A PALAVRA DO FUNDADOR:
HOMILIA DO II DOMINGO DO ADVENTO ANO B

PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR!
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

A Liturgia deste Segundo domingo do advento nos apresenta dois movimentos entre o homem e Deus, Deus que vem até nós e nós que deveríamos corresponder a Sua Misericórdia e condescendência pois a imagem que nos é apresentada na Primeira Leitura é do profeta anunciando a um povo que há muito tempo estava no exílio amargurado com o peso da consciência, pelos pecados cometidos e viam no exílio um castigo de Deus. De fato, embora Deus permita sempre que soframos as consequências de nossos pecados nunca envia sofrimentos como castigos mas os permite para que nos lembremos dEle e nos arrependamos dos pecados cujas consequências sempre é a dor e a morte. Asssim, depois de muitas décadas, quando o coração do povo já estava disposto para receber o perdão de Deus Ele dispõe as coisas para que o povo possa voltar a sua pátria e o Profeta anuncia essa boa notícia nos moldes que deveria se proceder num tempo em que as estradas não eram cuidadas mas somente quando por elas deveria passar alguma autoridade importante com sua comitiva, era então enviados embaixadores encarregados de avisar os povoados ao longo das vias por onde deveria passar encarregando os moradores de preparar os caminhos. É assim que o profeta dá a mensagem:  “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”. Mas, como sabemos toda profecias tem diversos níveis, também esta aponta para aquele tempo imediato, para o tempo que antecedeu a primeira vinda do Messias no natal bem como o tempo em que voltará em poder e glória, tempos lembrados neste tempo de Advento.
O tempo litúrgico do Advento pode ser considerado como o resumo de toda a vida humana desde que o homem pecou contra Deus um tempo de espera do restabelecimento da comunhão perdida no Paraíso que vai, desde o Genesis até o Apocalipse, ou seja, desde a criação até o fim do mundo.
Sempre é Deus quem toma a iniciativa, tanto de nos criar como também de nos resgatar dos pecados quando veio a nós como criancinha na mangedoura do presépio, para nos preparar para o grande e tremendo dia em que voltará para restabelecer definitivamente a comunhão ansiada pelo homem de todos os tempos mas que só será possivel para aqueles que corresponderam as indicações dadas por Sua Vida e pela Sua Palavra que hoje nos pede para endireitar os caminhos para que Ele volte.
 A Segunda Leitura nos exorta a não desanimar por sua aparente demora pois o tempo de Deus não é o nosso e “Ele está é usando de paciencia” para conosco, dando nos o tempo necessário para nossa conversão para que um maior numero se salve.

Assim, enquanto nos aproximamos do Natal somos exortados, hoje, a imitar João Batista que aplainou os caminhos do Senhor preparando para Ele corações bem dispostos para recebê-Lo para que conformando nossa vida com Sua Palavra de Luz, esetejamos preparados para encará-Lo pois Ele é a Luz do mundo, muito mais forte do que o sol do meio dia e só estará preparado para encará-lO, quem em luz tiver se transformado, pela prática do amor e da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário