A PALAVRA DO FUNDADOR V DOM. PASCAL


JESUS, A RESPOSTA,
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO

Aproximando-se o dia de sua partida, Nosso Senhor prepara os seus discípulos, com um discurso de despedida onde faz as suas últimas recomendações que poderiam se resumir no pedido :”tende fé em mim” e este é o segredo que Ele apresenta contra toda angústia que estavam sentindo e contra tudo o que, no futuro pudesse vir solapar a paz interior de seus discípulos.
“Não se perturbe o vosso coração, tende fé em mim”. A fé é o remédio apresentado por Jesus como solução para tudo o que nos aflige. Tende fé que EU SOU. Ou seja, acreditai que em mim vocês contemplaram o próprio Deus! Se o que vos aflige é o medo do dia do Juízo, observai em mim que tipo de Juiz vos julgará e acalmai o vosso coração. Se o que vos afligia era o temor de um Deus terrível, lembrem se de que quem me Vê, vê O Pai. Um pai que em Seu filho deu a vida por seus inimigos perdoando e abençoando Seus algozes!!! Esse será o vosso juiz!
Ao mesmo tempo que apresenta as razões de nossa confiança e esperança Jesus nos revela o poder com o qual nos investe para pedir que não deixemos que nossa fé seja vã como a de satanás, porque, dizem as Escrituras: “também os demônios creem e tremem” (Tg. 2,19). Para nos lembrar que a fé sem obras é morta e que poder nos confiou para operar em Seu Nome diz Jesus, “aquele que crê em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois Eu vou para o Pai”. Essa promessa de Jesus nos remete a uma outra que a explicita melhor: “Convém a vos que Eu vá, pois senão O Paráclito não virá a vos”(Jo.16,7). A primeira leitura é o melhor exemplo de como essa promessa de Jesus se cumpriu desde o princípio: “ e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé”. È impressionante isso. Não consta que Jesus tenha convertido diretamente, nenhum sacerdote que, juntamente com osfariseus, escribas e doutores da Lei foram os responsáveis imediatos pela sua condenação e morte.
De fato, as obras que a Igreja realizou imediatamente após a ascenção de Jesus excederam e muito, no número das curas e conversões que Jesus realizara pessoalmente, porque, depois que O Espírito desceu em Pentecostes, fez com que os primeiros discípulos entendessem completamente toda obra de Jesus. A função do Espírito é testemunhar Jesus em nós e nos fazer dEle testemunhas. É neste sentido que a Segunda leitura nos pede para assumirmos nosso Batismo, nossa condição de Igreja, do contrário nos tornamos pedras de tropeço para os outros e compara-nos às pedras de um edifício. Cristo é a Pedra angular deste edifício que é a Igreja onde, se eu não assumo o meu lugar ficará uma lacuna que ocasionará a perdição daqueles que Deus confiou ao testemunho de minha fé que deve ser acompanhada de obras para não ser morta. É preciso escolher ou aderimos a Cristo e nos tornamos pedras dos degraus que a Ele conduzem, ou nos tornamos pedras de tropeço que faz os outros caírem.  BOM DOMINGO A TODOS.
PE. TARCÍSIO AVELINO.

3 comentários:

  1. Ter fé!! quantas vezes vemos nossos irmãos de fé sendo iludidos por falsas religiões! e o que fazemos para que isso não aconteça? será que somos omissos e não fazemos nada para que isso não aconteça? temos vergonha da nossa religião que herdamos do próprio Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  2. Jesus! o caminho, a verdade e a luz!
    Nossa Senhora o caminho mais rápido que nos leva até Jesus!!

    ResponderExcluir
  3. Jesus nos mostra o caminho para a salvação!

    ResponderExcluir