XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM C




SE TIVERDES FÉ
POR: PE. TARCISIO AVELINO, TF
 O PODER DA FÉ
A  Liturgia de hoje nos ensina sobre o poder da fé mostrando que mesmo que seja pequenina como um grão de mostarda que é segundo a Bíblia o menor de todos os grãos mas que torna-se a maior de todas as hortaliças.
Sabemos que a fé é um dom de Deus que recebemos no dia do Batismo, ora, também sabemos que Deus não é mesquinho e que não faz nada imperfeito, por isso não poderia de modo algum nos dar uma fé insuficiente para realizarmos tudo o que precisamos com ela, então a conclusão que tiramos é que se Cristo compara a fé como o menor dos grãos não é para dizer que é possível que alguns a tenham tão pequena mas para mostrar que não importa o tamanho de nossa fé o que importa é termos fé porque por menor que ela fosse podemos grandes coisas com ela.
Na Primeira Leitura vemos o que comumente acontece com muitos de nós quando vemos a maldade imperando e o ímpio parecendo sempre triunfar em detrimento do justo que não aceita os meios ilícitos para vencer na vida. O profeta Habacuque queixa-se a Deus: “Senhor, até quando chamarei sem que me atendas. Porque me fazes ver iniquidades quando Tu mesmo vês a maldade?” Deus lhe responde: “Escreve esta visão (...) refere-se a um prazo definido (...) se demorar espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. Quem não é correto vai morrer, as o justo viverá por sua fé”. Deus pede que não desanimemos mas que creiamos que Ele está no controle de tudo. De fato o salmo 120 diz que não dorme nem cochila Aquele que te guarda e te vigia. Então se “Deus é amor” só pode permitir o mal para dele tirar um bem como lemos em Romanos 8,27 que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Deus permite o mal para respeitar a liberdade do homem que escolhe viver longe dele que é O Amor, ocasionando então todas as consequencias provocadas pelo ódio e pelo egoísmo mas Deus que já provou em Seu Filho o quanto nos ama e que é fiel, promete que a vitória do mal no mundo, que fez sofrer terrivelmente o Seu próprio Filho encarnado tem um prazo definido que findará no tempo por Ele determinado e que só vai alcançar a vitória de não sucumbir às tentações e viver eternamente aquele que colocar a sua fé em prática, ou seja, o justo.
Mas o que significa colocar a fé em prática? Significa, continuar, mesmo em meios às maiores adversidades, confiando e esperando em Deus. Isso é o que S. Paulo pede ao bispo Timóteo na Segunda Leitura: “Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” Embora, Paulo se refira aqui ao Dom do sacerdócio, podemos aplicá-lo ao Dom da Fé e a todos os dons. Todos os dons devem ser reavivados pelo exercicio constante que deles devemos fazer nas situações que deles necessitarmos ao longo do nosso dia.
Assim o Dom da Fé deve ser exercitado, dizendo às “amoreiras e montes” que bloquearem nosso caminho no dia a dia: “arranca-te daqui e planta-te no mar”. É claro que isso é possível pela fé. Se é possível para um paranormal com a força de sua mente, quanto mais o é possível por aqueles que pela fé se unem ao Deus Todo Poderoso como lemos em Hebreus 4,13: “Tudo posso nAquele que me fortalece” Tudo é tudo, embora a amoreira á qual Cristo se refere aqui seja apenas uma figura bem como os montes que nos textos paralelos a este Evangelho, Ele se refere afirmando também ser possivel transportá-los pelo poder da fé, sejam apenas figuras de exemplos, Ele através disto nos ensina que “Tudo é possível ao que crê” e que justamente porque pela fé nos unimos ao Deus dos impossíveis, não importa o tamanho que ela tenha mas sim o tamanho do Deus no qual a depositamos.

Com a parábola do servo inútil Cristo nos ensina a não nos ensoberbecermos se com nossa fé virmos grandes milagres serem operados através de nós pois quem tudo faz é Deus, somos apenas servos inúteis que nEle depositamos nossa confiança, sempre lembrados que se Ele quer contar conosco não é porque de nós precise mas simplesmente para partilhar conosco a alegria que o Pai sente quando vê um filho regressar  em Sua casa. É isso que Ele quer que façamos com nossa fé, que a usemos para atrair muitos a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário