DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA
 
FAMÍLIA, UMA ESCOLA DE ADMISSÃO AO CÉU

POR: PE. Tarcísio Avelino, TF

Não podia ser diferente. Convém que seja dentro do tempo do natal que celebremos o dia da Sagrada Família, porque, diante do presépio, depois de nos demorarmos na contemplação do Menino-Deus nossos olhos se voltam imediatamente para o contexto da cena e nos deparamos logo com a presença de Maria e de José e nos damos conta de que o centro do presépio é formado de tres pessoas e não é dificil, lembrando que este menino é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, intuir que Ele é o Elo de ligação entre a Trindade do Céu e a Trindade da terra. Se prosseguimos em nossa meditação logo chegamos a conclusão que se Deus escolheu uma família para vir até nós Ele quer que vamos a Ele por meio de uma família. Isso é o que nos ensinam as leituras da Liturgia de hoje na qual o exemplo de Jesus nos mostra que, embora Ele ordene em Seus mandamentos que honremos pai e mãe, como lemos na primeira e segunda leituras, quando se trata dos interesses de Deus nada podemos antepôr à Sua Santíssima Vontade.
"Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo me ocupar das coisas de meu Pai? Obedecer e honrar aos pais sim, mas quando as preocupações humanas de nossos pais, como a de Maria e José, pela nossa segurança, bem-estar e proteção se antepõe à Vontade de Deus, muitas vezes temos que romper com nossos pais e família para seguirmos nossa vocação. Quantos pais viraram a cara para seus filhos quando estes, atingindo a maioridade, se decidem a partir para o seminário ou para o convento! Isso não quer dizer que o filho desobedeceu os pais, porque a honra e a obediencia que lhes prestamos é por causa da autoridade e missão que Deus lhes confiou de nos conduzir ao cumprimento de Sua Santíssima Vontade!!!
As únicas coisase que se dizem de Jesus desde seu nascimento até até o início de Sua vida pública é de sua Apresentação ao templo quando se completaram oito dias e este fato de sua perda e reencontro no templo onde aparece a única frase por Ele dita neste período de Sua infância, adolescência e juventude: "Porque me procuráveis? Não sabíeis que eu devo me ocupar das coisas de Meu Pai?" ou em outras traduções: "que eu devo estar na casa de Meu Pai" que dá no mesmo pois estar na casa do pai é o mesmo que estar no Pai, estar em Deus, estar no Céu, para o que se exige ocupar-se das coisas do Pai, ou seja, viver para fazer a Vontade do Pai.
Assim, a lição que nos dá a Sagrada Família é justamente a lição da submissão, a lição da obediência: "era-lhes obediente". Essa é a frase que resume 90 por cento da vida de Cristo enquanto esteve encarnado entre nós. Justamente para nos dizer que se foi pela desobediência que o mal e toda desordem entrou no mundo, é pela obediência que voltamos à comunhão com Deus. É por isso que a segunda leitura recomenda a solicitude e submissão mútua na comunidade e principalmente no seio da família e é por isso também que a primeira leitura cerca de tantas promessas a obediencia ao mandamento de honrar pai e mãe.
De fato o mandamento de honrar pai e mãe é o único mandamento seguido de promessas, 7 para sermos mais precisos conforme lemos na Primeira Leitura extraida do livro do Eclesiástico 3,3-14: pela obediencia a este mandamento:1. se alcança o perdão dos pecados,2. Se evita cometer novos pecados,3. se ajunta tesouros, ou seja, méritos para o Céu,4.terá alegria com seus próprios filhos,5. terá sua oração atendida no dia em que orar,6. terá vida longa, ou seja, a vida que nao tem fim, a vida eterna, e finalmente, 7. "A caridade prestada a teu pai servirá para reparar os teus pecados". Meu Deus! Porque tantas promessas cercando este único, dentre todos os dez Mandamentos? Justamente porque a família é a Escola para o céu, é nela, em primeiro lugar que se recebe o amor que nos capacita a amar, e só poderá habitar em Deus quem souber amar porque Deus é amor!
Se amar é servir, então se entende porque a família se reveste de tanta importância no plano divino de nossa salvação, porque Deus é Comunidade de A mor na qual As Tres pessoas se dão inteiramente umas as outras.
Celebrar a Sagrada Família é aprender a lição de que Cristo veio a nós por meio de uma família para nos ensinar a viver na família que é Deus.
"E era-lhes obediente" eis a frase que resume todos os trinta dos trinta e tres anos da vida do Verbo de Deus quando esteve encarnado entre nós para nos ensinar no seio da Sagrada Família que se foi pela desobediencia que entrou o mal e a desordem no mundo é pela obediência que reencontraremos a paz e a felicidade; se foi pela desobediência que o homem rompeu com Deus é pela obediência que se retorna a Deus, e isso aprendemos no seio de uma família porque se se obedece verdadeiramente, quem ama, e o amor para se obedecer se recebe e se aprende no seio da família.
É por isso que satanás tem tanto ódio da família. Nunca ela foi tão atacada e vilipendiada como agora por isso nunca foi tão urgente defender a família e sua honra como agora!! Um gesto concreto para isso seria banir de nossos lares as novelas, principalmente de certas emissoras que vão, pouco a pouco, minando de nossa mente os verdadeiros valores de respeito, obediencia e fidelidade, principalmente de perenidade do vínculo matrimonial tão necessário para o equilíbrio psicológico de nossos filhos e, consequentemente da sociedade!! Porque temos que nos assustar quando vemos seres humanos transformados em verdadeiros monstros capazes de matar centenas de crianças numa escola, de matar, com requintes de crueldade seus próprios pais, filhos e esposa? Porque não nos importamos quando entram em nossas casas músicas e novelas, cenas da internet que degradam a família, célula-mãe da Igreja e da sociedade! É preciso nos unirmos a tantos abaix-assinados e movimentos que tentam impedir a aprovação de leis iniquas que ameaçam nossas famílias como por exemplo, a aprovação de casamentos contra a natureza criada por Deus. Nunca podemos desprezar a ninguém, mas nunca devemos aceitar os atos e atitudes daqueles que desprezam a Deus e a Seus mandamentos que se resumem numa ordem: SEJAM FELIZES!

2 comentários:

  1. As novelas são um grande perigo para as famílias pois mostram de uma forma "natural" absurdos que vão contra a nossa moral cristã, como o casamento gay, a união de um homem com várias mulheres ou vice-versa...A sua postagem foi muito boa!! Poste fotos da comunidade para que possamos conhecer melhor aí.Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Padre Tarcísio o grande problema das vocações religiosas é a formação na Família! Um jovem que não obedece a seus pais e não reza,certamente vai ser envolvido pelo Mundo materialista.Ficar e não casar! ter filhos fora do casamento.Só um grande milagre pode mudar essas vidas. CASAMENTO É UM SACRAMENTO!A grande lição da obediência só pode ser vivida na vida religiosa se tiver raiz profunda, uma casa construida sobre a Rocha.DEUS É COMUNIDADE! Feliz Ano NOVO a todos os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima!Que seus jovens vocacionados sejam obedientes e saibam dar Testemunho de vida!Tudo que Deus permite esconde graça!

    ResponderExcluir