HOMILIA DO 31 DOMINGO TEMPO COMUM-C "É NECESSÁRIO QUE EU FIQUE EM TUA CASA"


POR: PE. TARCISIO AVELINO, OMD
O Evangelho do domingo passado terminou com uma pergunta no ar: "o publicano saiu do templo justificado mas se converteu ou não?". Essa pergunta é muito pertinente pois vemos tantas pessoas que se confessam e pedem perdão sinceramente dos pecados mas depois retornam a mesma vida de antes, senão pior como diz a Bíblia "se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro."(2Pd.2,20). 
O Evangelho de hoje é como se fosse uma tentativa de imaginar como seria a vida de um publicano convertido, e S. Lucas vai mais longe ainda pois escolheu o episódio de um publicano que era o chefe dos cobradores de impostos ou seja, duplamente odiado do povo judeu, ja que os publicanos eram considerados da pior espécie de pessoas por serem funcionários do Império que estava dominando Israel, o Império romano impondo pesadas tachas de impostos e os publicanos, que eram os cobradores desses impostos sempre cobravam a mais para o proveito próprio. 
O Evangelho de hoje faz questão de frisar que ele era rico para deixar que claro que nao há impossíveis para Deus ja que Jesus ja tinha dito que "dificilmente um rico entrara no Reino do Céu" frisando tambem que "Deus nao despreza nada do que crio pois é o dono de tudo e se esquece de nossos pecados para que sejamos salvos" ou seja, Deus nao nos olha como essa multidão olhava zaqueu a ponto de murmurar contra a decisão de Jesus se hospedar na casa de um pecador público tão odiado do povo. 
Mas examinemos um pouco os elementos do relato para que possamos entender a profundidade da mensagem que nos é transimitida. O relato diz primeiro que Zaqueu procurava ver quem era Jesus mas depois de nos descrever as providencias que tomou para isso, afirmando que ele correu para escapar da multidão afirma que ele era "muito rico e muito baixo" quase que para ressaltar que a riqueza que fazia dele um homem grande na verdade o tornava baixo aos olhos de Deus e essa sua baixeza moral que deu a ele coragem de se enriquecer as custas da extorsão e traição de sua nação, lhe impedia de ver ver quem era Jesus. Talvez seja por isso que o texto afirma que ele subiu no sicomoro, mas nao diz mais que era para "ver quem era Jesus" mas somente que ele subiu na arvore para. "Ver Jesus" o que nos leva a concluir que dois sentimentos levou Zaqueu a agir assim a fé que, embora ainda incipiente, fora suficiente para movê-lo a procurar por Jesus e a curiosidade que fez com que subisse para "ver Jesus" ja que nao se da para ver quem é uma pessoa subindo em arvores pelo que Jesus, mostrando que sabe onde encontrar os pecadores que por Ele procuram para, justamente embaixo da arvore onde zaqueu subira e lhe chama pelo nome dizendo: "Zaqueu, desce depressa porque eu preciso hoje ficar em sua casa". Podemos torrar daqui uma grande conclusão, para ver quem é Jesus não podemos subir mas temos que descer pois para se tornar visível por nós Ele desceu de Seu Trono de Glória e se encarnou no ventre de Maria, vindo a nos como uma criancinha para mostrar que o caminho pelo qual vamos a Ele é o mesmo pelo qual Ele veio ate nos: o do aniquilamento e nos deixou isso bem claro: "quem nao se tornar como as crianças nao poderá entrar no Céu". Fazia-se necessário que zaqueu descesse para receber Jesus em sua casa pois para ver quem é Jesus nao basta enxergá-lO mas permanecer com Ele deixando que Ele entre em nosso coração para nos olhar com Sua Misericórdia que nos cura e liberta como arrancou as lágrimas purificadoras de Pedro ao olha-lo no exato momento que lhE negara pela terceira vez, e, do mesmo jeito que nunca mais Pedro foi o mesmo, Zaqueu nunca mais foi o mesmo depois que desceu depressa para receber com alegria, Jesus em sua casa. 
"Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. (Apc.3,20). E o que siginifca cear junto com Jesus? Aqui neste contexto significa exatamente o que é para o judeu convidar alguém para uma refeição, significa comunhão pois os judeus nao convidam para a mesa a nao ser os amigos. Por isso Jesus conclui dizendo: "hoje a salvacao entrou nesta casa porque este homem também e filho de Abraão", ou seja, também esse homem que a multidão despreza é da raça de Abraão, ou seja, é vosso irmão, faz parte do povo eleito dos judeus. Mas Jesus esta afirmando outra pertença muito maior que, a partir daquele momento Zaqueu passava a fazer parte, a pertença ao novo povo de Deus formado por todos os que creem em Jesus Cristo. A Bíblia diz que "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". (Rm.4,4). Assim como a fé  de Abraão lhe foi creditada como justiça, a fé de Zaqueu o justificou pois não resistindo ao amor de Cristo que entrou em sua casa, foi reabilitado em sua capacidade de amar e se decidiu a ressarcir tudo o que adquira por extorsão, indo muito alem do que a Lei pedia, que era apenas vinte por cento de juros sobre a dívida contraída no momento do pagamento. 4 vezes mais era a pena imposta aos ladrões mas Zaqueu não se contentou com a estrita justiça, pois em Jesus havia encontrado o Seu tesouro, todo o bem estar que nao experimentara com o dinheiro experimentou ao ser amado por Cristo e se tornou como aquele negociante de pedras preciosas de uma das parábolas contadas pro Jesus , que, encontrando uma de grande valor vendeu tudo o que tinha para compra-la. É isso o que aconteceu com Zaqueu e acontece com todos os que, como ele, se deixam interpelar pelo amor de Deus e seduzidos pelo amor aderem a Cristo pela fé: aceitam a redenção e se tornam justificados ou seja, aceitam o perdão de Deus que pagou todas nossas dividas por isso somos tornados justos por Aquele que pagou nossas injustiças. 
Com certeza Zaqueu ja estava cansado de ser rico e desprezado por todos para ter corrido para ver Jesus, subido numa árvore, escutado e obedecido a voz de Jesus, recebendo-o nao somente em sua casa mas também em seu coração. 
Deus hoje diz para cada um de nós, chamando a cada um pelo nome (Is.43,5ss) "desce depressa pois é preciso que eu fique em tua casa". Desce depressa do tamanco do teu orgulho e soberba que despreza os outros porque o teu pecado é uma muralha que te separa de Deus (Is.59,1). Convém que eu fique hoje em tua casa pois "o Filho do homem veio procurar o que estava perdido". Mas para que Ele te encontre como encontrou zaqueu e preciso que vc reconheça que estas perdido para que o busques de todo o coração porque essa é a condição para encontra-lO: "Buscarme-eis e me achareis quando me buscares de todo o coração" (Jr.29,13).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário