ASCENÇÃO DO SENHOR, JESUS NOS ESPERA NO CÉU






PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
O Evangelho de hoje nos diz que o último gesto de Jesus na terra foi o de abençoar, terminada a Sua missão enquanto encarnado na terra Jesus abençoa, enviando Seus discípulos a continua-la prometendo-lhes O Espírito Santo que iria investí-los com o Seu Poder para anunciar a Boa Nova com os sinais que deveriam acompanha-la “estes milagres acompanharão os que crerem, falarão novas línguas, se beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum, imporão as mãos nos doentes e eles ficarão curados”. Aqui está todo o fundamento da Renovação Carismática Católica, juntamente com a ordem de que Seus discípulos deviam pregar o Evangelho Jesus afirma que necessariamente deveriam acompanhar a fé dos que a Ele aderissem, os sinais carismáticos e não se tem como negar isso, tirar os carismas da Bíblia é escolher o que nos convém e deixar de lado aquilo que não aceitamos isso é mutilar o Evangelho.

Recebem de Jesus o poder de transmitir a vida divina pelo Batismo e o poder de derrubar as barreiras a essa vida divina que é o pecado, mas será em Pentecostes que serão investidos deste poder, por isso a Primeira Leitura nos afirma que depois da Ascenção os Apóstolos juntamente com Maria, a Mãe de Jesus obedeceram a Jesus voltando para Jerusalém e, no Cenáculo aguardaram o cumprimento da Promessa do derramamento do Espírito, este é o tempo que inauguramos hoje, uma semana com Maria Santíssima no cenáculo e temos certeza que em Pentecostes receberemos O Mesmo Espírito que receberam pois a Liturgia não é apenas recordação de fatos passados mas é revivenciá-los hoje, recebendo neste tempo os mesmos efeitos dos fatos que se celebra.

Se a Ascenção de Cristo é também o envio de Seus discípulos a continuarem a missão de Seu Mestre fica claro por que o Anjo lhes aparece enquanto maravilhados ficam olhando para o Céu depois que O vêm se ocultando em meio às nuvens e diz “homens da Galiléia, porque ficais aí parados a olhar para o Céu? Este Jesus que acaba de subir ao Céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o Céu”. É como se o anjo dissesse para eles e para todos aqueles que ao longo dos séculos se dizem discípulos de Cristo. “avante pusilânimes! Aqui termina a missão de Cristo encarnado e começa a missão do Cristão enviado! Ele voltará para recompensar a cada um conforme as obras que tiver praticado!” Se é a fé que salva, no entanto a fé sem obras é morta e cabe a nós agora continuar a obra de Cristo que, enquanto pregava nunca cessou de socorrer todos os necessitados.

A vida de Jesus sobre a terra não termina com a cruz mas com a Ascenção que é o último Mistério da vida terrena de Cristo, que, juntamente com os Mistérios da Sua Paixão e ressurreição, constituem o Mistério Pascal.
De fato, convinha que aqueles que tinham visto o  Filho de Deus na Cruz fossem também testemunhas de Sua ressurreição para darem o testemunho completo de Sua Missão. É justo que as hierarquias celestes que nunca deixaram de render homenagem à Sua divindade no Céu também prestassem homenagem á humanidade que assumira para nossa salvação.

Assim o Mistério da Ascenção fortalece e estimula nossa esperança do Céu e celebrar este Mistério é celebrar a glorificação humana dAquele pelo qual tudo fora criado e que assumindo nossa humanidade tudo resgatou recebendo debaixo de Seus pés, de Sua humanidade glorificada, a sujeição de tudo o que resgatara com o sacrifício de Sua vida.

Celebra a Ascenção é celebrar a volta para o Pai dAquele que ao vir a nós dEle nunca havia se separado e que ao voltar para O pai não se separa de nós mas continua conosco até o fim dos tempos sob a Presença se inabitação na alma em estado de Graça, pela Presença Sacramental na Eucaristia, pela Presença de Imensidão em toda a obra da criação.

Celebrar a Ascenção é celebrar nosso envio como testemunhas de Cristo pela pregação da Palavra mas sobretudo por uma vida coerente com essa Palavra e pelas obras de serviço e amor como Nosso Mestre ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário