I DOMINGO DO ADVENTO C

            VEM SENHOR JESUS!

                                                      POR: Pe. Tarcísio Avelino, TF
Neste primeiro domingo do advento temos, já um panorama do que significa este tempo forte da liturgia onde, com Maria esperamos o Messias que virá no Natal, mas não só isto, lembramos neste tempo as tres vindas de Nosso Deus em nosso meio não somente em Sua primeira vinda no Natal como também sua vinda intermediária na pessoa de cada irmão e nos Sacramentos, pariticularmente na Eucaristia, bem como nos lembramos de Sua vinda no último dia, no Juízo Final. Neste sentido a primeira leitura fala da primeira vinda do Senhor referindo-se a Sua Encarnação no ventre de Maria como uma sementinha boa que, caída na terra boa do corção da Virgem foi crescendo e se desenvolvendo até se tornar homem como nós e poder nos justificar sofrendo em si as consequencias do nosso pecado, perdoando-nos e ao mesmo tempo, cancelando nossa culpa, essa é a finalidade de toda a história da salvação que será consumada no último dia quando Ele voltará como Juiz como lemos no Evangelho onde, somos recomendados a estarmos vigilantes para podermos escapar de tudo o que vai acontecer e ficarmos de pé na presença dO Santo dos Santos, que, por ser tão terrível, tem constantemente a Seus pés, prostrados todos os Anjos que rezam sem cessar, Santo, Santo, Santo, por isso o Evangelho de hoje fala de uma profunda transformação pela qual passará este mundo antes de poder recebê-lO de volta. Se Ele é tremendo e o mundo inteiro terá que ser purificado numa convulsão caótica para ser purificado das manchas de pecado com as quais os homens submeteram a natureza, que santidade de vida não devemos ter para poder ficar de pé na presença deste Deus terrível em poder e majestade!!! Somos advertidos à vigilancia constante para que nosso coração não fique pesado pela gula e pelas bebedeiras, do contrário, não poderemos resistir às constantes tentaçõe com as quais Satanás a todo momento não cessa de nos submeter para nos afastar de Deus, só poderá encarar de frente este Juiz que é A Luz do Mundo, quem em luz tiver vivido, correspondendo sempre às graças que O Espírito Santo não cessa de nos conceder, correspondente às tentações pelas quais passamos. E a segunda Leitura nos ensina, justamente, como ser pouco a pouco transformados em luz: é pelo amor com o qual recebemos Cristo na pessoa de cada irmão. Ele vem a nós a todo instante através do nosso próximo como nos ensinou: "tudo o que fizerdes ao menor de meus irmãos é a mim que o fizestes". É pelo amor que somos transformados em Luz porque a Luz é Cristo, Cristo é Deus e Deus é amor, portanto a vigilância à qual somos exortados neste advento é no sentido de jamais deixarmos escapar nenhuma oportunidade de amar, principalmente às pessoas mais difíceis pelas quais temos uma natural ou devida antipatia. 
Por outro lado, se amar sempre é um desafio, nesta vinda intermediária de Cristo, no nosso dia-dia temos também a vinda dEle nos Sacramentos, destacando-se a Eucaristia, no qual O Próprio Amor se entrega a nós capacitando-nos a amar como Ele nos amou, com o Seu próprio amor.
Sendo assim, se por um lado causa um certo temor saber quão terrível será a purificação do mundo para receber o Justo Juiz, ao mesmo tempo, para aqueles que se esforçam para estar em condições de ficar de pé diante dEle, quando Ele vier, todos os sinais de Sua vinda são motivos de júbilo pois indicam que chega logo, Aquele pelo qual nossa alma tanto anseia, cansada de ver nossos semelhantes transformando-se em monstros quanto mais se distanciam da forma na qual fomos talhados, à Sua imagem e semelhança!!! MARANATÁ, VEM SENHOR JESUS. FELIZ ADVENTO PARA TODOS!!! PE. TARCÍSIO

Um comentário:

  1. Padre Tarcísio "Tudo que DEUS permite esconde graça" Confiando na infinita Misericórdia de Deus vamos aguardar com Amor a sua Volta,vivendo o Advento na oração e no sacrifício.seja Bem vindo a Maraba e a Comunidade do qual é Fundador.
    Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima
    O Bom Deus o chamou e escolheu.Para Evangelizar!O Bom pastoe dá a vida por suas ovelhas!Peço sua Bênção Ir Maria Letícia

    ResponderExcluir