Homilia do quinto domingo do Tempo Comum ano C

FAREI DE VOS PESCADORES DE HOMENS

POR: Pe. Tarcisio Avelino, OMD
Depois de termos refletido no primeiro domingo do Tempo Comum sobre a sua canção dos primeiros discípulos, É natural que surgisse a pergunta o que significa ser cristão, ser discípulo de Cristo? Por isso a liturgia de hoje nos traz um exemplo de dois vocacionados, aliás, de três vocacionados: Isaías na primeira leitura, Paulo na segunda leitura, e Pedro juntamente com alguns dos primeiros discípulos como lemos no Evangelho de hoje, convidando-nos a refletir sobre a vocação cristã.
O que significa ser cristão? Para respondemos a essa questão,vamos analisar vamos analisar O chamado de cada um dos vocacionados propostas pela liturgia de hoje.
Tanto Paulo quanto Pedro e Isaías tiveram uma experiência de Deus que os fizeram imediatamente tomar consciência de sua pecaminosidade, De sua pequenez, de sua fraqueza, de sua completa em capacitação para a grandeza da missão proposta por Deus. Assim, o Paulo ficou cego para se converter de sua maneira de ver para a maneira de Deus ver as coisas. Pedro imediatamente desse afasta de mim Senhor porque sou pecador! Isaías também diante da imensa santidade de Deus exclama: " ai de mim! Sou um pecador que contemple a glória de Deus! Sou um homem de lábios impuros ". Mas o Deus tremendo que revela sua santidade é também um Deus de misericórdia que se apressou em dar remédio tanto para Isaías como para Paulo e para Pedro. Para Isaías providencio imediatamente um querubim que, retirando uma brasa ardente do altar purifica-lhe os lábios para cumprir sua missão de anunciar a Santa palavra de Deus; para Paulo providenciou Ananias que pelo batismo lhe reabriu olhos e lhe conferiu o Espírito Santo capacitando para a missão de apóstolo dAquele que antes perseguia. Para Pedro a pressa seu próprio Senhor a consola falo com as reconfortantes palavras: "não temas de hora em diante serás pescador de homens. "
Todos os três, diante da missão apresentada por Deus a cada um deles, tentaram uma justificativa para não responder ao chamado, e isto traz para nós uma grande lição: nada pode justificar nossa recusa em obedecer ao chamado de Deus pois só Ele sabe a finalidade para qual cada um de nós foi criado e assim como uma colher não servirá para pentear cabelo assim também nenhum de nós conseguirá realizar-se fora da vocação para qual foi chamado. Outra lição que fica bem claro nestes três exemplos de vocação é que Deus chama e capacita aqueles que escolhe. 
Assim a liturgia de hoje nos convida a meditarmos sobre nossa fidelidade a missão que cada um recebeu de Deus e para consolar E animar aqueles que cheios de boas razões ainda não responderam ao chamado de Deus ou, quem sabe, estão vivendo sua vocação de modo medíocre, são consoladoras as palavras de Cristo: " Deus escolhe o que é pequeno, eu, e desprezível aos olhos do mundo para confundir os que se acham sábios e entendidos. "
São dois os critérios para para checarmos nosso grau de fidelidade a vocação recebida, é perguntarmo-nos se estamos levando Cristo conosco no barco da nossa existência ou se em alguns momentos convidamo-Lo a se retirar para que possamos fazer a nossa vontade. 
Outro critério para avaliar nosso nosso grau de fidelidade a vocação recebida, é se estamos agindo em atenção a palavra de Deus ou unicamente baseada em nossas razões porque esse Pedro tivesse dado ouvidos da suas razões que com certeza  eram muito lógicas, Não teria vivenciado a maior pesca de sua vida que ele abriu os olhos para enxergar que era chamado para uma pesca muito mais grandiosa: a de ser pescadores de homens, cuja grandeza só se entende quando meditamos no significado que tinha o mar para o povo judeu: era considerado um lugar misterioso, um lugar de trevas habitado por monstros. Pescar homens significa então salvar as pessoas de um mundo tenebroso onde o maligno não cessa de nos armar ciladas que nos desviam da felicidade, que é o próprio Deus que nos convida a aderir a ele por meio de seu Filho Jesus Cristo. Ser pescador de homens é conduzi-los a Cristo e esta é a missão de todo batizado, de todo cristão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário