A PALAVRA DO DO FUNDADOR: HOMILIA DA EPIFANIA DO SENHOR

VIMOS A SUA ESTRELA E VIEMOS ADORAR O SENHOR
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF
A Segunda Leitura nos põe de cheio dentro do significado da Epifania do Senhor, dizendo que os pagãos são admitidos à compreensão do mistério da manifestação de Deus ao mundo e Epifania significa justamente isso, a manifestação de Deus ao mundo, em círculos concêntricos que foram se alargando cada vez mais começando por Maria e José, depois aos pastores e hoje, Maria expõe seus filhos aos magos vindo do Oriente como representantes de todas as nações, os primeiros de uma fila interminável que, como lemos na Primeira Leitura chega de todos os lados do mundo há mais de dois mil anos trazendo suas riquezas para aquele pedacinho de chão no qual Deus escolheu pisar a terra de nosso planeta, de fato, quem vai à Terra Santa pode perceber os templos riquíssimos revestidos de pedras, tapeçaria, riquezas vindas de todas as nações para construir Igrejas em honra dos mistérios de Nosso Salvador que lá viveu encarnado, identificado com a humanidade que viera redimir.
Mas O Evangelho da festa de hoje nos apresenta vários elementos que podemos tomar como as várias atitudes que somos convidados a tomar diante deste Deus que se Encarnou e se MANIFESTOU ao mundo:
1.  A atitude dos reis magos que, apenas vendo o aparecimento da estrela e interpretando este fato como o nascimento de um Rei-Deus seguem-na sem titubear, perseverantemente, não desanimando nem mesmo quando ela desaparece no palácio de Herodes, alegrando-se imensamente quando veem na novamente ao sair do palácio. Aqui devemos imitar a sua fé perseverante que não desanima nem mesmo quando o mundo cruel e assassino com suas densas trevas ocultam o brilho da estrela que nos mostra o caminho que é nossa fé como também pode, esta estrela representa o testemunho dos santos e dos cristãos autênticos de todos os tempos que são, como o foi S. João Batista, setas a nos apontar O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Para São Beda – como para os demais Doutores da Igreja que falaram deles – os três representavam as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Neste sentido, eles representavam os reis e os povos de todo o mundo.

Também seus presentes têm um significado simbólico. Melquior deu ao Menino Jesus ouro, o que na Antiguidade queria dizer reconhecimento da realeza, pois era presente reservado aos reis. 

Gaspar ofereceu-Lhe incenso (ou olíbano), em reconhecimento da divindade. Este presente era reservado aos sacerdotes.

Por fim, Baltasar fez um tributo de mirra, em reconhecimento da humanidade. Mas como a mirra é símbolo de sofrimento, vêem-se nela preanunciadas as dores da Paixão redentora. A mirra era presente para um profeta. Era usada para embalsamar corpos e representava simbolicamente a imortalidade.
2. Somos também convidados a imitar o exemplo da Estrela de Belém que, com seu brilho e movimento indica o local onde está Jesus, no sentido do que dissera o próprio Jesus: "Assim, brilhe a vossa luz para que vendo vossas boas obras glorifiquem O Pai que está no Céu". (Mt.5,16) significando que nossa vida deve ser um testemunho luminoso que atraiam muitos para Cristo que, requer uma busca constante de coerência de nossa vida com nossa fé, nos mínimos detalhes que se expressa pelo significado de cada oferta oferecida pelos magos a Jesus. Vejamos:
3. A atitude dos dons oferecidos pelos magos, ou seja, deixar-nos oferecer ao Pai por Cristo em Cada Missa Celebrada, na patena elevada no altar como nos recomendou S. Paulo: "Oferecei-vos a Deus como hóstia pura, sem mancha" (Rm.12) Assim, vejamos:mDevek0smser como o  ouro que simboliza a realeza é a virtude da Caridade que é o Primeiro e o Segundo mandamentos, que, conforme disse Jesus perfazem o cumprimento de toda A Lei de Deus. Simboliza simboliza toda nossa vida vivida por amor a Deus e ao próximo, oferecida a Deus como oferta a Ele agradável.
Devemos ser também como o incenso, e oferecer não somente nossa oração mas nossa vida inteira, nosso ser transformado numa oração constante de agradecimento a Deus por nossa piedade que despertará sempre nos que nos cercam louvor e Ação de Graças a Ele pela nossa conduta.
E, finalmente devemos ser de tal modo penitentes como o foi também S. Joao Batista que provoque nos outros a contrição pelos seus pecados. Isso por uma vida austera e mortificada de silencio e simplicidade.

Assim estaremos não só como os Reis Magos apresentando-nos como oferta agradável a Deus como levando os outros, como o fez a Estrela de Belem, a descobrirem Este Deus que vem a nós como Criança para nos ensinar que é como crianças que devemos ir a Ele.  

Um comentário:

  1. "Vamos seguir a Estrela e ser um Testemunho luminoso em nossa vidas de Consagrados..
    Feliz Epifania a todos os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima

    ResponderExcluir