A PALAVRA DO FUNDADOR: 22° DOMINGO COMUM ANO B


VOCAÇÃO: CHAMADOS E ENVIADOS POR DEUS
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF
As Leituras deste domingo nos apresenta o exemplo do chamado de  André e do Profeta Samuel para nos ajudar a refletir sobre o tema VOCAÇÃO, que significa CHAMADO.
Deus chama sempre: nos chamou, primeiro, à vida, em segundo lugar chama todos à santidade, especialmente os batizados que são aqueles que tomaram consciência do chamado divino de ser seguidor de Cristo e a Ele aderiram tendo como programa de vida aquilo que Cristo mesmo nos apresenta como norma de vida que pode se resumir nesta frase: "sede santos como O Vosso Pai Celeste é santo". Em terceiro lugar Deus nos chama cada um a um estado de vida diferente, matrimonial, sacerdotal, celibatário  ou celibatário consagrado e, em quarto lugar, segundo o estado de vida de cada um Deus nos chama a missões específicas na Igreja e no dia dia de nossas vidas.
No entanto é difícil escutar a voz sutil de Deus que chama de diversas formas ou por sonhos, visões, revelações, mas principalmente Ele nos chama nos acontecimentos corriqueiros de nossas vidas, sendo necessário, mesmo que o chamado seja feito de forma deistinta que a Igreja reconheça e interprete essas inspirações divinas, como por exemplo, a vocação de Samuel que aparece na Prieira Leitura que só pôde ser compreendida com a ajuda do sacerdote Eli.
Outro exemplo típico temos a vocação dos primeiros discípulos de Cristo que não receberam diretamente de Deus seu chamado, mas, por meio de João Batista que lhes aponta Aquele que chama e ao qual unicamente devemos servir.
Comove-nos neste Evangelho, nãos somente o absoluto desinteresse de João em sua missão de ser voz que prepara os caminhos do Senhor, quando aponta o Cordeiro de Deus e convida seus discípulos por ele preparados, a seguir O Único Mestre. Comove-nos também a atitude de André que, apenas reconhecendo em Cristo o Messias esperado não hesita em conduzir a Ele seu irmão Simão Pedro.
Enquanto a pessoa não descobre qual é a sua vocação, ou seja, sua missão no mundo, não encontra a felicidade e a paz interior, pois não encontra o sentido de sua vida, sendo assim necessárias algumas disposições para se acolher e discernir o chamado e Deus como por exemplo a prontidão, a disponibilidade,e o desejo de conhecer e seguir o Senhor.
Cada cristão, segundo o seu estado de vida é vocacionado ao seguimento de Cristo, à santidade e ao apostolado.
A santidade que é a vocação e todo batizado significa separados do mundo para Deus, mas não para se fecharem para o mundo, mas para que, como João e André possamos conduzir a todos do mundo para Cristo, por isso, por sermos santos, ou seja, consagrados a Deus pelo Batismo, não nos pertencemos mais, como lemos na Segunda Leitura, fomos comprados pelo alto preço do Sangue de Cristo e devemos glorificar a Deus com o nosso corpo, do contrário, feitos, pelo Batismo membros do corpo de Cristo que é a Igreja, se pecamos, prejudicamos todo o corpo de Cristo do mesmo modo que faz sofrer o corpo inteiro quando um membro do corpo humano adoece.
Cristo foi chamado de Cordeiro de Deus porque se ofereceu Ao Pai como vitima de expiação pelos nossos pecados mas não uma vítima qualquer e sim um cordeiro que são animais tão dóceis que nem quando levados à morte não relutam.
Como batizados devemos também nos oferecer a Deus como vitimas  pela salvação do mundo que devemos reconduzir Ao Pai por Cristo, oferecendo-nos em holocausto de reparação pelos pecados do mundo e pela conversão dos pecadores pois, embora Cristo tenha pago o preço dos pecados do mundo inteiro, só pode disponibilizar os frutos de sua redenção para o pecador arrependido ou por aqueles pecadores que se abrem para Sua graça devido a oração e sofrimentos dos cristãos oferecidos Ao Pai por seu resgate.

"Vinde e vede" ou seja segui me e observai, ou contemplai e imitai-me é o convite, o chamado de Cristo a todos nós que lemos no Evangelho de hoje, se obecermos seremos pescadores de homens ou seja, com nossa vida atrairemos muitos a Essa Luz que dá sentido à vida de todos os que andam nas trevas, eis a vocação comum de todo cristão.

Um comentário:

  1. "Venha Conhecer a Comunidade dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima "VINDE E VEDE" é aberta a todas as vocações Leigas e Consagradas sem limite de idade.
    Entre em contato com o Fundador Padre Tarcísio Avelino ( avelino41s@gmail.com)
    .

    ResponderExcluir