bem cedo, ainda era escuro, ao túmulo. Isto simboliza a crença de que as trevas apagaram a luz. Sua caminhada em direção ao túmulo significa as buscas das comunidades que anseiam a vida, mas que a procuram em lugar errado.
O texto diz o que Maria viu e, não o que não viu. Viu a pedra afastada e não viu o corpo de Jesus, Maria é a primeira mensageira do túmulo vazio. Por outro lado, os lençóis e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus, estavam lá, deixados, abandonados, pois uma pessoa viva não precisava deles. São prova mais evidente do que o sepulcro vazio. O "outro discípulo", João, o discípulo amado, viu o túmulo vazio e creu. Quem ama acredita, o amor dá créditos, gera a fé.
 para onde caminho? Para o túmulo vazio, no escuro? Ou sob o impulso do amor que me leva a descobrir a vida nova, Jesus Cristo vivo na minha comunidade? “O amor tudo crê” e foi o discípulo amado quem estava em condições de ser o primeiro a dar o salto da fé.
“Todo aquele que crê em Jesus recebe, em Seu nome, o perdão dos pecados” porque assim como alguém que ganha um presente só passará a desfrutar dele quando abrir o pacote, também nós só vamos começar a desfrutar da vida abundante que brota da união com Cristo, quando começarmos a nos relacionar com Ele. Assim como todo relacionamento começa pela confiança e, para que seja um relacionamento duradouro é preciso que a confiança aumente gradativamente, assim também, o nosso relacionamento com Deus começa pela fé, “sem fé é impossível agradar a Deus pois para se achegar a Ele, primeiro é necessário crer que Ele existe” (Hb.11,6).
É por isso que Cristo disse a Tomé: “Creste porque me viste. Bem-aventurados os que não viram e contudo creram” (Jo 20, 29). É por isso que na primeira leitura Cristo ordena que O testemunhemos, porque o amor que temos por Ele é o canal pelo qual o Espírito Santo vai infundindo a fé naqueles que nos ouvem. Nele crer ou não crer é sempre um ato de decisão pessoal, embora a fé seja um dom de Deus, Ele  nos criou livres deixando-nos sempre a possibilidade de resistir ou de cultivar esse dom.
Para nós que nos decidimos a acreditar no testemunho que nos foi transmitido sobre Jesus, resta-nos ser coerentes com a nossa fé, como nos ensina a segunda leitura que nos exorta a buscar as coisas do alto e não as da terra pois onde estiver nosso tesouro ali estará também o nosso coração, se recebemos em nós a fé que nos impulsiona a chegar onde Cristo está, é preciso lá fixar os olhos e nos pôr a caminho seguindo Seus passos, isto é buscar as coisas do alto. Desta coerência dependerá a eficácia de nosso testemunho.
De nosso testemunho depende a libertação de muitos irmãos nossos que jazem nas trevas da ignorância, escravos dos vícios de seus pecados. “todo aquele que nEle crê, recebe em Seu nome o predão dos pecados”
FELIZ PÁSCOA A TODOS!!! PE. TARCÍSIO AVELINO

5 comentários:

  1. Padre

    Que benção tudo o que o senhor escreveu, é luz aos nossos corações!!
    Deus abençõe sua vocação!!

    Eliana?Itatinga/SP

    ResponderExcluir
  2. Incrivel como Deus responde nossas dúvidas, hoje mesmo eu estava comentando com meu marido, o que eu poderia fazer para convencer meus familiares a crerem e buscarem viver mais os mandamentos e os ensinamentos de Jesus e qual não foi minha surpresa encontrar a resposta aqui no blog. Se eu creio e dar testemunho da minha fé poderei servir de canal para que o Espirito Santo infunda a fé neles também. Obrigada Pe. Tarcisio por suas palavras de sabedoria; uma sabedoria que vem do Alto.

    ResponderExcluir
  3. RESSUSCITOU, ALEILUIA!
    EU AMO A MINHA IGREJA QUE RECORDA E COMEMORA A PASCOA DE JESUS, O CORDEIRO DE DEUS QUE NOS LIBERTOU DA MORTE. VIVA JESUS CRISTO. FELIZ PÁSCOA A TODOS!

    ResponderExcluir
  4. Jesus, concedei-me um dia dar testemunho do vosso amor, ensinai-me a ser fiel aos vossos ensinamentos e adorar-te como mereces ser adorado. Fazei-me, ó bom Jesus que eu seja um instrumento de vossa paz e de vosso amor; que eu possa reconher em cada irmão a vossa presença e assim fazer o bem a todos os quais me enviares. EU VOS AMO JESUS.

    ResponderExcluir
  5. Jesus... Eu crio,vos amo e vos adoro!
    Peço-vos perdão por todos aqueles que não crêem,não vos amam e não vos adoram...

    ResponderExcluir