O CORAÇÃO DA MENSAGEM DE FÁTIMA I

POR: Pe. Tarcísio Avelino
Com esta série de artigos eu gostaria de ensinar, justamente neste mês em que comemoramos a principal fésta de nossa comunidade, Nossa Senhora de Fátima, em que consiste verdadeiramente ser devoto de Nossa Senhora de Fátima. Para tanto é preciso que saibamos a essência do que Ela veio pedir em Fátima: a devoção reparadora Ao Seu Imaculado Coração ao qual pediu, fosse consagrada a Rússia, país cujo regime político de perseguição à religião espalharia os seus erros para o mundo inteiro se não fosse atendido o pedido desta Mãe tão prestimosa. No entanto, se em Fátima Nossa Senhora nos preparou para a devoção ao Seu Imaculado Coração, foi somente mais tarde, em Pontevedra, quando a Ir. Lúcia já estava no convento, foi que Ela explicitou em plenamente esta devoção.Além disso a devoção a Nossa Senhora de Fátima consiste me obedecer a tudo o que Ela nos pediu nesta aparição: 1. A oração do terço diário em família; 2. De tudo o que se puder, principalmente das tribulações diárias oferecer a Deus em reparação dos pecados com os quais constantemente Ele é ofendido; 3. A oração pelas almas do Purgatório, dentre tantas outras coisas que Ela nos dá a entender que deseja de nós, se destaca que precisamos ser bons, ou seja, nos converter de todo pecado. Mas é preciso saber que o coração da mensagem de Fátima é a
A devoção reparadora
dos cinco primeiros sábados de cada  mês

 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Os dois pedidos de 13 de julho de 1917.
A 13 de junho de 1917, a Santíssima Virgem disse à Lúcia: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. Depois os três pastorzinhos viram Nossa Senhora tendo em sua mão direita um coração cercado de espinhos. Compreenderam que era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que pedia reparação.
No dia 13 de julho, a rainha do céu repetiu as mesmas palavras e as esclareceu fazendo dois pedidos concretos e precisos: “Se fizerem o que vou vos dizer, muitas almas serão salvas e haverá paz. [...] Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados (do mês).”
De fato, Nossa Senhora realizou perfeitamente sua promessa:
- Ela veio pedir expressamente a consagração da Rússia à irmã Lúcia, em Tuy, na Espanha, em 13 de junho de 1929:
É chegado o momento em que Deus pede para o Santo Padre fazer, em união com todos os bispos do mundo, a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração, prometendo salvá-la por este meio. São tantas as almas que a Justiça de Deus condena pelos pecados contra mim cometidos, que venho pedir reparação:  sacrifica-te por esta intenção e ora.
- Quanto à devoção reparadora dos primeiros sábados do mês, Nossa Senhora veio explicar à Lúcia, no dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra na Espanha, onde a vidente era jovem postulante à vida religiosa, nas irmãs dorotéias. Em dezembro de 1927, irmã Lúcia, por ordem de seu confessor, escreveu um relatório dessa aparição, mas por humildade, escreveu este texto na terceira pessoa:
Dia 10 de dezembro de 1925, apareceu-lhe a Santíssima Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem pondo-lhe no ombro a mão, mostrou-lhe ao mesmo tempo um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo disse o Menino: “Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe que está coberto de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar”. Em seguida, disse a Santíssima Virgem: Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”
Notemos que se o ato de consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria depende diretamente da boa vontade da autoridade hierárquica da Igreja (papa e bispos), a devoção reparadora dos primeiros sábados do mês foi pedida a todos os católicos. Desta prática depende a salvação de muitas almas e mesmo a paz do mundo. Daí a importância de todo aquele que é batizado, saber exatamente em que ela consiste.
Mas antes, vejamos como a divina Providência preparou as almas para receber esta devoção.
( Revista Le Sel de la Terre, nº 53)

Um comentário:

  1. Nossa Senhora intercede por todos nós com amor de Mãe ! Graças a DEUS temos uma linda Familia linda a serviço da Evangelização. "juntos somos mais " Deus abençoe o senhor Dom Tarcisio. Myrian Rios - Missionaria Canção Nova e Deputada Estadual PDT RJ

    ResponderExcluir