HOMILIA DO DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE


POR PE. TARCISIO AVELINO
Depois de ter renovado todos os Mistérios de nossa Salvação, desde a Encarnação do Verbo até Pentecostes, a Liturgia de hoje nos convida, não a decifrar o Mistério de um Deus que é Tres em um mas a mergulhar no Seu Mistério sem procurar entender mas somente procurar contemplar e se deixar levar por esta corrente de amor que é Deus.
A Ssma. Trindade é o Mistério central de nossa fé do qual brota toda graça e todo dom dos quais temos necessidade para chegarmos a Ele mesmo. A Ssma. Trindade é o ponto de partida, a fonte e o fim ao qual queremos chegar.
As Leituras de hoje bem como toda a Bíblia revelam a pedagogia de Um Deus que se revela pouco a pouco sendo que no Antigo Testamento nos é revelado sobre tudo a completa distinção entre O Criador e a criação bem ccomo o modo como Ele se relaciona com ela como Criador e Senhor que é o Incriado, ilimitado por espaço e tempo, Onipotente mas ao mesmo tempo um pastor que cuida de suas ovelhas de modo pessoal e atencioso e próximo de seu povo como vemos na Primeira Leitura cujo contexto do  capítulo 4 do Livro do Deuteronômio é um texto redigido, muito provavelmente, na fase final do Exílio do Povo de Deus na Babilónia. Perdido numa terra estrangeira e mergulhado numa cultura estranha, hostilizado quando tentava afirmar a sua fé em Jahwéh e celebrá-Ia através do culto, impressionado com o esplendor ritual e as solenidades do culto babilónico, o Povo bíblico corria o risco de trocar Jahwéh pelos deuses babilónicos. É neste contexto que os teólogos da escola deuteronomista vão convidar o Povo a olhar para a sua história, a redescobrir nela a presença salvadora e amorosa de Jahwéh e a comprometer-se de novo com Deus e com a Aliança.
Se o Evangelho nos sugere que o Batismo pelo qual aderimos a Cristo é um mergulho nesta corrente de amor do Pai que desde toda a eternidade gera o Filho e do Filho que desde toda eternidade se dá ao Pai e que esta corrente de amor é o Espirito Santo que desde toda eternidade procede do pai e do filho, a Segunda Leitura vem confirmar a proximidade desde Deus que, embora Tremendo e tão solícito conforme se revelara no Antigo Testamento mas não um simples mergulho impermeável, e sim um mergulho que nos dá a capacidade sobrenatural de amarmos como Deus e vivermos a vida de Deus porque pelo Batismo somos feitos filhos de Deus e coherdeiros de Cristo. Este é o Mistério que somos chamados a revelar a todas as nações e este é o motivo pelo qual o último encontro de Cristoc com Seus discípulos se dá na Galiléia dos pagãos, lugar onde os judeus conviviam com pessoas de varias nações que não praticavam a religião do Deus Único, para mostrar que Sua Mensagem é universal e que todos são convidados pelo Pai a participar de Sua vida divina. E é com nossa vida de amor que atrairemos outros para essa corrente de amor como Cristo mesmo dissera: “nisto conhecerão que vós sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
Assim, esta Solenidade não tem o objetivos de nos levar a decifrar o Mistério do Inefável mas de nos convidar a contemplar a grandeza da corrente na qual fomos mergulhados pelo Batismo para nos decidirmos a viver finalmente de Sua vida renunciando as propostas dos falsos deuses, ou melhor aos ídolos que constantemente vamos tomando como senhores ao longo de nossa caminhada neste mundo, como a moda, o dinheiro, o prazer, o fisiculturismo, etc., tenho vivido da vida divina que consiste em amar ou tenho me contentado com aquilo que o mundo chama de vida mas que conduz à morte e ao vazio interior?
“Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele.Guarda suas leis e seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”. Isso é viver a vida de Deus, guardar os Seus mandamentos que se resumem em amar, ou seja, em se deixar amar por Ele de graça e em se doar a todos atraindo-os para essa corrente de amor com o mesmo amor com que Ele nos ama e que “foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado” (Rm.5,5). Isso é celebrar a Solenidade da Santissima Trindade.



2 comentários:

  1. Belíssima Homilia do Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima
    Deixar-se Amar por Deus que é Trindade e habita em nossa Alma.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima Homilia do Fundador dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima
    Deixar-se Amar por Deus que é Trindade e habita em nossa Alma.

    ResponderExcluir