2 DE NOVEMBRO DIA DE FINADOS
              
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

Tomando  como 1° Leitura Mb.12,43-46dentre as leituras propostas para a Solenidade de hoje e o Evangelho de S. Mateus cap. 5,25-26, fica fácil explicar que depois de celebrarmos a Solenidade de Todos os Santos no dia 1° de novembro a Igreja nos coloca a celebração do dia de finados para que possamos meditar nos três estados da Igreja que são a Igreja militante, os que nesta terra se preparam para o encontro com Deus depois da morte, a Igreja Triunfante que são os que já gozam da comunhão eterna com Deus que são os Santos, e a Igreja padecente composta daqueles que, no Purgatório, completam a purificação de seus pecados antes de entrarem no Céu.
Este trecho do livro dos Macabeus nos mostram a necessidade de orar pelos mortos: “Porque, se ele não esperasse
que os que tinham morrido haviam de ressuscitar,
teria sido em vão e supérfluo orar pelos mortos.
Além disso, pensava na magnífica recompensa
que está reservada àqueles que morrem piedosamente.
Era um santo e piedoso pensamento.
Por isso é que ele mandou oferecer
um sacrifício de expiação pelos mortos,
para que fossem libertos do seu pecado”. Comparado com o trecho do Evangelho acima proposto, vemos que, “enquanto estamos em caminho” ou seja, enquanto estamos nesta vida, temos que nos esforçar para não ficar devendo nada a ninguém, muito menos o amor que devemos a Deus e ao próximo, do contrário, Jesus menciona um prisão na qual depois do juízo se poderá “pagar até o último centavo” de nossas dívidas. São as pessoas que se encontram nessa “prisão” que nós celebramos hoje, as almas do Purgatório. Mas para entendermos melhor este Evangelho é preciso que entendamos melhor a doutrina sobre o pecado e a morte. Vejamos: Sempre que pecamos, rompemos com Deus e com a Comunhão dos santos, ou seja, com a comunhão de todos os que se encontram nos três estados da Igreja acima citados e não temos mais acesso aos bens conquistados por Cristo, que são as graças para nossa própria salvação e  para a salvação dos outros; graças estas que Deus quer fazer chegar as pessoas passando pela mediação de Cristo, de Maria, de todos os santos e de cada um de nós, pelo que um só pecado venial é mais prejudicial ao mundo do que uma bomba que destruísse completamente o planeta terra pois o pecado é a ruína da alma e por uma só alma Cristo derramaria todo o Seu Sangue mas não o faria por nada neste mundo que não seja os que criou à Sua imagem e Semelhança.
Cada pecado gera vícios em nós dos quais precisamos ser completamente purificados para estarmos em condições não só de encarar a Luz infinita de Deus no dia do Juízo, como também para nos unir com Ele eternamente no céu.
No Sacramento da confissão recebemos o cancelamento da pena eterna do pecado mortal e o perdão deles e de todos os pecados veniais porem, se o nosso arrependimento não for perfeito, permanecerá em nós o apego ao pecado que nos impedirá de uma comunhão maior com os irmãos nesta vida e com Deus nesta e na outra.  O Purgatório é para isso, é a última misericórdia de Deus concedendo que os que se esforçaram em vida para O glorificar com sua vida e  o comtemplam de pois da morte reconhecendo-se manchados e incapazes de suportar toda sua luz, possam completar sua purificação num fogo semelhante ao do inferno, porém, sofrido de uma maneira totalmente diferente pela certeza de Sua salvação eterna.
“Esforça-te enquanto estás em caminho” diz o Evangelho, porque só nesta vida pode se merecer o Céu, no Purgatório as almas não  poderão completar a medida dos méritos necessários para suportar a glória de Deus, serão pagarão suas dívidas pelo que os vivos por eles oferecerem em orações, esmolas e sacrifícios, dentre os quais nem um maior existe do que o da Santa Missa.

Se o menor sofrimento no Purgatório é muito maior do que os maiores sofrimentos desta vida, fica aqui para nós a seguinte mensagem desta solenidade, a de que devemos evitar o pecado a qualquer custo porque tal como se vive, tal será nossa morte e destino eternos.

Um comentário:

  1. Rezemos pelas santas almas do Purgatório elas intercedem por todos que rezam nas suas intenções. Padre Tarcísio é o Fundador os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima em Marabá Pará Entre em contato para discernir sua vocação
    avelino41@gmail.com

    ResponderExcluir