III DOMINGO DO ADVENTO
O SENHOR ESTÁ PRÓXIMO
por: PE. TARCISIO Avelino
 
A Liturgia de hoje nos exorta à alegria nas duas primeiras leituras e esse é o motivo pelo qual hoje é chamado DOMINGO DA ALEGRIA, "porque o Senhor está perto". É realmente uma ordem que nos dá a segunda leitura, por este motivo. "Alegrai-vos SEMPRE no Senhor" e essa palavra "sempre", só é possível se fôr uma alegria no Senhor. Ou seja, por saber que Ele está perto não só porque se aproxima o dia do Seu Natal, como também por Ele estar presente na Sua Igreja, nos Sacramentos, na pessoa dos irmãos e nos ministros sagrados mas principalmente porque a cada dia que passa se aproxima o dia em que o Senhor voltará para, como diz S. João Batista no Evangelho, com sua pá recolher o trigo no celeiro e jogar as palhas no fogo do inferno. Essa palha é tudo aquilo que não é fruto, só vai entrar no fogo do Espírito Santo, que é o fogo do amor, quem tiver produzido frutos do amor, que se traduz em serviço ao próximo, por amor a Deus e ao próximo.
O Evangelho de hoje mostra tres categorias de pessoas perguntando a mesm coisa para João, as multidões, os cobradores de impostos e os soldados: "o que devemos fazer?" Essa é a pergunta que deve brotar expontaneamente de cada coração que escuta a mensagem de conversão que João vem anunciar para nos preparar para a vinda do Senhor, o que devemos fazer? Foi a mesma pergunta que fizeram as multidões que ouviram a pregação de Pedro no Cenáculo no dia de Pentecostes, e é interessante que todas as respostas de João foi no sentido do uso dos bens materiais, pedindo que não só não lesemos a ninguém, como também que aprendamos a nos contentar com aquilo que temos, pois a Bíblia diz que o amor ao dinheiro é causa de toda espécie de males (ITm.2,6) justamente é o dinheiro que alimenta nosso orgulho de querer ser como Deus, que consistiu no pecado original, raiz de todos os males.
O que devemos fazer? Essa pergunta brotou quando aquela multidão que procurava João viu a sua maneira santa e penitente de viver, ele falava aquilo que vivia. Essa deve ser a nossa atitude para que possamos nos alegrar pela lembrança de que O Senhor está próximo, dentro de nós!!! Ora, se a fonte de toda alegria está dentro de mim porque vou me entristecer pelas circunstancias, se são sempre passageiras? Além disso se o amor lança fora o temor, quem ama verdadeiramente a Jesus se alegra sabendo que a cada dia se aproxima o Seu regresso glorioso, pois se é certo que se lançará alguns na fornalha do inferno não é com um gesto Seu mas porque Sua Luz infinita não poderá ser suportada por aqueles que tiverem sido encontrado nas trevas e estes mesmo se lançarão nas trevas do ódio nas quais viveram a vida toda os que viviam no pecado. Para os que lutam sem cessar para responder aos apelos do Senhor, a proximidade de Seu regresso é ocasião de alegria, jamais de temor, confiantes de que Sua misericórdia excede infinitamente à Sua justiça, "porque sabe de que barro fomos feitos" (Sl. 102). Por isso alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos!!!

Um comentário:

  1. DOMINGO DA ALEGRIA" O SENHOR ESTÁ PROXIMO!
    "Quem AMA CONFIA"Belíssima Homilia Padre Tarcísio,confie empre na infinita Misericórdia de DEUS.Ir Maria Letícia do Sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir