Homilia 33 DOMINGO COMUM A Colaboradores de Deus

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A
COLABORADORES DE DEUS 
POR PE. TARCÍSIO AVELINO,TF

Hoje eu gostaria de desenvolver em 10 pontos as leituras da liturgia deste 33 domingo cujo tema de destaque seria a nossa responsabilidade em administrar os dons que Deus nós confiou. 
O primeiro ponto é o vs 14 do Evangelho onde Jesus fala de se mesmo referindo-se a um homem que confiou seus bens a adnistraçao de seus empregados antes de viajar. Só gostaria de esclarecer que estes empregados somos nós e que os talentos trata-se não só dos bens materiais como também dos Dons infusos recebidos no Batismo, como também dos dons efusos ou carismas que o Espírito Santo concede a cada um capitando-nos para o serviço que devemos, como discípulos de Cristo prestar ao nosso próximo. Além disso, as doenças e as condições de cada um como de pobreza, viuvez ou orfandade também são talentos confiados por Deus a nós já tudo se converte em bem quando entendemos que tudo quando aceito como vindo de Deus ou por Ele permitido pode ser oferecido em reparação de nossos pecados e pela conversão dos pecadores senão não seriamos exortados pela Palavra de Deus que nos ensina: "por tudo dai graças pois está é a vontade de Deus a vosso respeito" ( 1Ts.4,16) ora, como dar graças pelas adversidades sem perceber tudo como dom de Deus?
O segundo ponto é esclarecer que o lucro apresentado ao patrão quando do seu regresso trata-se do bem que temos a obrigação de fazer com tudo o que de Deus recebemos enquanto aguardamos vigilantes seu regresso como um ladrão conforme lemos na segunda leitura que nos ensina que como filhos da luz que somos temos que trabalhar sempre, ou seja, não perder a oportunidade de fazer o bem já que Ele virá, como sabemos, para retribuir a cada um conforme as suas obras.
O terceiro ponto é comentar que a Parábola afirma que "depois de muito tempo" o Senhor voltou. De fato dois mil anos se passou desde a scenção de Jesus mas aqui afirma que seguramente Ele regressará.
O quarto ponto é o vs 22 onde o senhor afirma ter nos dado pouco o que não nos pode confundir fazendo-nos pensar que pode ser que alguém possa não receber os dons necessários para su salvação pois como nos afirma S. Paulo: " não vos falta dom algum enquanto aguardais o dia do senhor.
O quinto ponto é que o terceiro servo diz ter enterrado, por medo, seus talentos o que nos prova que o medo paralisa- nos pelo que, mais de 365 vezes aparece na bíblia a seguinte odem: não tenhais medo. Devemos fazer exatamente o contraio do que nossos medidos mos ordenam e o ùnico medo que realmente devemos ter é o de ofender a Deus, ou seja, o despeças.
O sexto ponto é um esclarecimento ao que diz Jesus no vs. 29: "ao que tem será dadoemais e ao que não tem, até o que julga ter lhe serà tirado.orque somente ao que usou seu dom para servir Deus dará mais ao passo que, realmente não tem sentido dar um presente para quem não vai usar.
Finalmente o sétimo ponto ē a conclusão de que devemos ser como a mulher diligente da Primeira Leitura que trBalha incansavelmente para administrar e fazer render o salário que seu marido lhe põe nas mãos se não queremos ser lançados fora no fogo do inferno como o Evangelho nos faz ver que assim como haverá uma recompensa para os justos também haverå um castigo para os que se negaram a servir com os Dons que recebeu do Senhor

Um comentário:

  1. Multiplicar os Talentos recebidos: Jovem ! Venha conhecer o Carisma dos Tersinianos
    Escrevam para o Fundador:avelino41s@gmail.com

    ResponderExcluir