VIGÍLIA PASCAL: "ELE RESSUCITOU!"
POR: PE. TARCÍSIO AVELINO, TF

As leituras deste dia da Vigília Pascal são um verdadeiro resumo de toda a História da Salvação, que vai desde a criação do mundo(Primeira Leitura) até Pentecostes, já que a sétima leitura, extraída do livro do Profeta Jeremias é uma descrição do que aconteceria com cada pessoa depois do envio do Espírito Santo em Pentecostes, que foi o coroamento da História da Salvação embora ainda ainda faltando o Juízo final, já que com Pentecostes Cristo coroou Sua missão de salvação da humanidade. “Derrarei sobre vós uma água pura e sereis purifcados... tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um novo coração”...
Foi exatamente isto que Cristo fez em sua missão sobre a terra, levou sobre si as consequencias do nosso pecado morrendo a nossa morte, quebrado o muro do pecado que nos separava de Deus, e, pelo Seu Espírito derramado em Pentecostes a nós dado no Batismo, fez de nós filhos de Deus.
Sendo assim vemos que A Paixão e morte de Cristo foi a resposta de Deus à maldade do homem: resgatar o homem para a felicidade para a qual fora criado, devolvendo sua condição de filhos, pela qual podemos recobrar a comunhão com Deus por toda a eternidade.
Sedo assim, as leituras de hoje não só resumem para nós os motivos pelos quais O Filho de Deus se encarnou, sofreu e morreu, como também nos relatam o modo pelo qual nos apropriamos dos frutos de Sua obediência Ao Pai, bem como a missão daqueles que aceitaram a oferta gratuita de Seu perdão oferecido na cruz. Vejamos primeiramente o  qual foi a missão de Cristo neste mundo para depois passarmos aos benefícios que a humanidade recebeu com o coroamento desta Sua missão e qual é a missão daqueles que aderindo a  Ele se fazem seus discípulos.
1.    A segunda leitura nos mostra que Aquele que morreu crucificado foi O Cordeiro que o Pai providenciou no lugar do filho de Abrão, simbolizando o direito que Satanás tinha sobre cada pessoa que, desobedecendo a Deus se faz filho daquele que foi desobediente desde o princípio. Se quizermos colher os frutos da Redenção de Cristo precisamos ser obedientes como Ele o foi até a morte.
2.    Pela terceira leitura vemos que O Verbo Encarnado é a coluna de nuvens que abriu caminho no mar vermelho, protegeu e guiou Israel em sua travessia para a terra prometida, vendo sepultados seus inimigos enquanto saía livre da escravidão, símbolo da nossa libertação da escravidão do pecado e da vida nova que recebemos pelo batismo cujas águas são santificadas por Cristo, simbolizado no Círio pascal assim como Cristo mergulhou nas águas do Rio Jordão para santificar as águas nas quais seriam batizados todos os que nEle viessem a crer.
3.    Pela quarta leitura vemos que a missão de Cristo neste mundo foi desposar a nossa humanidade decaida pelo pecado para elevá-la novamente a nossa condição de filhos de Deus do mesmo modo como uma mulher adúltera que é perdoada pelo marido que, ao recebê-la devolve-lhe a dignidade que havia perdido quando repudiada por seu adultério. O pecado é o adultério do homem contra Deus nos criara para Si.
4.    Pela quinta leitura vemos que a missão de Cristo foi fecundar esta terra com a Palavra de Deus pela qual tudo foi recriado da mesma maneira que tudo havia criado desde o principio (primeira leitura).  
5.    A oitava leitura nos ensina que morrendo a nossa morte ao levar sobre si as conseqüências de nosso pecado, Cristo libertou todos aqueles que aceitarem, pelo Batismo, morrer com Ele renunciando ao homem velho, aquele que desobedecia a Ele seguindo O Seu caminho de obediência até as últimas conseqüências.
Passemos agora aos efeitos ou frutos da Encarnação morte e ressurreição de Cristo segundo a ordem em que estão as leituras propostas para essa Vigília Pascal:
1.    Segundo as leituras desta Vigília, mãe de todas as Vigílias, o primeiro fruto foi uma posteridade mais numerosa que as estrelas do céu que Abrãao herdou por ter sido o primeiro a acreditar contra todas as esperanças ao ponto de atender o pedido de Deus que lhE sacrificasse o seu único filho através do qual esperava ver, sem saber como o cumprimento desta promessa de Deus, de que, mesmo na velhice e tendo uma mulher estéril teria tamanha descendência. Este primeiro fruto, é a Igreja, Nov povo de Deus fundada por Cristo, povo da Nova Aliança, composto de todos os que nEle crêem, através do qual são “beditas todas as nações da terra”(Segunda Leitura).
2.    Na sequencia das leituras o segundo fruto foi o conhecimento da Sabedoria de Deus a nós revelada pela vida de Cristo como lemos na sexta leitura extraída do livro do Profeta Baruc: “Aquele que tudo sabe e tudo criou descobriu-te todos os caminhos da sabedoria ... manifestou-se na terra e começou a viver entre os homens”.
3.    Mantendo a seqüência das leituras chegamos ao principal fruto da Missão de Cristo neste mundo, O Espírito Santo que convence do pecado que Cristo já redimiu e que move-nos aos únicos meio de alcançar  este perdão que é o Sacramento da Confissão. Mas é pelo Batismo que recebemos o Espírito Santo, quando Ele se torna para nós o “novo coração” onde Deus inscreve Suas Leis e mandamentos conforme lemos nesta leitura do livro do Profeta  Ezequiel, onde O Espírito Santo é comparado com a água pura que nos purifica de todo pecado.
4.    E finalmente vemos pela oitava leitura, a Epístola aos Romanos, que O Batismo, um dos sete sacramentos que, segundo a doutrina da Igreja, jorrou de seu lado aberto na cruz, é o princípio da vida nova que Ele conquistou para nós, no qual com Ele somos sepultados e com Ele ressuscitamos para vida nova na graça que é o princípio da Vida Eterna.
E, finalmente, pela nona leitura que é O Evangelho vemos que a missão de todo cristão é obedecer aos três imperativos  que O Anjo ordenara às mulheres que tinham ido cedo ungir o corpo de Jesus o tumulo: “Procurais Jesus de Nazaré que foi crucificado? Ele ressucitou! Não está aqui. Vede o lugar ode o puseram. Ide, dizei a seus discípulos”... Essa é a nossa missão: Primeiro: “vede” para dizer, conhecei a Jesus, ouça Suas Palavras, contemple Seus gestos e SEGUNDO, “ide”, ou seja, sejam missionários, vão atrás daqueles que, por ignorância ainda jazem nas trevas da morte e, TERCEIRO: “Dizei”, ou seja anunciai que Deus lhes ama tanto que lhes deu Seu Filho único para sofrer em si as conseqüências do nosso pecado, que Ele se tornou homem como nós em tudo menos no pecado, que já morreu mas que ressuscitou conquistando para nós a vida eterna que pelo pecado havíamos perdido e está entre nós.
Portanto, a grande lição desta Vigília Pascal é que o amor de Deus revelado na Paixão, morte e Ressurreição de Cristo, é infinitamente maior do que as infidelidades do homem pois “se lhe somos infiéis Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a Si mesmo”(2Tm.2,13) Já que Ele é amor, um amor que vai até a morte pelos seus inimigos, que é o que éramos pelo pecado
Assim Cristo é o cumprimento perfeito de todas as promessas do Pai especialmente desta que ouvimos na quarta leitura: “Ainda que os montes oscilassem e as colinas se abalassem, não vacilará jamais meu pacto de paz”. Assim é o Nosso Deus!!!!.

2 comentários:

  1. Feliz Páscoa Padre Tarcísio e a Todos os
    Mensageiros Teresinianos de Nossa Senhora de Fatima
    Ir maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  2. Feliz Páscoa a todos Os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima. Ele Ressuscitou Aleluia.Jovens que se sentem chamados a ser Missionários entrem em Contato. com o Fundador.
    avelino41s@gmail.com
    Feliz Páscoa Padre Tarcísio Deus realize os desejos que tem no Coração ALELUIA

    ResponderExcluir