A PALAVRA DO FUNDADOR: 3° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B




O PODER LIBERTADOR DO PROFETA
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF

A Liturgia deste terceiro domingo do tempo comum do ano B nos fala da autoridade da Palavra de Deus que o profeta é chamado a tornar presente no mundo, libertando-o da escravidão do mal ao qual foi sujeito pelo homem ao qual Deus havia, desde a criação submetido o mundo.

Assim, a Primeira Leitura e o Evangelho têm profunda ligação pois trata-se da promessa e do cumprimento da promessa. NA Primeira Leitura, o povo apavorado coma as manifestações pavorosas do poder de Deus que acompanhava sempre os fenômenos da natureza quando Deus falava face a face com Moisés, pede a Deus um intermediário que lhes comunique Sua Palavra, tanto medo incute o poder, a força e a majestade de Deus, ao ponto de a Biblia afirmar que ninguém pode ver a Deus e permanecer vivo. De fato, Deus é tão imenso, belo e poderoso que nosso ser não suportaria Magestade, nosso corpo se desintegraria no mesmo instante que O Visse, fazendo-se, por isso, depois do pecado original, a morte na qual a alma, puro espírito como Deus se desprenda do corpo antes de se comparecer na Presença do Juiz ou que o corpo seja glorificado no dia do Juizo Final antes do momento em que O Juiz se tornará a recompensa para todos quantos, como na Segunda Leitura, foram solícitos com as coisas do Senhor.

Continuando, a Primeira Leitura afirma que Deus atendeu ao pedido do povo e sabemos de fato que foram muitos os profetas antes que chegasse o Profeta por excelência, Jesus, que, com Sua vida nos ensina que a missão de todo profeta é não só de anunciar A Verdade e denunciar a mentira e as injustiças, como também de tornar presente e alastrar o Reino que Ele veio inaugurar, com a eficácia da Palavra de Deus e com o testemunho da própria vida, o Reino que Ele veio inaugurar.

Todo batizado, é portanto chamado a ser profeta pois foi configurado a Cristo, Profeta, Sacerdote e Rei, mas dentre os Batizados Deus escolhe profetas para se destacarem dos outros por uma vida celibatária como a de Cristo, que é um constante anuncio de que esta vida é passageira, preparação para a outra vida, a eterna, onde "não nos casaremos nem nos daremos em casamento, pois seremos semelhantes aos anjos do Céu" (mt.22,30), ou seja, seremos assexuados porque o que no sexo é fome de complemento aqui na terra, lá será saciedade de comunhão e Deus nos preencherá de tal maneira que todas as pontes de que aqui necessitávamos para, pela comunhão nos sentirmos completos, cessarão quando Deus será tudo em todos.

Assim, a Segunda Leitura, nos fala dos consagrados, "eunucos por causa do Reino do Céu"  que, no contexto de hoje podem ser considerados os profetas destacados por Deus para que, com a Sua própria vida sejam uma profecia viva da vida eterna.

Se a missão do profeta é fazer acontecer na terra o Reino de Deus, faz parte integral de sua missão libertar tudo e a todos da tirania de Satanás que veio para roubar o que é do Criador, mas que já resgatou tudo pelo preço de Seu Sangue, lembrança constante que devemos ter para não cairmos nem no pecado venial, porta do pecado mortal que nos liga ao Maligno.

É por isso que Cristo, na oração que nos ensinou faz nos pedir constantemente: "livrai-nos do mal" pois embora já tenha derrotado o maligno na cruz, este, tem muito poder no mundo a começar do coração daqueles que, ao pecar rejeitam a comunhão com Deus que Cristo veio restabelecer ao sofrer em Si todas as consequências do pecado, máxime, a morte.


Um comentário:

  1. Todo Consagrado tem a Missão de ser Profeta e Evangelizar.Venha fazer parte dessa família dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Escreva para o Fundador. Padre Tarcísio (avelino41s@gmail.com)

    ResponderExcluir