Terceiro domingo da quaresma: " se não vos converterdes perecereis "


Por: padre Tarcísio Avelino,OMD

Como tema principal da quaresma e a conversão a liturgia de hoje vem nos ensinar que a conversão é um processo permanente que dura a vida inteira.
Assim a segunda leitura que é um comentário da primeira leitura nos mostra que esse povo ao qual o Moisés foi enviado como libertador, pereceu sem alcançar a promessa de entrar na terra prometida e porque não levou a sério a sua conversão. A lição que a segunda leitura nos dar é a de que povo libertado é um povo em permanente conversão. Enquanto estamos em caminho da terra prometida que é o céu ninguém pode dizer que já é convertido pois como lemos nesta segunda leitura: " quem está de pé cuidado para não cair ". O que significa dizer que nunca podemos nos considerar vitoriosas na luta permanente contra o mal justamente porque o fato de estar de pé já é uma possibilidade de cair. É neste sentido que Jesus ensina não somente as pessoas que vieram me procurar narrando a morte repentina provocada por Herodes e pela queda da Torre de siloé, que não deve se considerar melhores do que eles pois a conversão é um dever de todos já que a Bíblia diz que "o justo pega sete vezes por dia" E diz também que: " quem disser que não tem pecado é um mentiroso " a conclusão que Jesus tira das histórias que essas pessoas vem lhe contatar também nos ensina que a morte e as catástrofes não é castigo de Deus pelos pecados e mas deu certo feita de circunstâncias fatais para nos mostrar que a morte não marca hora nem data Pelo que que comprei estarmos preparados.
A segunda leitura nos ensina também que assim como as teofanias não foram suficientes para manter o povo fiel, em condições de entrar na terra prometida,  também nós só pelo fato de termos o batismo e a Eucaristia não significa garantia de que podemos entrar no Reino de Deus. Pois se eles que foram o povo escolhido por Deus deixaram de entrar na terra prometida só pelo pecado da murmuração quanto mais nós que tanto ofendemos a Deus  podemos deixar de entrar no Céu se não nos empenharmos verdadeiramente na nossa conversão e a conversão que a liturgia de hoje nos pede é a conversão da inanição para ação, do comodismo para as obras e neste ano da Misericórdia a obra de misericórdia que mais se destaca é  a obra de ensinar a doutrina para os ignorantes. Este é o fruto que Deus espera de cada um de nós em nossa vida te discipulado que para nós dura a vida inteira e para os apóstolos e discípulos, Mesmo que tenha durado somente três anos sua convivência direta com Jesus, durou a vida inteira porque o três é o número de perfeição por isso Jesus se refere aos três anos que vem procurando frutos na figueira e não encontrou e pede que seja cortada dizendo para nós que o tempo da nossa conversão é hoje a conversão do comodismo para as boas obras porque a fé sem obras é morta.
Assim como Deus convocou a Moisés, chamando-o pelo nome, e enviando-o para libertar o povo da escravidão do Egito, também chama cada um de nós e diz: "ouvi o clamor do meu povo oprimido, conheço seus sofrimentos por isso te chamo te envio para levar levar-lhes  Boa Notícia de  que o Único Deus, "Aquele que é", enviou Seu Filho único para libertá-los da escravidão do pecado e fazer com que passem desta terra de escravidão para a " terra espaçosa " do céu. E como se dá passagem?  Pela morte. Por isso Moisés tinha medo de olhar para Deus, como vemos, na primeira leitura, porque a Bíblia diz que ninguém pode ver adeus sem morrer. Porque Deus é tão belo, tão maravilhoso, tão tremendo e tão glorioso que o nosso corpo não pode suportar sua majestade; por isso é preciso a mortificação. Ou aprendemos a morrer para nosso próprio gosto, nossa própria vontade, nosso egoísmo, nossa vaidade,  através da penitência ou a morte nos colherada de surpresa e imprevisto, sem estarmos preparados, purificados, Santos como baia santo para poder suportar a sua luz, e então " Pereceremos do mesmo modo " que aqueles que foram pegos de surpresa no desabamento da morte siloé ir no assassinato em massa impetrado por Herodes como essas pessoas do Evangelho de hoje vem relatar a Jesus como se fossem melhores do que eles por terem escapar da morte. É por isso que Jesus nos diz no Evangelho de hoje: "não vos converterdes perecereis do mesmo modo ". Ele não está aqui nos apavorando com a notícia certeira de nossa morte mas está falando que se a morte é a passagem para a vida eterna todos nós temos que nos apressar entrar nesta vida felicidade eterna, pela mortificação, pela conversão porque, que todos morreremos é certo mas a morte só será passagem para a vida e sem fim onde o próprio Deus enxugará toda lágrima, e não haverá mais morte nem dor minuto, a morte só será a passagem para uma vida de alegria eterna para que eles que aceitarem desde já a morrer para tudo que nos separa de Deus.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário