COMO EU VOS AMEI

       HOMILIA DO 6° DOMINGO DA PÁSCOA ANO B


                 "COMO EU VOS AMEI"
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

As Leituras da Liturgia de hoje nos ajuda a entender a motivação do Mistério Pascal, a paixão, morte e ressurreição de Jesus se explica por um motivo somente, é porque DEUS É AMOR, que Ele entregou Seu Filho para não só nos mostrar com Sua vida quem é Deus e até aonde vai o Seu amor por nós, se, como disse Jesus no Evangelho de hoje, "não há maior prova de amor do que dar a vida pelo amigo", o mistério pascal nos mostra o quanto Ele nos ama revelando-nos que Ele deu a vida por nós quando ainda éramos inimigos de Deus como lemos em Rm.5,10:  "Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida." Eis aqui a explicação de todo o sentido do Mistério Pascal, existe porque Deus é amor e é próprio do amor se dar, tudo perdoar, como lemos em 1Cor.13. Então convinha que assim fosse porque Deus é amor.
No entanto, como é próprio do Amor se dar, Ele se deu a nós para que vendo o quanto Ele nos ama pudéssemos nos abrir ao Seu amor e tê-lO habitando em nós pois não é somente próprio do amor se dar mas também o querer estar no outro. Deus se entregou por nós para que nós, vendo o quanto Ele nos ama desejássemos tê-Lo em nós por isso Ele nos diz:  Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nossa morada". Nossa! Que tremendo!! Deus mora em nós!!! Ah se as pessoas se lembrassem sempre disso!! Ninguém sofreria de medo, solidão, tristeza ou carência porque quem tem Deus tem tudo pois Ele tudo pode e quem está em comunhão com Aquele que é todo poderoso pode dizer com S. Paulo: "tudo posso nAquele que me fortalece" (Fl.4,13).
"Amamos porque Deus nos amou primeiro", foi porque Deus tomou a iniciativa de transbordar a corrente do amor não só do nada nos criando e resgatando por Sua Encarnação, morte e ressurreição, como também enviando para habitar em nós Seu Espírito, amor do Pai e do Filho que, habitando em nós trás consigo O Pai e o Filho pois Deus é um só em três pessoas e é impossível O Onipresente se dividir nos locais onde se faz presente, está todo inteiro em todos os lugares ao mesmo tempo, no entanto, o modo de estar presente na Eucaristia, na criação e no homem em estado de graça são modos diferentes da Presença de Deus no mundo. A Inabitação é a presença de Deus no homem em estado de graça pelo que somente nós com nosso pecado é que podemos expulsar Deus de nós Ele continuará presente sim, mas do mesmo modo como o está numa pedra e num cachorro, só está presente como amigo na alma do homem em estado de graça pois a amizade é o uma forma de amar e toda forma de amar exige duas vias a de quem dá amor e a de quem recebe amor, pecar é justamente se fechar a essa corrente de amor e, fazendo a sua vontade, impede que o amor de Deus transborde de seu coração para o nosso próximo.
É mais fácil deixar jorrar essa fonte de amor que Deus plantou em nós do que tentar colocar um dique ao mar pois essa corrente é infinitamente mais poderosa que a força das ondas do oceano, por isso quem não ama adoece. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei, Jesus o manda para nos proteger do egoísmo que se acendeu em nós depois do pecado original, que nos adoece, e nos capacitou a isso dando para morar em nós o mesmo amor com que é amado pelo Pai, O Espírito Santo, o qual nos preparamos para receber em Pentecostes, desejemo-Lo, peçamo-lO incessantemente pois jamais terá se transbordado suficientemente de nós para o próximo pois essa fonte é inesgotável, bem como a sede de Deus que todos têm dentro de si, no entanto, nosso pecado bloqueia o fluxo livre deste amor para todos.
Lutemos até ao sangue, portanto contra o pecado pois ele é o pior mal que podemos causar a nós e ao mundo, já que nos separa Daquele que é o fundamento, a consistência e o sentido de todas as coisas, DEUS!!!





Um comentário:

  1. Padre Tarcísio Parabéns pelo novo Blog Nossa Senhora de Fatima abenççõre os jovens Teresinianos que chegaram a esse Mosteiro, concedendo a Todos Santa Perseverança na Caminhada. Essa Obra é de Deus e vai florescer no Jardim das Orquídeas que estão sendo cultivadas. "Tudo que Deus permite esconde graça"

    ResponderExcluir