Homilia do dia da ascensão do senhor


Por: padre Tarcísio Avelino.

Celebrar a ascensão do Senhor é celebrar a certeza que depois de um caminho de doação de amor o fim a que se chega é a vida definitiva de comunhão com Deus.
É por isso que no Evangelho aparece três vezes a palavra necessidade quando Jesus disse: " o Filho do homem devia morrer", " O Filho do homem devia ressuscitar "E, finalmente,: " vocês devem testemunhar e pregar o arrependimento e a conversão ".
O Filho do homem devia morrer porque Deus é amor e a maior prova de amor e dar a vida. O Filho do homem deveria morrer porque os filhos dos homens tinham pecado E pecar romper com Deus E sendo Deus amor o amor não suporta viver longe do amado então esse verbo dever significa necessidade. Assim era necessário que Deus rompesse o abismo que perder nos separava E era necessário que sendo ele o amor preferência sofrer do que ver o amado no sofrimento. Se o salário do pecado é a morte, ou seja, se a consequência da ruptura com a vida que é Deus é a morte, era natural que Deus que é amor preferisse morrer do que ver o seu amado morrer e o seu amado é a humanidade, são todos os filhos dos homens por isso Jesus diz no Evangelho de hoje que o Filho de Deus se fez Filho do homem para sofrerem se as consequências do nosso pecado.
Se "filho de peixe peixinho é", então era natural que os filhos do amor que somos todos nós, tendo experimentado o amor de Deus por nós e reencontrado nossa identidade também déssemos  a vida para que todos tenham a vida abundante que encontramos em Cristo. Por isso Jesus afirma no Evangelho pela terceira vez o verbo " dever " significando necessidade dizendo: "vocês devem testemunhar e pregar em meu nome o arrependimento e a conversão ". 
O Evangelho de hoje narra a despedida de Jesus no dia de sua ascensão dando as últimas recomendações aos seus discípulos porque uma vez encerrada a missão de Cristo encarnado começa a missão dos cristãos e Jesus diz que quem os capacitará a essa missão é o Espírito Santo.
É interessante notar que nosso Senhor Jesus Cristo diz assim: descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas " logo depois de dizer que vir ao Espírito Santo diz que seremos suas testemunhas porque é impossível receber em nós o mesmo amor que levou Jesus a se entregar por nós e nós não sermos impelidos a fazer o mesmo. Por isso São Paulo diz que " o amor de Cristo nos impele " ou seja, o mesmo amor que levou crista se entregar por nós nos impulsiona a fazer o mesmo. É por esse mesmo motivo que tendo os discípulos ficado maravilhados a olhar Jesus desaparecendo entre as nuvens do céu, escutam dois anjos dizendo a eles: " homens da Galiléia porque eficaz aí parados a olhar para o céu? Esse mesmo Jesus que voz viste subir para o céu voltará do mesmo modo ". Essa palavra do lanche é uma exortação que nos diz instalei mas de nosso comodismo e partamos A levar a esperança para os que estão desesperados, a luz para os que estão nas trevas, isso faremos testemunhando a Jesus porque quando o mundo entender quem é Jesus entenderá o quanto Deus nos ama. Quando mundo entender o que Jesus sofreu por nossos pecados compreenderá o que é o pecado E uma vez experimentando o quanto Deus nos ama e ao mesmo tempo o amor de Deus em nós todos se arrependerão de seus pecados e se converterão ou seja mudarão  de vida o que significa dizer duas coisas: primeiro: parar de pecar. Segundo: praticar as boas obras porque a palavra de Deus diz em Mateus capítulo 16 versículo 27 que "Jesus voltará para dar a cada uma recompensa segunda suas obras ".
Para encerrar dizemos que a segunda leitura nos traz um augúrio ou seja um desejo de São Paulo de que nós recebamos o Espírito Santo "para que saibamos qual a esperança que o nosso chamamento encerra, qual a riqueza de glória que está na nossa herança" ora sabemos que isso aqui é um desejo de São Paulo já é realidade em nós porque pelo batismo recebemos o Espírito Santo ainda mais agora que estamos para celebrar a solenidade Pentecostes quando revivenciaremos o momento solene em que a fundação da igreja coincidiu com a descida do Espírito Santo momento no qual serão reavivadas em nós todos os dons e caríssimas do Espírito Santo todas as virtudes necessárias para o cumprimento de nossa missão, então, mãos à obra! Porque " esse mesmo Jesus que voz viste subir para o céu voltará do mesmo modo " para dar a cada uma recompensa conforme a suas obras. Oxalá quando ele vier tenhamos as mãos cheias de boas obras feitas por amor a ele no serviço ao próximo para que possa amos chegar aonde ele chegou. Amém!

































Nenhum comentário:

Postar um comentário