IV DOMINGO DO ADVENTO C

ELE MESMO SERÁ A PAZ
 

POR: PE. TARCISIO AVELINO

A Liturgia de hoje nos apresenta no encontro de Maria com sua prima Isabel o fato da proximidade que nos separa do natal dO Filho de Deus entre nós. No encontro destas duas mães miraculadas vemos tres coisas: Primeiro, o encontro da humanidade que, desde Adão e Eva busca desesperadamente a Deus quando, sem o saber, buscam fora dele a felicidade e a paz, que a primeira leitura afirma ser o próprio Deus Encarnado. De fato, se tomarmos como ausencia de paz a palavra conflito, guerra ou desavença ou desarmonia, vemos que Deus se encarnou justamente para sofrer em si as consequencias de nosso pecado, pelo que, a Segunda leitura afirma que Deus não se agradou do sacrifício de animais por isso se Encarnou: "Tu não quizeste vítima nem oferenda mas formastes me um corpo", porque o sacrifício de animais ofertadas a Deus não era capaz de restabelecer a harmonia que a ruptura com Deus pelo pecado causou não só no interior do homem e da humanidade como também em toda criação, só havia um jeito de restabelecer esta harmonia, O Próprio Deus se inclinar sobre os homens e nos dar Seu perdão. Foi o que Ele fez assumindo nossa carne no ventre de Maria para pagar em nosso lugar o salário do pecado, que é a morte, como Deus não pode morrer pois é eterno, entrou no tempo, e assumiu nossa condição humana para morrer em nosso lugar, já que, sendo Deus justo, e justiça consiste em dar a cada um o que lhe é devido, fundamento da paz, Deus se fez homem para poder dar a satanás o que lhe era devido por causa de nossos pecados, o direito de fazer morrer os filhos de Deus que a ele haviam aderido, por não poder fazer morrer o próprio Deus do qual se separara desde o princípio, por livre e espontanea vontade.

O segundo significado que podemos tomar no Encontro de Maria com Isabel é o encontro da Igreja com Seu esposo, uma vez que os passos que Isabel e Maria deram uma em direção a outra representam os passos que a Igreja dá todos os dias até a eternidade de alegria sem fim e os passos de um Deus apaixonado que desde o início da criação toma sempre a iniciativa de vir ao nosso encontro.

E finalmente podemos ver no encontro de Maria com Isabel, o encontro do Novo Testamento que Cristo vem inaugurar, com o Antigo no qual João está na fronteira, como último e mais feliz de todos os profetas, único que teve a felicidade de apontar com o dedo O Esperado de todos os tempos, predito por todos os profetas.

"Como posso merecer que a Mãe do Meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos a criança pulou de alegria no meu ventre". Com certeza Zacarias deve ter contato a Isabel, por meio de sinais ou escrita, a profecia que o Anjo lhe dera a respeito de que seu filho prepararia para O Senhor um povo bem disposto e que seria cheio do Espírito Santo desde o ventre materno" por isso a expressão mãe do meu Senhor revela o conhecimento que Isabel, como esposa de um sacerdote detinha que O Messias quando viesse, batizaria com o Espírito Santo.

"Ele mesmo será a nossa paz" porque sofrendo em si as consequencias de nossos pecados "destruiu o muro que nos separava de Deus" e, ao nos reconciliar com O Pai, e conosco mesmos, religou-nos Ao nosso Princípio e fundamento restituindo a harmonia na humanidade e na criação, preenchendo o vazio que o pecado deixara no coração do homem que só Deus poderia preencher impedindo-nos de coisificar as pessoas e de depredar a natureza que nos fora dada para a dominarmos, pela tentativa desenfreada que o pecado causou de tentar preencher o com coisas o pessoas o Lugar de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário