A PALAVRA DO FUNDADOR 3 DOM. PASCOA

O RECONHECERAM AO PARTIR O PÃO
POR. PE. TARCISIO AVELINO
Se formos escolher um tema entre as três leituras de hoje podemos escolher o tema do novo modo no qual Nosso Senhor quer ser reconhecido, a partir de Sua Ascenção ao céu: A Eucaristia.
“Eles o reconheceram ao partir o pão”. E é interessante notar que o Evangelho de hoje diz assim: “Eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles”. Porque será que assim que foi reconhecido Jesus se torna invisível a seus olhos? Justamente porque com a Ascenção de Jesus ao céu, quando Ele encerrou o ciclo de Suas aparições após Sua ressurreição, inaugurou-se um novo tempo para a humanidade, o tempo da fé, no qual Ele quer ser reconhecido na Eucaristia que Ele, único Sacerdote da Eterna Aliança celebrou na cruz do calvário e antecipou na Quinta feira santa, na última ceia.
Com a Ascenção de Jesus inaugura-se o tempo da fé, por isso Ele dissera a Tomé: “acreditastes porque me vistes? Felizes os que creem sem terem me visto”. Esses bem aventurados somos nós porque vivemos neste tempo da fé, que é também o tempo do Espírito, sem o qual não há a Eucaristia, por esse motivo, e também porque Ele em quem nos dá o dom da fé. Fazia-se necessário que Cristo se ausentasse corporalmente de diante de nossos olhos, para que a fé se constituísse em mérito para nós. Deus quis nos fazer merecedores do sacrifício de Seu Filho. Ele nos perdoou de graça, aceitando sofrer em Si, as consequências de nossos pecados.
“E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo, que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo”. A vinda do Espírito em Pentecostes inaugurou este novo tempo do qual São Paulo nos diz: “o justo vive da fé”. Fé é acreditar sem ver e sem entender (Hb.11). Então, com a instituição da Eucaristia na última ceia estava sendo sacramentado, por antecipação, um novo tempo para os crentes que só se encerrará no Dia do Juízo, quando novamente será retomado o tempo da visão, para alguns por um brevíssimo espaço de tempo, de forma terrível, para outros, será uma visão que jamais terá fim: “Então seremos semelhantes a Ele por que o veremos tal como Ele é" (1Jo.3,2), no entanto, para que o vejamos na eternidade é preciso que O desejemos desde já e se O desejamos de fato, é preciso recebe-lO da maneira prinicpal como Ele quer ser reconhecido neste novo tempo da fé que se inaugurou com Sua ascensção ao céu, na Eucaristia e para isso é preciso estar conformados com Ele para poder recebe-lO em comunhão como lemos nas segunda leitura: "Se invocais como Pai aquele que sem discriminção julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus durane o tempo de vossa migração neste mundo".
A eucaristia é o maná que alimenta os que caminham para o Céu e caminhar para o Céu significar buscar a santidade, se assemelhar com Jesus para poder se unir com Ele eternamente.

6 comentários:

  1. PADRE, QUE MOMENTO MAIS LINDO! QUERIGMA E EUCARISTIA. OXALÁ, QUE OS TERESINIANOS ESPALHEM SEMENTES DO REINO NESTE MUNDO DISTRAIDO E TARDO PARA ENTENDER TÃO PRECIOSO ENCONTRO. NO AMOR DE MARIA,APOLO ITATINGA.

    ResponderExcluir
  2. Pe. TARCISIO
    PROFUNDO E SUBLIME O ENCONTRO DE EMAUS. MUITO ESPECIAL PARTICULARMENTE PARA MIM.AINDA MAIS HOJE APRENDENDO SOBRE A VOLTA GLORIOSA DO MESTRE JESUS. HOJE TEMOS O MANÁ SAGRADO, O PRÓPRIO CRISTO NO PÃO DO CÉU, COMO FICAR SEM ELE UM SÓ DIA DE NOSSAS VIDAS...FICA CONOSCO SENHOR, HABITAS EM MEU CORAÇÃO. QUERO CONTEMPLAR, NA FÉ, A VISÃO DA VOSSA PRESENÇA, EM ADORAÇÃO PERPÉTUA ATÉ MEU ULTIMO SUSPIRO, DA-ME TUA GRAÇA PARA QUE MINHA VISÃO DE TI JAMAIS TENHA FIM, SIM, VEM SENHOR JESUS!!!!!!! SAUDADE DO TEU MENOR E MAIS FRACO FILHO ESPIRITUAL, APOLO

    ResponderExcluir
  3. Pe. Tarcísio,
    suas palavras vêm como alimento e luz e me fortalecem para seguir na Fé.
    Que Deus lhe proteja e ilumine nesta sublime missão.

    ResponderExcluir
  4. Que essa Páscoa de 2011 seja motivo de muitas vocações, conversões e santificações. Que o exército de Deus aumente a cada dia. E que busquenos força e sabedoria na Eucaristia, o alimento da alma.

    ResponderExcluir
  5. Pela fé venceram os santos.vamos comemorar amanhã Nossa Senhora de Fatima padroeira da obra dos Teresinianos Mensageiros Peça a Mãe que o filho atende grandes MILAGRES vão acontecer!!!!!!Padre Tarcísio tem uma Missão na Igreja.Tudo que Deus permite,esconde graça!
    Ir Maria Letícia

    ResponderExcluir
  6. Padre que neste dia tão lindo, dia de Nossa Senhora de Fátima, queela abençõe e ilumine, proteja nesta caminhada tão bela, onde o Senhor leva paz amor e muita fé para as pessoas.
    Nossa Senhora de Fátima Rogai por nós
    irmã cidinha

    ResponderExcluir