33° DOM. COMUM - CRISTO REI DO UNIVERSO 

POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

A celebração de hoje é uma síntese de todos os mistérios de Cristo celebrados ao longo do ano, por isso, é também a conclusão do Ano Litúrgico onde nos lembramos do que nos diz em 1Cor. 15,25: "É necessário que Cristo reine até que tenha posto todos os Seus inimgos debaixo de Seus pés" e, como lemos na Segunda Leitura: "o último inimigo a ser destruído será a morte porque foi pelo pecado que Cristo deixou de reinar justamente no coração daqueles aos quais Deus havia confiado o domínio sobre a terra dizendo: "crescei, dominai e subjugai a terra". 
Deus já havia encarregado o homem de dominar a terra antes deste cair no pecado da separação de Deus e daí, quando o homem desobedeceu o Rei do Universo para obedecer ao Maligno o mal passou a reinar neste mundo até que Deus se encarnou para, com Sua vida desmascarar a face do mal, permitindo o que O Maligno lhE infligisse tudo o que os homens teriam que sofrer como consequencia de sua ruptura com Deus, a fonte de todo o bem.
Na cruz do calvário Cristo desmascarou até onde vai a maldade do homem sem Deus e até onde vai o amor de Deus pelo homem. Na cruz do Calvário Cristo desmascarou os propósitos daquele que havia seduzido o homem no Paraíso, o diabo, e revelou a verdadeira identidade do homem pois quando O Filho de Deus se fez homem não deixou de ser Deus para revelar ao homem sua dignidade de filho de Deus, herdeiros de toda a criação que o homem havia entregue no poder daquele que só quer a nossa destruição.
É necessário que Cristo reine em nossos corações para que nele não reine O Maligno,  pois não existe, para Satanás casa vazia, ou é ocupada por Deus, O Único capaz de barrar sua entrada, ou é habitada por ele que não perde tempo em dominar a tudo e a todos com seu ódio vingativo contra Deus e contra Seus filhos. É necessário que Cristo reine sobre o universo porque sendo Ele o criador e o resgatador de tudo, é o dono de tudo, que, portanto merece e tem condições de tudo governar.
Mas o reinado de Cristo é muito diferente do reinado deste mundo que se impõe pela força e poder, O Todo poderoso se revelou a nós em Seu Filho, para, com Seu amor nos atrair sem nos forçar, por isso o reinado de Cristo não se mostra ainda, mas se dá a partir de cada coração que a Ele adere pela fé e pelo amor até chegar o dia, como lemos no Evangelho que virá devolver ao Pai todo o universo, incluindo aqueles aos quais tudo havia submetido, mas somente aqueles que, livremente a Ele tiverem aderido pela fé.
O Evangelho de hoje mostra que Ele não exigirá de nós grandes obras, mas somente as obras de misericórdia, pois se amar é servir, não terá condições de se unir Com O Amor eternamente, quem a Ele não tiver se assemelhado por uma vida de doação semelhante a Sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário