ASCENÇÃO DE JESUS AO CÉU
                               
                                            UMA NUVEM O ENCOBRIU
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF


Com a Ascenção de Jesus ao Céu inaugura-se um novo tempo para Seus discípulos que durará até o fim do mundo. Terminou o tempo da visão em que os que conviviam com Ele o viam e o tocavam e inicia-se o tempo da fé, no qual mesmo sem o vermos temos no Evangelho de hoje, a Promessa de que Ele estará conosco todos os dias até o fim do mundo quando Ele voltará do mesmo modo que hoje, seus discípulos o viram subir ao Céu, como? Sobre as mesmas nuvens que O ocultaram de seu campo visual.
Porque ficais aqui parados a olhar para o céu? Este Jesus virá do mesmo modo como o vistes subir para o céu” E como virá Jesus? Lemos no Evangelho de Mateus Capítulo 24,30:  "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.” Do mesmo modo que o povo de Israel quando saiu da escravidão do Egito passou a ser guiado pela nuvem da presença de Deus que de dia impedia que os inimigos se aproximassem e lhes servia de sombra e proteção e a noite lhes mostrava o caminho como coluna de nuvem luminosa, assim, com a Ascenção de Cristo se inaugurou para nós o tempo da fé no qual devemos viver sob  a nuvem misteriosa que ocultou Jesus aos nossos olhos mas que revela Sua presença guiando-nos e protegendo-nos.

E este tempo novo que se inaugurou para nós, o tempo da fé, deve ser vivido não numa espera passiva mas ativa como insinua os “dois homens vestidos de branco da 1° Leitura: “porque ficais aí parados?” Devemos, portanto, como o próprio Jesus recomenda no Evangelho, arregaçar as mangas e pôr mãos à obra pois recebemos como missão nada mais nada menos do que fazer com que todos em todas as nações se tornem discípulos dele pelo Batismo, ensinando a todos a “observar tudo” o que Jesus nos ordenou. E como faremos isso? O próprio Jesus nos indica como lemos no relato de Lucas nos Atos dos Apóstolos conforme lemos na Primeira Leitura: “recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós PARA serdes minhas testemunhas (...) até os confins da terra”, ou seja, nós conseguiremos fazer discípulos para Cristo se, mais do que com palavras, dermos o exemplo, o testemunho de uma vida toda pautada e modelada por Seus ensinamentos. É por isso que S. Paulo na Segunda Leitura augura aos Efésios e a todos nós, hoje: “O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo (...) vos dê um Espírito de Sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer (...) para que saibais qual a esperança que o Seu chamamento vos d´, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos”, o que significa que, somente conhecendo a grandeza de nossa vocação, e convictos de nosso chamado a habitar com Cristo no Céu herdando e partilhando de Seu Poder e de Sua glória é que poderemos convencer outros a aderirem a Cristo pela fé, pois se Cristo é a Cabeça da Igreja e nós Seu corpo, então conclui-se que todos estaremos onde Ele está já que Ele está vivo e uma cabeça não pode estar separada de um corpo vivo.

Um comentário:

  1. "Vamos subir ao Ceu com Jesus' " Pela Fé venceram os Santos "
    Jovens vocacionados venham conhecer os Tereinianos Mensageiros de Nossa senhora de Fatima;entrem em contao: avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir