A PALAVRA DO FUNDADOR

HOMILIA: 1° DOMINGO ADVENTO ANO B

                SENTINELAS NA NOITE
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF
A Liturgia deste primeiro domingo do Advento ano B nos traz a importância da vigilância neste tempo em que mais, particularmente somos exortados a nos preparar para a vinda do Senhor. Ele já veio mas voltará e e necessário que estejamos preparados para recebe-lo, como nos adverte o Senhor na Parábola que nos apresenta no Evangelho de hoje, onde aprendemos que este tempo em que estamos aguardando Seu retorno “é como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa, e mandou o porteiro ficar vigiando. A pergunta que surge de imediato é esta: e qual é a minha tarefa? Ou será que, na Parábola sou o porteiro? A conclusão a que chegamos é que todos somos o porteiro já que não só no inicio desta Parábola somos exortados à vigilância como também toda a Biblia e principalmente em todo o novo testamento, todos os batizados são informados de que este tempo de espera que compreende toda a vida humana na terra, constitui-se de uma vigilância atenta e operante na qual a caridade, a humildade e a fé devem estar presentes em todas as nossas ações e que nossas ações que, na Parábola de hoje Cristo chama de tarefas distribuídas a cada um, constituem-se de boas ações, pois, se na Primeira vinda Ele veio como pastor para salvar, na Segunda Vinda Ele virá como Juiz, para recompensar a  cada um conforme a sua conduta.
“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando será o momento”. Momento de que? O momento em que Ele virá para julgar os vivos e os mortos. Em que consiste este “ficai atentos”? num cuidado com o modo como vivemos cada instante pois não sabemos quando Ele virá e como a maioria dos conterrâneos de Cristo não estavam atentos quando Ele chegou, não perceberam Sua presença por isso não desfrutaram das graças que Ele veio trazer, tão abundantes como lemos na Primeira Leitura, concedidas não ao Povo Eleito, por sua displicência no modo como aguardavam o Messias, mas aos chamados gentios, ou pagãos, que somos cada um de nós que aderimos a Cristo merecendo não mais o nome de gentios mas de cristãos, por termos a honra de sermos discípulos Daquele que deveria ter sido apresentado ao mundo justamente por aqueles que O rejeitaram.
Se toda história dos judeus, povo eleito de Deus é um paradigma para os discípulos de Cristo de todos os tempos, deve encher nos de temor o fato de que o descuido com o qual eles aguardaram o Messias resultou na destruição total de Jerusalém e a dispersão de seu povo que tem durado dois mil anos!! Que homens devemos ser se não queremos ter o mesmo destino que eles pois depois da próxima vinda de Cristo não haverá mais tempo para recomeçar, será o tempo da recompensa segundo a conduta de cada um.
E qual deve ser a conduta de cada cristão? O Evangelho de hoje diz que deve ser a de se dedicar cada um, à tarefa para a qual foi destinado, que, no fundo é a mesma para todos como o próprio Cristo disse; “se Eu vosso mestre e Senhor vos lavei os pés é para que façais a mesma coisa que eu fiz”, ou seja, nossa tarefa é a de servir a todos como Ele O senhor o fez em toda Sua vida que entregou para nossa salvação.
A conduta que espera de cada um de nós é socorrer o próximo em todas as suas necessidades como Ele descreve me Mateus 25 o modo como será o Juízo dizendo “Vinde benditos de Meu Pai tomai posse do Reino pois tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber”... Para que possamos fazer o bem a Segunda Leitura nos lembra que Cristo se encarnou e nos concedeu todos os dons, ou seja, nos equipou a cada um segundo a tarefa que terá que desempenhar segundo a vocação de cada um.

Na Primeira Leitura, vemos o profeta achar a solução para o problema do mal no mundo devido ao mal uso da liberdade do homem, mas Deus se antecipou em nos socorrer vindo ao nosso encontro: “ah! Se rasgásseis o céu e descêsseis! Descestes” e “nunca se ouviu dizer que um Deus tenha feito tanto pelos que nele esperam”. Esperemos por tanto a salvação somente de Deus pois Ele já provou que nos ama tomando a inciativa de vir até nós quando estávamos mergulhados na maldade consequente de nossa ruptura com Ele e nos salvou! Correspondamos portanto, ao Seu amor, manifestando nosso amor por Ele nos serviços àqueles que Ele provou o quanto ama!! Assim não precisaremos temer o juiz que virá para salvar a todos os que Nele esperam. MARANATÁ, VEM SENHOR JESUS!!

Um comentário:

  1. Profunda reflexão sobre o Advento: Temos que estar sempre de malas prontas!
    Amanhã será aberto o Ano da Vida Religiosa Consagrada em Roma. .O Papa Francisco escreveu uma Carta belíssima. "Alegrai-vos" Se você é vocacionado (a)procure conhecer o Carisma dos Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima.Escrevam para o Fundador Padre Tarcísio avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir