12 DE OUTUBRO:
      SALVE A PADROEIRA DO BRASIL!


FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

Para nos ajudar a refletir um pouco sobre a missão de Nossa Senhora na história da Salvação a Liturgia nos apresenta hoje o tema de sua missãoo de intercessora, trazendo-nos, na Primeira Leitura uma das prefigurações de Maria no Antigo Testamento, a rainha Ester onde vemos Ester se revestindo de seus trajes reais para conquistar pela sua beleza o rei em favor de seu povo, por ele condenado a morte. Esta figura vem muito a propósito para nos ressaltar a missão de Maria Santíssima já que a humanidade inteira estava condenada à morte eterna, como consequência de sua ruptura com Deus pelo pecado, quando Deus olhou para a beleza extraordinária da mais perfeita de Suas criaturas que, revestida com todas as virtudes divinas mereceu por Ele ser chamada pelo Anjo Gabriel de “cheia de graça”, ou seja, cheia de todas as graças de Deus porque correspondera a todas as virtudes que dEle recebera para o cumprimento de Sua missão.
Deus só concede uma nova graça para cada necessidade de nossa vida se correspondemos às graças e virtudes que Ele já nos deu e nos dá a cada momento, que se chamam graças atuais, portanto, se Maria foi chamada de “cheia de graça” por Aquele que é A Própria Verdade, é porque Ela correspondera inteiramente a todas as graças que recebera a cada momento de sua vida, como testemunhou Seu próprio filho quando, certa vez uma mulher no meio da multidão teceu a Ele por meio de Sua mãe um elogio dizendo ser Sua mãe feliz por tê-lO amamentado e trazido ao seio, ao que Jesus respondera: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Aqui Cristo nos afirma que Sua Mãe é muito mais feliz por ter ouvido e praticado Sua Palavra do que por ter sido sua mãe biológica e é essa obediência pronta e plena de Maria e Sua atenta e humilde escuta que lhe deu condições de nos dar o conselho mais sábio de toda a Sagrada Escritura que resume, por sua vez, toda a vida do cristão: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Este é o segredo de Maria e o segredo para que obtenhamos os trajes necessários para chegarmos onde Ela chegou.
No dia de nosso batismo ouviu-se o sacerdote dizer, no momento em que nos impunha a veste branca: “ Nasceste de novo e foste revestido do Cristo; por isso trazes a veste batismal. Que teus pais e padrinhos lhe ajudem por palavra e exemplo a conservar a dignidade de filho de Deus até a vida eterna”. Fica claro, portanto qual é a veste real que cada filho do Rei e da Rainha devemos levar incólumes até o dia do Juízo, nossa dignidade de filhos, e fazemos isso quando obedecemos o conselho de Nossa Mãe no Evangelho de hoje: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, ou seja, que obeçamos tudo o que nos pede a Palvra de Deus onde está expressa a vontade de Deus com a qual Maria se conformou desde a mais tenra idade, tornando-se figura da Igreja glorificada, vestida de sol ou seja revestida de Cristo, resplandescente das virtudes do Sol da Justiça que é Cristo.
Mas antes de chegarmos ao lugar que Maria chegou, à Pátria Celeste para onde foi O Seu filho, “junto de Deus e do seu trono” temos que, juntamente com A Mulher levada para o deserto, caminhar por este vale de lágrimas porque, se nos separamos da Mulher que é a Igreja, corpo místico de Cristo, somos como o ramo da videira que se não produzir o fruto das virtudes e das boas obras será cortado na poda e queimado no fogo como lemos no Evangelho de S. João Capítulo 15.
Assim, aprendemos hoje, com Maria, que o segredo para obedecermos a ordem que nos foi dada no Batismo, de conservarmos imaculadas nossa veste branca, símbolo de nossa vida nova, de nossa dignidade de filhos de Deus é preciso FAZER TUDO O QUE ELE NOS DISSER e o que hoje nos ordena é  expresso por São Paulo em Sua Carta aos Efésios: “e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.”(Ef.4:24).

Um comentário:

  1. "Fazei tudo que ele vos disser" Padre Tarcísio fez uma profunda reflexão" Peça a Mãe que o filho atende "Irmã Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir