III DOMINGO DA PASCOA ANO A

                                                                      
   
                         FICA CONOSCO SENHOR!


POR PE. TARCISIO AVELINO, TF

O caminho de Emaús revela o drama da humanidade sedenta de sentido na vida mas o revela de uma maneira especial pois estes dois discípulos que se afastam de Jerusalém o fazem porque estavam desiludidos por causa do escândalo da cruz que os atingira de cheio e de uma forma tão profunda que, mesmo mostrando no que dizem a Jesus que esperavam alguma coisa nos três dias que aguardavam talvez não a ressurreição mas alguma coisa dentro deles desejava novamente a presença daqueles que os tinha enchido de esperança a amor e alegria, alguma coisa dentro deles os fazia crer que aquilo não podia terminar daquela maneira. Mas o escândalo da cruz foi tão dramático dentro deles e o modo como tudo aconteceu tão bruscamente e brutalmente os chocara tanto que mesmo as mulheres tendo dado o testemunho de terem encontrado o tumulo vazio e mesmo tendo se lembrado da promessa de que Ele deveria ressuscitar no terceiro dia, aquilo não poderia ser! Ainda mais três dias depois quando o cadáver já entrava em decomposição!!
O drama do sofrimento humano causado pelo pecado e que culmina com a morte continua escandalizando cada pessoa que perde repentinamente um ente querido, mas aqueles dois discípulos eram mais do que isso, eram duas pessoas que haviam convivido não com um ente querido qualquer mas com O Próprio amor encarnado!! Que lhes havia acendido a esperança de libertação de seu povo aguardada por centenas de anos nas promessas de Deus e eis que de repente, aquele que se mostrava tão forte e Senhor de todas as situações morre como um amaldiçoado por Deus como eram todos os crucificados gritando MEU DEUS MEU DEUS PORQUE ME ABANDONASTE!!
Se a dor da morte escandaliza e cega de dor os que perdem um ente querido qualquer, quanto mais aqueles homens que haviam convivido por três anos com o mais amável e amoroso ser humano que o mundo jamais conhecera nem conhecerá!!!
Fica fácil depreender porque pedem para que permaneça com eles aquele homem que fizera arder seus corações do mesmo modo como Jesus fazia quando lhes explicava a Palavra de Deus!! Mas o que precisamos entender é que muitas vezes Jesus faz de conta que passa adiante em nossa vida para que possamos orar pedindo-lhe que fique conosco. Sim porque pressentindo que Ele está longe cresce o desejo da presença dEle, então nos refugiamos na oração que é o meio que Ele nos deixou para convivermos com Ele e pelo qual a Ele nos assemelhamos mais e mais e dEle recebemos tudo o que necessitamos para continuar nosso caminho.
No Evangelho de hoje Ele nos ensina que Sua Paixão e morte foram queridas por Deus para nossa salvação e que foi por isso que Ele se encarnou e conviveu com um grupo de homens que deveriam ser Suas testemunhas. Mas ensina também que depois de Sua morte Ele quer ser reconhecido não mais de forma visível fisicamente mas na fração do Pão na Eucaristia quando partilhamos Sua Palavra que faz arder nossos corações ansiando pela comunhão com Ele. Então Ele se dá a nós na Comunhão, para nos dar forças para voltar a Jerusalém, para percorrer o caminho de volta para a Comunidade, mas não mais com a tristeza da morte e sim como suas testemunhas.
Assim, para os que já experimentaram a nostalgia de Jesus em seu caminho de cruz, quando o sofrimento pareceu ter matado suas esperanças, cante comigo:

Fica Senhor comigo
Celina Borges

Fica Senhor comigo
Preciso de Tua presença para não te ofender
Sabes quão facilmente, sou fraco e Te abandono
Preciso de Ti para não cair
Fica Senhor comigo
 Se queres que eu te seja fiel
Seja-me aquele amigo
Pois embora, minha alma, muito pobrezinha
deseja ser para Ti
Lugar de consolação, carinho e adoração
Um ninho de amor então, quietude e profunda o....ração
Não peço o que não mereço
mas Tua presença óh Deus quero ter
Fica Senhor comigo
 Para que eu ouça a Tua voz
Fica Senhor comigo, fica meu grande amigo (2x)
 Não peço o que não mereço
  mas Tua presença óh Deus quero ter
Fica Senhor comigo
Para que eu ouça a Tua voz
Tu és minha luz, sem Ti ando nas trevas.
Fica Senhor, para me dar a conhecer Tua vontade.
Fica Senhor comigo, fica meu grande amigo
Minha alma é tão pobrezinha, seja meu único abrigo
Quero Sua companhia muito preciso ouvir-te Senhor
Tanto desejo amar-te
Fica meu grande amor


Um comentário:

  1. '!Fica Senhor comigo na Alegria e na Dor. No Calvário e no Tabor"
    Venha ser um Teresiniano Converse com o Fundador Padre Tarcísio Avelino
    avelino41s@gmail.com Qual a sua Dúvida?

    ResponderExcluir