HOMILIA DO 33 DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C: FIRMES NA TRIBULAÇÃO

 
POR: Pe. Tarcisio Avelino,OMD
Nestes últimos domingos a Liturgia tem nos levado a refletir sobre os últimos dias do homem antes do regresso de Jesus, sendo que a Liturgia de hoje se aproveita da  resposta de Jesus à admiração dos discípulos pelo templo para nos ensinar sete conselhos sobre deverão viver os cristãos os últimos dias que antecederão o glorioso retorno de Nosso Senhor. 
Assim o Evangelho nos traz cinco dos sete conselhos apresentados na Lituriga de hoje: 
1. Esperteza para recusar os falsos profetas que sempre aparecem nos tempos de crise como os que viviam o povo no tempo que o Evangelho de Lucas foi escrito pois para o povo Judeu, o templo era o centro do mundo a tal ponto que imaginavam que o fim do templo coincidiria com o fim do mundo. Jesus nao desfaz esse equivoco porque deseja que seus discípulos que viveriam em todas as épocas imaginassem que Ele regressaria em sua geração para que assim ficassem sempre preparados e de sobreaviso. Aqui o conselho de Jesus é este: "cuidado para nao serdes enganados e nao sigais essa gente". Ou seja, nao seguir esses falsos profetas por nada pois se na primeira vinda Jesus veio tão humilde que poucos o reconheceram, na Sua Segunda vinda lemos no livro do Apocalipse que todos baterão no peito e reconhecerão Aquele que transpassaram.
 2. O segundo conselho é para nao ficarmos apavorados quando virmos as guerras, revoluções e convulsões sociais pois ainda nao sera o fim. Parece que o motivo que Jesus alega para não ficarmos com medo é insuficiente pois se nao sera logo o fim sabemos o quão horripilante é uma guerra e que é preciso muita fé para nao ter medo de uma . O motivo real pelo qual nao devemos temer é porque o medo nos paralisa e cega para as decisões e ações que são necessárias em todo tempo, quanto mais em tempos de grandes convulsões e tensões. Outro motivo é porque tudo podemos Naquele que nos fortalece e Ele é o Todo Poderoso que em nos escolheu fazer morada.(Fl.4,13) e se Ele é por nós quem será contra nós? (Rm.8,31). Ninguém pode ser contra alguém que tem um aliado Todo-Poderoso! Nem mesmo o maior e mais poderoso inimigo da humanidade que é satanás autor de toda guerra.
 3. O terceiro conselho se refere ao fato de que os cristãos de todos os tempos foram e são perseguidos ate que essa perseguição cegara ao clímax no fim do mundo: "será ocasião de testemunhardes a vossa fé". Ora, sabemos que o melhor meio de testemunharmos nossa fé é com nosso modo de viver mas que o maior testemunho de nossa fé é dar nossa vida assemelhando-nos ao Nosso Mestre que deu a Sua para nos salvar. Assim, Cristo esta dizendo que quando formos presos por causa dele é para darmos testemunho de nossa fé com palavras mas tambem com a disposição corajosa de morrer por ela. Temos que testemunhar nossa fé porque é por ela que todos são salvos e a Palavra diz:"quem fizer um so pecador retroceder de seu erro terá todos os seus pecados perdoados e no fim, e salvará a sua alma" (Tg.5,20).
4. "Cuidai para nao preparardes com antecedência a vossa defesa porque eu vos darei uma palavra tão cheia de eloquência e sabedoria a qual não poderão resistir nem contradizer nenhum dos vossos adversarios". Explico esse conselho no sentido de que se perdermos tempo preparando nossa defesa, enquanto procuramos e decoramos as palavras confiamos em nos mesmos ao inves de recorrer, na oração ao único que tem todas as respostas acertadas e eficazes e que se compraz em ensinar os que lhe seguem.
5. "É permanecendo firmes que ganhareis a vida". Referindo-se a vida eterna." A esse respeito lemos na Carta aos Hebreus capitulo 10, versiculo 39: "se vacilar, meu coracao ja nao se agradara mais dele" pois lemos tambem em Hb.10,25: "nao abandoneis a vossa Igreja, como é costume de alguns, e tanto mais quanto vedes se aproximará o grande dia" referindo-se ao Dia do Senhor, justamente porque surgiriam falsos profetas e todos nos vemos que a cada dia se abrem dezenas de novas Igrejas. Qual delas esta com a verdade? Somente Aquela que Cristo prometeu que o liga na terra esta ligado no Céu. A pessoa que escuta em cada igreja uma interpretacao da Bíblia ficará tão confusa acabara nao seguindo mais a Cristo por isso lemos tambem em Hebreus capitulo 10,26: "nao podemos abandonar a Verdade depois de a haver conhecido pois não haverá mais sacrifício para expiar este pecado" lemos tambem neste mesmo capitulo e versiculo: "é necessário a perseverança para alcançar os bens prometidos". 
6. O sexto conselho vem da circunstancia na qual Paulo escreveu a Segunda Leitura que é o mesmo no qual Lucas escreveu esse Evangelho: o conselho de trabalhar para nao sermos pesados a ninguém porque no tempo deles haviam pessoas que imaginavam estar tão iminente a vinda do Senhor que descuraram o trabalho e, no entanto, se nao fosse o trabalho tão importante para nossa salvacao Deus encarnado nao teria trabalhado trinta dos trinta e tres anos de sua vida na oficina do carpinteiro e na casa de Maria. Cabeca desocupada oficina do diabo, o trabalho é intrínseco da natureza humana tanto que Deus no lo tinha dado mesmo antes do pecado original: "crescei, dominai e subjugai a terra". 
7. Finalmente o sétimo e ultimo conselho engloba vários outros e nos o encontramos na Primeira Leitura onde o profeta, depois de ter falado que este mundo todo sera purificado com o fogo para suportar a vinda do Santo dos Santos, termina dizendo: "mas para vos que temeis o Senhor nascera o Sol da Justiça trazendo a salvacao em Suas asas". Trata se do Temor de Deus que é um Dom do Espirito Santo que devera ser muito cultivado nos tempos finais pois a manifestação da misericórdia será tão grande para salvar a maioria desesperada, que muitos se esquecerão que alem dela, Deus tem outra mão a da Justiça, ja que é impossivel ser misericordioso sem ser Justo e o temor de Deus é justamente o medo de ofender esse Alguém que nos ama infinitamente ja que se ofendemos a Justiça podemos recorrer à Misericórdia mas se abusamos da misericórdia nao teremos para onde apelar em Deus. 
Pecamos entao o temor de Deus para que nao o ofendendo mais possamos ser um hino à Sua Misericórdia que tudo perdoa a quem a ela recorre com confiança sem desprezar Sua Justiça. Maranatá, vem Senhor Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário