Homilia do segundo domingo da quaresma: " olhar para o céu "


Por: padre Tarcísio Avelino, OMD

Bem no meio do tempo Quaresmal, ao quando Jesus está para iniciar sua subida para Jerusalém onde consumará a entrega de sua vida pela nossa salvação, a liturgia nos traz o tema da transfiguração do Senhor para nos oferecer uma antevisão de sua glória, de quem é este homem que daqui a pouco iniciaram o caminho de sofrimentos tão inauditos que se assemelhará a um trapo humano.
Com este tema a liturgia quer nos fazer três advertências, para que não deixamos escapar nenhum pormenor do maior evento da história humana que está para se iniciar com a semana santa: a Redenção da humanidade.
Assim a primeira advertência que nos  apresentada na liturgia de hoje é advertência do Pai a respeito deste homem Jesus: "este é o meu filho amado escutai-O". Trata-se de uma advertência no sentido de que prestemos muita atenção nas últimas palavras e gestos de Jesus pois suas últimas palavras e gestos nos ajudarão a entender sua missão nesta terra e nos capacitarão a recebermos o dom que Deus nos faz ao enviar Seu Filho: a nossa salvação.
A segunda advertência é no sentido de que leiamos o Antigo Testamento à luz da Paixão de Jesus que feio cumprir todas as promessas que foram feitas pelo Pai ao homem, depois de sua queda. Jesus não veio abolir antiga Lei mas veio dar-lhes o pleno cumprimento. Ele é o novo Adão que veio obedecer para reparar o nosso pecado de desobediência. Veio obedecer para merecer para nós a salvação pela fé e pelo arrependimento de nossos pecados. Veio obedecer  para sofrer em si as consequências nosso pecado pagando preço de nossa ruptura com Deus,  em nosso lugar.
Embora neste Evangelho não apareça a resposta de Jesus a Pedro, a terceira advertência nos ajuda a entender a resposta de Jesus à tentação de Pedro de querer armar ali três tendas para viver na gloria antes de sofrer a luta, conforme Lemos na segunda leitura, onde São Paulo nos fala das pessoas que se comportam como inimigos da cruz de Cristo, só pensando nas coisas desta terra. A resposta que São Paulo nos dá nos esclarece a resposta de Jesus a Pedro. Diz São Paulo: "quanto a nós somos cidadãos do Céu de onde aguardamos a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo que transformará o nosso pobre corpo no corpo glorificado como o Seu". Embora nos seja lícito sonhar com o Céu para termos força de enfrentar os sofrimentos, a cruzdesta vida,  não devemos nos esquecer que não há ressurreição sem cruz, não há vitória sem combate. Portanto a transfiguração do Senhor no Monte Tabor é um convite aolharmos para o céu antes de iniciarmos a subida do Calvário com Cristo onde cada um de nós deverá, unido ao sacrifício de Cristo, oferecer sua própria vida ao pai para que Ele aceite nossa oferta  em favor de nossos irmãos, e nos recolha para Si no último dia, dando-nos como recompensa, não mais a terra que ele prometeu a Abrãao, onde mana leite e mel, porque esta é apenas uma figura de nossa pátria definitiva, onde poderemos armar nossas tendas porque quem sofre com Cristo com Ele é glorificado. Ele veio sofrer para que possamos viver uma vida sem fim onde "não haverá mais morte nem dor nem luto pois o próprio Deus enxugará todas as lágrimas de nossos olhos ", lá sim, será o nosso ponto de chegada; lá sim, poderemos acampar na Glória pois já teremos sofrido as consequências do mal uso que fizemos de nossa liberdade, aceitando e oferecendo os nossos sofrimentos causados pelos nossos pecados, em reparação dos danos que eles causaram em nós e no próximo. Oferecendo os sofrimentos causados pelas consequências nossos pecados em reparação dos pecados de todos, para que como irmãos, recebamos o perdão de nosso Pai comum.
Sua cruz está pesada? Obedeça o conselho que Deus deu para Abraão na primeira leitura: " olha para o céu "! Isso significa dizer que o seu sofrimento não é para sempre! Que a morte não tem a última palavra! Que atrás da cruz está a ressurreição! Que o Cristo glorificado que se revela na transfiguração, é a prefiguração da Glória que Ele dará a todos os que subirem com ele o Monte  Calvário com paciência,  resignação e Obediência.
E quais são os segredos para conseguirmos tão ingente  imitação de Cristo? A liturgia de hoje nos apresenta três segredos para nossa imitação de Cristo, para obedecemos ao Conselho do pai escutando O Seu Filho Amado: Primeiro: a oração. " Enquanto rezava seu rosto ficou transfigurado ". A oração nos assemelha a Deus. É um tempo para contemplarmos a face de Cristo transfigurado bem como de Cristo crucificado. É um tempo para Olharmos para o céu que significa contemplar a glória de Cristo. Esta glória que aguarda quem souber sofrer com Cristo! Foi esta oração, A última que Cristo fez antes de iniciar a subida um monte Calvário,  que deu a Ele deu força para sofrer tanto em sua Paixão pela nossa salvação. João prestou muita atenção neste momento por isso alcançou as graças para ouvir as últimas palavras e gestos de Jesus e não fugiu, sendo único apóstolo que permaneceu de pé diante da cruz junto com Maria e com as Santas mulheres. Pedro não sabia o que dizer, pois não estava prestando atenção no significado do fato, queria apenas fazer perdurar aquele momento de gozo sem passar pela cruz por isso não teve força para enfrentar a paixão e fugiu na hora que seu mestre mais dele precisava.
O segundo segredo para imitarmos a Jesus Cristo e para com ele ressuscitarmos, é a fé uma fé como a de Abraão pois pela fé aderimos a Cristo, pela fé recebemos o que ele veio nos dar que é a nossa salvação, pela fé aceitamos o seu perdão. Somos justificados.
O terceiro segredo é o pai quem nos dá: " escutar o que ele diz ". Trata-se da leitura assídua da palavra de Deus que nos ajuda a ler o que o Pai nos fala nos acontecimentos de cada dia e o que Ele nos diz? " Vinde a mim todos vós que estais cansados de carregar pesado fardo e eu vos darei descanso ". E o que Ele nos diz? " Se tiveres de atravessar a água estarei contigo e os rios não submergirão se tiveres de atravessar o fogo estarei contigo e ele não te queimaras ". Essa palavra do capítulo 43 do livro do profeta Isaías nos ajuda a entender que os problemas que tivermos passar teremos que passar, Deus não nos livrará deles pois são necessários para nossa santificação, para nos fazer crescer nas virtudes, mas Ele passará por eles conosco nos dando a vitória de todos eles se com ele caminharmos. E o que mais Ele nos diz? " No mundo tereis tribulações mas, coragem! Eu venci o mundo ". E a vitória de Cristo já é nossa vitória que essa certeza seja a força para continuar nos carregando nossa cruz rumo ao Calvário onde poderemos nos oferecer com cristal pai para com Cristo ressuscitarmos na Páscoa que se aproxima. Amém!






























. "



Nenhum comentário:

Postar um comentário