HOMILIA 30° DOMINGO COMUM - A

AMAR COMO DEUS
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
Queridos irmãos, depois de se sair magistralmente da armadilha que lhe armaram os fariseus sobre a dificilima questão se se deveria ou não pagar o imposto a César, Jesus se sai magistralmente de outra intrincada armadilha como que nos explicando o que significa, na prática, viver a a resposta que dera, no domingo passado a essa questão dos impostos. DAR A DEUS O QUE É DE DEUS E A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, que poderiamos traduzir por dar a Deus o que é de Deus e ao próximo o que lhe é devido. E o que devemos dar a Deus e o que devemos dar ao próximo? A ambos devemos dar o nosso amor. Pois se Deus é Amor e se somos Seus filhos, devemos então nos portar como tais, ou seja, filhos do amor só podem ser amor. Assim como faz parte da essencia de Deus o amor, também o amor deve fazer parte da nossa essencia. E para que não nos iludamos achando que qualquer sentimento de respeito, reverencia e dedicação ao culto de Deus já significa amá-lO sobre todas as coisas, Jesus une de tal forma o 1° ao 2° Mandamento, que o Segundo passa a ser o termômetro para medirmos nosso amor a Deus "quem diz que ama a Deus que não vê e não ama seu próximo que pode ver, é um mentiroso" (1Jo.4,20).
Esse amar ao próximo como a si mesmo não é limitação do amor que devemos ao próximo pois todo nosso amor será sempre limitado, ainda mais se tivermos algum complexo de inferioridade ou algum dos muitos traumas que levam tantos a se auto-destruirem pelas drogas ou suicídio, esse amar como a si mesmo, foi elevado à perfeição por Cristo, quando Ele nos diz para amarmos o próximo "como Eu vos amei" (Jo.13,34).
Então nosso amor a Deus se traduzirá não pelo tempo que dedicamos a Ele na oração, no culto, cujo principal é a Santa Missa, mas pelo modo como buscamos "santificar o Seu Nome" a buscar o Seu Reino em primeiro lugar, e a buscar que Seja feita a Sua Vontade, que são os tres mprimeiros pedidos do Pai Nosso que podemos resumir em viver como filhos de Deus. A maior homenagem que um filho pode dar ao seu pai é a obediencia, e para que não houvesse dúvida a esse respeito, o próprio Cristo se tornou homem para nos ensinar o caminho de volta para Deus que o homem havia perdido pela desobediência que é justamente o caminho oposto como Ele mesmo nos ensina: "O meu alimento é fazer a Vontade do Meu Pai que está no Céu"(Jo.4,34). E qual é a Vontade do Pai? Jesus mesmo nos responde: "E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia."
Então, a certeza de que o culto que prestamos a Deus é autêntica manifestação de um amor sobre todas as coisas como lhe devemos será o cuidado que prestamos ao nosso próximo pois se Jesus pede que os amemos como Ele nos amou e se Ele nos amou, gastando sua Vida para nos servir e dando a vida para nos salvar aqui está o significado da palavra amor: dar a vida. É se preocupar mais com o bem do próximo do que com o nosso é viver para fazer os outros felizes, dispostos a dar a vida pela salvação de todos.

2 comentários:

  1. "O meu alimento é fazer a Vontade de Meu Pai que está no céu"(Jo.4,34)
    Jovem você já descobriu a Vontade de Deus na sua vida? Qual a sua Vocação? Escreva para o Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com) Qual a sua resposta?

    ResponderExcluir
  2. "Amor: dar a vida. É se preocupar mais com o bem do próximo do que com o nosso é viver para fazer os outros felizes, dispostos a dar a vida pela salvação de todos." Que lindo!

    ResponderExcluir