IV DOMINGO DA PASCOA

JESUS, O PASTOR E A PORTA
POR: PE. TARCISIO AVELINO,TF
Várias lições nos dão a Liturgia deste quarto domingo da Pascoa, onde Jesus se compara com O Pastor e a porta das ovelhas para nos ensinar o tipo de relação que Ele quer ter conosco.
1.    A Primeira Lição depreende-se de sua Primeira afirmação onde Ele diz que quem não entra pela porta do redil pe ladrão e assaltante e que quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Como Ele se define logo abaixo como A Porta, então está nos ensinando que quem não afirma que Jesus é O Único Caminho, ou porta que conduz à Salvação é ladrão e assaltante, ou seja, por maiores benefícios que possam prometer na verdade estão querendo é se beneficiar daquilo que as ovelhas, ou seja, cada um de nós podemos lhe oferecer mas se beneficiar não de um modo honesto e mas desonesto, vil e injusto, como Ele afirma logo abaixo: “O Ladrão só vem para roubar, matar e destruir” referindo-se a Satanás, chefe que comanda todos ladrões, assassinos e malvados do mundo, desde o princípio da Criação não podendo tocar em Deus persegue, sem tréguas os filhos de Deus.
Essa comparação é de fácil compreensão para os conterrâneos de Jesus, acostumados à figura dos pastores que tinham que andar léguas em busca de alimentos para as ovelhas e que construíam redis comuns onde durante a noite os assaltantes se aproveitavam para pular os muros mais distantes da porta onde os pastores se revesavam de sentinela.
2.     Dizendo que o pastor tem acesso franqueado pelo porteiro e que as ovelhas escutando a voz do pastor o reconhecem logo e o segue quando as chama pelo Nome. Cristo nos ensina que quer de nós a docilidade das ovelhas que reconhecem a voz do Pastor e lhe obecem em tudo por sua consciência de total dependência deste pastor que tanto bem lhes faz já que não possuem o mínimo senso de orientação para buscar água e alimento e muito menos para encontrar o caminho de casa e, o que é mais importante, diferentemente de todos os animais são completamente desprovidas de elementos de defesa ou de ataque, dependendo do pastor em tudo para sua sobrevivência. Aqui Cristo quer nos lembrar que quem não for como as crianças não entrará no Reino dos Céus, porque a criança tem consciência de sua absoluta dependência de seus pais para tudo por isso se abandonam a eles com total confiança.
Outra lição que daqui se depreende é a importância de cada pessoa para Deus pois afirmando que conhece as ovelhas por seus próprios nomes Ele afirma que seu amor por nós é pessoal, que nos conhece a cada um com todos nossos limites e que cuida de cada um de nós com a ternura do pastor que conhece e dá o nome a cada um de nós.
3.     A terceira Lição extraímos da seguinte afirmação: de que caminha a nossa frente e que as suas ovelhas o seguem porque conhecem a Sua voz. Hoje dia do Papa temos que renovar nossos sentimentos de fidelidade ao vigário de Cristo na terra e a todos os seus vigários que são os bispos e os sacerdotes pois é através deles que Cristo faz chegar a nós Sua voz pela pregação e proclamação da Palavra como através dos documentos escritos e publicados pelo Papa.
4.    “Eu sou a Porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo... Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia”. Essa vida abundante que Cristo nos trouxe não tem nada a ver com o bem estar que o mundo oferece mas se trata de uma vida de fé na qual todos os sofrimentos têm sentido quando suportados com paciência seguindo o exemplo de Cristo que não só sofreu para nos salvar como também afirmou que quem quiser segui-lo é preciso renunciar a si mesmo e tomar sua cruz, já que Ele tendo ido a nossa frente se fez nosso Caminho e Porta não só por Seu exemplo mas porque, sofrendo em si as consequências de nosso pecado nos reabriu o acesso Ao Pai que havíamos fechado pelo nosso pecado.

5.    A par de tudo isso, concluímos com a última lição do dia onde depois de conhecer a verdade a pergunta que imediatamente surgiu dos ouvintes aos quais Pedro anunciava a Boa Nova foi esta “o que devemos fazer irmãos?” Convertei-vos. Eis a resposta de Pedro, ou seja, mudar nossa mentalidade mundana que devemos gozar ao máximo neste mundo já que nossa felicidade, como vimos não está aqui mas na Pátria definitiva do Céu cujo acesso é Cristo, ou seja, o discipulado de Cristo que nos ensina a carregar a cruz até o calvário onde, damos, com Ele nosssa vida pela salvação de todos e, alcançamos pelo amor de uma vida doada a graça de viver em comunhão eterna com O Amor, eis a nossa a vida que toda ovelha deseja. 

Um comentário:

  1. "O Bom Pastor da a vida por suas ovelhas" Padre Tarcísio fundou os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima em Marabá Para, Venha conhecer o Carisma fale com o Fundador
    avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir