HOMILIA DO 28 DOMINGO DO TEMPO COMUM-C: "TUA FÉ TE SALVOU"

Por: PE. Tarcisio Avelino, OMD 

No domingo passado os discípulos pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé e Jesus responde compráramos a fé a um grão de mostarda para mostrar que assim como o grão de mostarda para aumentar precisa ser semeado e cultivado, assim também se quisermos aumentar a nossa fé precisamos agir. No Evangelho de hoje Jesus prossegue seu caminho para Jerusalém tomando um caminho mais longo e perigoso para, com o fato dos dez leprosos exemplificar o que significa cultivar nossa fé. 
Chama a atenção, desde o começo, a obediência dos leprosos que, mesmo no afã de serem ouvidos e atendidos por Jesus dele não se aproximam em obediência à lei de sua religião que prescrevia que os leprosos deveriam sempre gritar que eram impuros para impedir que uma pessoa sadia se contagiasse e ficasse impura ao contato com eles. Mais curioso ainda é o modo como Jesus escolheu para cura-los, deixando-os com sua enfermidade e manando que fossem se mostrar aos sacerdotes no que, mais uma vez mostram que não estão doentes como castigo por desobediência à Lei de Deus como se acreditava, pois, contra toda razão, obedecem imediatamente, sem ao menos questionar a Jesus com o fato de que seriam, mais uma vez escurracados pelos sacerdotes ao se aproximarem deles no estado em que se encontravam. 
"E aconteceu que enquanto caminhavam ficaram curados". Ó maravilha da obediência quando estamos para contemplar o maior ato de obediência jamais visto que está para se consumar na cruz por pelo Novo Adão que ao contrário do primeiro "se fez obediente até a morte e morte de cruz". 
"Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão justificados"(Rm15,19). A Bíblia ensina que é pela fé que nos somos salvos mas ensina também que a fé sem obras é morta. De fato, se não semearmos o grão de mostarda  ele acaba se estragando ou fica só um grão mas se o semearmos torna-se a maior das hortaliças que produzirá dezenas de outros grãos. Eis o modo para aumentarmos nossa fé, semeando e cultivando-a como esses dez leprosos que, pela sua fé obedeceram à Lei e no ato mesmo de obedecer ficaram curados e, no entanto, só um teve sua fé aumentada, o que sendo estrangeiro não presumia de méritos perante de Deus por isso o Evangelho faz questão de frisar "e este era um samaritano" para realçar duas coisas: 1.  Lemos na primeira leitura o caso da cura do leproso Naaman, o Sírio que mais tarde seria citado por Jesus em sua primeira pregacao na sinagoga de Nazaré para mostrar que a salvação é destinada a todos pois foi o único leproso curado por Eliseu em detrimento de todos os leprosos Israelitas. 2. A segunda lição que aprendemos é que, ao contrário do que os Israelitas imaginavam, a salvação não é mérito adquirido por nossas obras ou obediência, mas é graça de um Deus que é amor e misericórdia que não quer a morte do pecador mas que se converta e viva como Lemos em Efesios capitulo 2 versiculo 8: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." No entanto a mesma Palavra de Deus ensina que "a fé sem obras é morta". (Tg.2,14) mostrando que se somos salvos pela fé isso não nos exime de viver conforme nossa fé indica como por exemplo no Evangelho de São Mateus capítulo 25 onde Lemos que no juízo final seremos julgamos pelo bem que tivermos ou não praticado.
Assim a cura foi a mesma para os dez leprosos mas somente um passou da cura a salvação. A cura é só para o corpo e a salvação é para o homem todo. 
Assim a liturgia de hoje nos ensina que a salvação é universal pois "a Palavra de Deus não se pode algemar" como Lemos na Segunda Leitura na qual vemos Paulo acrescentar mais um dado importante neste progresso da fé a que somos exortados hoje, que a fé a ponto de transportar montanhas vai desde a fé que tiveram esses leprosos de que obedecendo se curariam no caminho quanto à capacidade de suportar todo sofrimento para que um maior número de pessoas experimentem a alegria de se saber justificado pela misericórdia de Deus: "Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna." É a isto que hoje Jesus nos envia no mesmo envio que faz a este ex leproso samaritano: "levanta-te e vai. A tua fé te salvou". "Levanta-te" quer dizer, toma consciência de tua dignidade de filho de Deus e vai anunciar a todos a salvação que vim trazer. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário