V DOMINGO PASCAL:

O SEGREDO DO TESTEMUNHO CRISTÃO

POR: PE. TARCÍSIO AVELINO


“Aquele que ama permanece em mim guarda os meus mandamentos e eu me manifestarei a ele” essas palavras de Nosso Senhor Jesus nos dão a indicação precisa do segredo do sucesso do testemunho dos apóstolos e de todos os primeiros discípulos de Jesus que, ao pregar, viam-se confirmados por muitos prodígios do Espírito Santo, através de Seus Carismas como vemos na primeira leitura. Nesta leitura temos uma indicação do Sacramento do Crisma, no qual todo batizado se torna apto a testemunhar Jesus, como lemos na segunda leitura: “que saibais dar razões da vossa esperança, ou seja, que cada um de nós saiba explicar a quem nos perguntar, porque somos CATÓLICOS Apostólicos Romanos e não de outra religião ou seita qualquer. Quem nos capacita ao testemunho de Jesus é O Espírito Santo. Ele é A Testemunha por excelência de Jesus como lemos nos capítulos 14 a 16 do Evangelho de S. João.
O pecado é a desobediência a Deus. Toda vez que rompo com Deus Ele sabe o quanto sofrerei mas como ELE É AMOR, sempre respeitará a opção de cada um, por isso Cristo diz, no Evangelho de hoje que só se manifestará a quem permanecer unido a Ele pela obediência a Seus Mandamentos. Amar é sair de si para se doar ao outro. É se gastar para servir o outro. Amar é se dar. É obedecer.
“se alguém me ama Eu me manifestarei a Ele. A primeira leitura é um exemplo de como Jesus se manifesta através daqueles que O amam, senão através dos sinais dos carismas do Espírito Santo, sempre, através da adesão de outros a Cristo, pelo testemunho de nossa vida.
Se fossemos escolher uma palavra para resumir todo o tempo pascal essa palavra poderia ser a palavra testemunho pois é o que Cristo espera de nós neste tempo do Espírito Santo que se inaugura em Pentecostes, como Ele mesmo havia dito: “convém a vós que Eu vá, se Eu não for o Paráclito não virá a vós” porque agrada muito mais a Cristo permanecer em cada um de nós do que permanecer ao nosso lado, e Ele está em nós pelo Seu Espírito que nos foi dado, uma vez que Deus é Amor perfeito, cuja característica principal é estar em permanecer no outro. Onde está o Espírito santo está Jesus e também o Pai, pois as Três Pessoas da Santíssima Trindade são indissolúveis.
O segredo da eficácia do Testemunho, é, portanto, a fidelidade a Deus, pela obediência aos Seus mandamentos. É pela nossa fidelidade que permanecemos Nele e, sem Ele, nada podemos fazer.

3 comentários:

  1. Isto mesmo! é por isso que tenho orgulho de ser Católica! porque a nossa igreja nasceu pela ação do Espírito Santo de Deus! herança que o próprio Jesus nos deixou! e nem as portas do inferno prevalecerão sobre ela!!Senhor... quero ser testemunha do teu amor... honrar teu nome hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. É essa certeza que não estou sozinha que me dá força para seguir em frente, as provações do dia-a-dia são tantas, mas o Espirito de Deus é maior que tudo. Nada me seduz porque o amor de Deus já me conquistou.

    ResponderExcluir
  3. O AMOR DE DEUS POR NÓS É INFINITO, POIS SE FEZ HOMEM ATRAVÉS DA SEGUNDA PESSOA DA SANTISSIMA TRINDADE PARA NOS RESGATAR E MANDOU SEU ESPIRITO SANTO PARA NOS PROTEGER E SANTIFICAR. NÃO QUERO MAIS PECAR, ME ENCHA DA TUA GRAÇA SANTIFICANTE SENHOR PARA QUE JÁ AQUI NA TERRA EU POSSA VIVER O CÉU.

    ResponderExcluir