Homilia do quinto domingo da quaresma: vai e não peques mais


Por: Pe. Tarcisio Avelino, OMD

 
Conforme temos visto ao longo dessas três últimas semanas da quaresma os três itinerários de conversão, o primeiro foi no terceiro domingo da quaresma que vai da constatação dos acontecimentos que nos põe diante da morte até a conversão para a misericórdia de Deus onde Jesus nos disse: " se não vos converterdes perecereis todos do mesmo modo ". O segundo itinerário de conversão foi no domingo passado que vai da Misericórdia até o arrependimento do pecado quando o filho pródigo chegando no fundo do poço de sua miséria constatou: " quantos empregados há na casa de meu pai têm pão com fartura e eu aqui a morrer de fome! Já sei o que vou fazer! Voltarei a casa de meu pai! ".
Sendo assim a liturgia de hoje nos apresenta o terceiro itinerário de conversão que partir da constatação do próprio pecado para a adesão a Cristo: " vai e não peques mais ".
A tática de escrever no chão revela a misericórdia de Deus, sua longa anime idade que espera a mais de 2000 anos a conversão da humanidade pois a pecadora adúltera é o símbolo da humanidade que tinha se afastado de Deus e os homens com a pedra na mão representam o acusador desde o princípio que satanás a tática dele sempre a mesma: reveste o pecado com brilhantes e vistosos papel de presente, dizendo como disse desde o princípio a Eva: " verde é apetitoso e agradável ao paladar!". E depois que a pessoa peca começa a acusar a pessoa de todos os lados até levarao suicídio e finalmente ao inferno.
Com este episódio cada um de nós é levado A pensar quanto tempo Deus tem me dado para minha conversão e como eu hoje estou aproveitando? Com esse gesto Jesus inverte a cena os pecadores acusadores que não assume o seu pecado sai envergonhados com sua culpa ao passo que a pecadora acusada sai perdoada porque onde quer que exista alguém cortado pelo peso de suas culpas e acusações Ali se faz presente a misericórdia de Deus não somente pronta perdoar o pecador arrependido como também, como lemos na primeira leitura disposta a fazer novas todas as coisas.
" Se dissermos que não temos pecado somos mentirosos enganamos a nós mesmos " (IJo.9,8). Ou seja ninguém é justo perante Deus! Ninguém é santo perante o Santo dos Santos! É por esse motivo que Jesus disse: " quem não tem pecado atire a primeira pedra ". O único que tem direito de acusar porque não tem pecado não acusar ninguém mas levou os acusadores da mulher adúltera a reconhecerem seu pecado para que também eles pudessem ser alcançados pela misericórdia de Deus como ela ou seria em breve.
Não importa se a pecadora foi levada a força diante de Jesus, o que aconteceu com ela acontece com todo aquele que depois do pecado tem coragem de se colocar em verdade diante de Deus, diferentemente daqueles que acusavam, Escutará sempre de novo a voz de Deus: " ninguém te condenou? Nem eu te condeno! Vai e não peques mais! " 
Quando você estiver atormentado pelo peso de muitas acusações, também você pode escutar a voz de Deus dizendo ninguém te condenou? Porque todos são pecadores e não tem direito de acusar ninguém. A Palavra de Deus diz: " o Espírito Santo não acusa ninguém, satanás é o acusador desde o princípio ". Então, como aquele povo desanimado como lemos na primeira leitura, poderemos escutar também a voz de Deus que diz: " não vos lembreis das coisas passadas não recordeis as coisas antigas porque isso que eu vou fazer uma obra nova a qual já surge não haver? " O Evangelho de hoje é um resumo da história da salvação na qualCristo veio assume sobre ser as consequências nosso pecado para nos dar a salvação.
Ao final do episódio ficaram somente a mulher no meio e Jesus, símbolo do Tribunal da Misericórdia o confessionário, onde todo pecador acusado pelo acusador tem possibilidade de sair justificado por Aquele que já pagou preço de todos os nossos pecados.
Por isso podemos encerrar dizendo como São Paulo: " esquecendo-me o que fica para trás lance para frente, em busca do prêmio que me aguarda lá no alto Cristo Jesus! " Ele é o prêmio para todos que reconhecerem sua miséria diante dele, atraindo a sua misericórdia e acusando-se antes de serem acusados, poderei receber a justificação que ele deu para todos os que nele crerem.
" Vai e não peques mais! " Essa frase de Jesus mostra que ele não aceita o nosso pecado, mas que está disposto a perdoar a todos os que se colocam em verdade diante dele arrependido de suas culpas. " Vai ", significa retoma o caminho que tinha sido interrompido pelo pecado original, retomar o caminho para Deus porque o teu Salvador o abri diante de ti E como São Paulo corra para alcançar o prêmio que será concedido para todos aqueles que nunca desistirem de sua conversão como ele que souber se levantar sempre após cada queda e dizer: " agora só me resta receber o prêmio que está reservado para todos aqueles que combaterem o bom combate da fé ".

















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário