A PALAVRA DO FUNDADOR: HOMILIA DO BATISMO DO SENHOR
O BATISMO DE JESUS E O NOSSO BATISMO
POR PE. TARCISIO AVELINO, TF

Jesus que se submeteu a todas as Leis de Moisés e de seu tempo, ensinando-nos, com Sua vida a virtude contrária ao vício da desobediência pelo qual entrou o mal no mundo também se deixa batizar por João Batista num gesto de total solidariedade com a humanidade pecadora, santificando as águas nas quais seriam batizados os que seriam Seus discípulos, membros do novo povo que vem inaugurar, a Igreja, que, a partir daí se alastraria por todas nações e em todos os tempos até o fim do mundo.
O Batismo de Jesus é o principal testemunho que O Pai deu de Seu Filho, fazendo ouvir Sua voz dizendo: "Eis o meu filho amado no qual ponho todo o meu agrado", revelando o que aconteceria com todos os que aceitassem o novo Batismo que Ele vem inaugurar, pelo qual apaga o pecado original em nossa alma e nos imprime o sinal dos membros de Sua Igreja, a cruz na qual Cristo pagou o preço de nossos pecados, fazendo-nos filhos de Deus.
Se o Batismo de João era um Batismo de arrependimento dos pecados o que Cristo vem inaugurar é um Sacramento pelo qual a redenção operada na cruz opera em nossa alma apagando não só nossos pecados mas cancelando também toda pena merecida por eles, uma vez que Cristo já pagou todas nossas dívidas com o preço de Seu Sangue, por isso a Primeira e a Segunda Leituras profetizando o Messias como Servo Sofredor que viria tirar os pecados do mundo apresenta-nos Sua Missão que é a missão de todo batizado. Na Primeira Leitura temos: 1. A missão de libertar o povo de toda escravidão indicando-nos que Cristo é O Messias ao qual havia sido profetizado que caberia essa missão;2. A missão de estabelecer a justiça na terra, mostrando que Ele é o único  Sacerdote por excelência já que a missão dos sacerdotes como lemos na carta de S. Paulo aos Hebreus era a de ser um intercessor, uma ponte entre Deus e o povo, oferecendo sacrifícios em expiação dos pecados do povo. De fato, Cristo é o único Ser que tem duas naturezas ao mesmo tempo, a divina e a humana, podendo ser não somente o perfeito intercessor, mediador entre Deus e os homens, como também a única vítma perfeita capaz de saudar as dívidas que toda a humanidade já contraiu e contrairá com Deus até o fim do mundo. E finalmente temos na segunda Leitura a missão de Profeta quando lemos que Cristo foi enviado para anunciar a Boa Nova, já que a missão dos profetas além de denunciar e combater as injustiças era, principalmente a de anunciar A Verdade que desmascara toda injustiça.
Assim, o batismo de Cristo é o nosso Batismo pois santifica as águas nas quais teriam o novo nascimento pelo qual passaria todos os que aderissem a Cristo e celebrar O Batismo de Cristo é celebrar a inauguração do novo povo de Deus a Igreja na qual a porta de ingresso é justamente esse Sacramento que torna operante em cada batizando a redenção operada na cruz apagando em nós a mancha de Satanás, o pecado original e marcando em nossas almas o sinal pelo qual Cristo, O Filho unigênito nos fez filhos de Deus.

Portanto, a celebração do Batismo de Jesus leva-nos, diretamente a uma séria reflexão pois na Segunda Leitura S. Pedro resume toda a vida de Jeusus dizendo que Ele, ungido como O Espírito Santo "andou por toda a parte fazendo o bem", eis a missão de todo aquele, que, pelo Batismo se fez discípulo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário