HOMILIA 4° DOMINGO DO TEMPO PASCAL



 DOMINGO DO BOM PASTOR
POR PE. TARCÍSIO AVELINO, TF



O quarto domingo do tempo Pascal é chamado de domingo do Bom Pastor porque todos os anos neste domingo nos é proposto pelo Evangelho a figura do Bom Pastor, continuando a interpretar para nós o evento pascal, respondendo à pergunta, por que é que Cristo morreu? O Evangelho de hoje responde dizendo que Ele morreu por que é O Bom Pastor, quer dizer, o pastor ideal e todo pastor, digno deste nome dá a vida por suas ovelhas, diferentemente dos pastores mercenários que trabalham somente pelo salário, não são os donos das ovelhas, que, não tendo dinheiro para pagar quem delas cuide, conhece cada uma pelo nome, pois é ele que, assistindo a ovelha-mãe no momento do parto, dá o nome a cada ovelhinha que passa a amar como filha, e, de fato a Segunda Leitura nos diz que somos filhos de Deus e o somos justamente porque, como lemos na Primeira Leitura, O Filho de Deus se fez homem para nos salvar, "em nenhum outro nome, a não ser o de Jesus há salvação".
A salvação que Cristo vem trazer transcende infinitamente a tudo aquilo que se costuma chamar salvação, pois a cura do paralítico que provocou tanta admiração dos presentes, como vemos na Primeira Leitura, bem como todos os milagres que Jesus realizou, são apenas sinais da verdadeira salvação que Ele veio trazer, a salvação do homem integral.
Pesquisando na internet sobre o significado da palavra SALVAÇÃO, encontrei o seguinte na Wikipédia "A salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma, pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna (castigo eterno ou condenação eterna) que esperaria depois da morte. Na teologia, o estudo da salvação se chama soteriologia e é um conceito vitalmente importante em várias religiões". Quando João 19: 30 diz: “está consumado”, que é a expressão grega tételestai, ele quer dizer quer tudo está pago. Isto representa a salvação para o cristão. Tudo foi comprado no calvário. Abrange cada fase de nossas necessidades e dura de eternidade a eternidade. Inclui a libertação do pecado no presente e a apresentação contra as invasões do pecado no futuro, Jd 1: 24-25; Tt 2: 11-13.
A salvação significaria um livramento de uma situação de morte bem como a restauração do estado de equilíbrio no qual vivia o homem no Paraíso, mas Cristo, ao morrer no nosso lugar nos elevou a uma condição muito mais elevada do que a que possuíamos antes da queda pois, como lemos na Segunda Leitura nos fez filhos de Deus num estado novo que, ao se consumar nos fará participar de Sua vida divina na medida em que cada um corresponder, neste mundo, aos Seus ensinamentos, até o ponto de sermos semelhantes a Ele e com Ele podermos ser um eternamente. Nos foi dada de graça porque Cristo pagou o preço dos nossos pecados, Ele perdoa TODOS os pecados desde que os confessemos e deles nos arrependamos como lemos em João capítulo vinte e em 1Jo1,8. Todas as práticas acima descritas são as obras que devemos praticar como novas criaturas pois "a fé sem obras é morta" como lemos em Tg.2,14. Isso é o que significa dizer que as ovelhas do Bom Pastor O conhecem como Ele afirma no Evangelho de hoje, quer dizer, vivem em comunhão com Ele já aqui nesta terra deixando se guiar pela Sua voz, ou seja por Seus ensinamentos.

É por isso que a Primeira Leitura diz que em nenhum outro há salvação, porque se tivesse permanecido na obediência bastaria a fidelidade para que o homem fosse trasladado deste mundo ao Céu, depois do tempo determinado por Deus mas, no momento em que o homem pecou, contraiu para com Deus uma dívida infinita que requeria um pagamento de valor infinito, então o Infinito se fez homem e pagou o preço de nossa salvação com uma oferenda de valor infinito, Seu Preciosíssimo Sangue por isso fomos salvos do inferno, ou seja, da eterna separação de Deus, da morte e das trevas e fomos restituídos na comunhão que tínhamos antes mas num grau infinitamente superior, somente por graça e misericórdia de Deus. A Ele a honra, a glória e o Poder para sempre. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário