Solenidade da Santissia Trindade

Por: Pe. Tarcisio Avelino, 

Uma vez encerrado, com a Solenidade de Pentecostes, o Mistério Pascal fechando a contemplação de todos os mistérios de nossa salvação que vão desde a Encarnação, Natal, morte, ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo cuja finalidade era enviar o Espírito Santo que restaura nossa Comunhão com Deus que havíamos rompido pelo pecado, somos hoje convidados a contemplar a visão panorâmica do Mistério do Nosso Criador, Salvador e Santificacor, três pessoas em um só Deus, o Mistério da Santíssima Trindade.
A solenidade da Santíssima Trindade não tem a finalidade de decifrar o MIsteirio insondavel de Deus mas apenas nos fazer contemplar aquilo que Dele nos foi revelado e, de início, percebemos logo que se Cristo não nos tivesse revelado que Nosso Criador  é três pessoas em um só Deus, jamais nossa mente poderia ter concebido um pensamento tão inusitado. De fato, no Evangelho de hoje vemos Jesus dizer que O Espírito receberia do que é Dele e nos anunciaria e que tudo que é do Pai é Dele. Pronto. Já está revelada a Santíssima Trindade confirmada na Segunda Leitura onde vemos São Paulo afirmando que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Então aprendemos logo que Deus habita em nós! Pois se Jesus disse que O Espírito Santo receberia tudo que é Dele e nos anunciaria e S. Joao afirma que Deus é amor, então a Igreja concluiu que O Pai ama o Filho desde toda a eternidade e que o Filho é amado pelo Pai desde toda eternidade e que O Esprito Santo é o amor do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai. 
Lembremo nos da Palavra de Cristo que diz: "Se alguém me ama, guardará minha Palavra, Eu e O Pai viremos e nele faremos nossa morada"(Jo.14,23) e da outra que diz: "O Epirito da verdade que o mundo não conhece mas vós o conheceis pois habita convosco e estará dentro de vos" (Jo.14,17). Trata-se aqui da Presença de inhabitaçao. Deus em nós! Que mistério mais inusitado! Aquele que os céus dos céus não podem conter escolher fazer morada em nós. Se não fosse assim não vo lo teríamos dito.
Assim, se o objetivo desta Solenidade não é decifrar para nos o mistério de Deus Trino mas levar nós a contemplar o Seu Mistério revelado, vemos na Primeira Leitura, que no momento em que Deus criava o mundo lá estava Sua Sabedoria como uma criancinha que se deleitava com tudo o que era criado, mas também como um mestre de obras que faz executar os projetos do Criador. Trata-se de uma figura de Linguagem onde o autor de Provérbios que na verdade é um compilador de máximas dos sábios antigo com o objetivo de nos ensinar a ser felizes e a bem viver. Personificando a sabedoria de Deus o livro dos Proverbios prepara os leitores para acolher e aceitar essa Sabedoria na qual os Padres da Igreja sempre viram as Pessoas de Jesus Cristo e do Espírito Santo pois de fato, se Deus é Três em um, tudo o que uma das Pessoas da Trindade faz as outras atuam juntas. Assim, a teologia ensina que O Pai tudo criou no Filho pelo Espírito Santo e, quando o homem rompeu com Deus pelo Pecado O pai enviou Seu Filho pelo Espírito Santo para, como nos ensina a segunda leitura nos justificar mas é preciso entender que o termo justiça na Bíblia não se refere tanto a normas e leis mas a relacionamento e justiça significa fidelidade a si mesmo, querendo este texto significar que se lhe somos Infieis Deus que se revelou como sendo amor e bondade permanece fiel ao Seu amor por nós e toma a iniciativa de romper a distância que dele nos separava enviando nos Seu Filho pois, como lemos na primeira Leitura, as delícias de Deus é estar junto aos filhos dos homens. Deus não se contentou em vir nos redimir para poder, depois do Juízo final se dar inteiro a nós mas inventou duas novas formas de estar presente porque antes do Novo Testamento só havia a Presença de imensidão pela qual Deus estava presente ao homem, mas agora, depois de nos redimir, pagando o preço de nosso pecado, quiz também ficar presente em nós pela Presença de Inhabitação e, pela Presença Real na Eucaristia quiz, além de ficar presente em nós, estar presente para nós, nos Tabernáculos do mundo inteiro prestando-nos o imenso serviço de mostrar sua Presença física, para por nós ser adorado! 
Resta-nos, ao celebrar essa Solenidade da fonte de todas as graças e bens que é Deus nos perguntar como estamos respondendo a tão grande dom pois de nossa resposta depende o modo como passaremos toda a eternidade, pois, como pode querer habitar em Deus aquele que ignora que, para nos preparar para isso quiz Ele vir habitar em nós???? Que a consciência de Sua Presença em nós, possa, neste dia tão especial despertar em nós o amor que deseja o amado para que, à medida que cresça em nós este amor cresça em nós a Esperança de possui -lO sem véus na eternidade e essa esperança, diz a segunda Leitura, não decepciona porque O Amor de Deus que é O Espírito Santo foi derramado em nossos corações capacitando nos a amar a Deus sobre todas as coisas pois só este amor alargará a medida de nossos corações para, mais dEle recebermos no Céu. Assim seja.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário