QUARTO DOMINGO DA PASCOA
CHAMADOS E AMADOS COMO FILHOS



POR: PE. TARCISIO AVELINO


“Jesus é a pedra que vós os construtores desprezastes e que se tornou a pedra angular”. Com esta afirmação de Pedro temos a revelação de um Novo Testamento que Cristo veio inaugurar que supõe também a criação de um novo povo de Deus, a Igreja no qual todos somos filhos dEle e não mais servos: “já não vos chamo servos mas amigos pois vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”.

Com a Sua Encarnação Cristo passou a viver entre nós como homem, se tornou semelhante a nos para que nós sejamos semelhantes a Ele para que possamos nos unir eternamente com Ele quando o virmos tal como Ele é. Ele é a pedra rejeitada pela sinagoga do povo do Antigo Testamento que se constitui na pedra angular, de amarração de todo o edifício do novo povo do Novo Testamento. Neste redil da Igreja, todas as ovelhas do Bom Pastor são conhecidas pelo nome numa comunhão com Deus que se consumará na eternidade.

Cristo se compara com o Bom Pastor, diferenciando-se de todos os demais pastores que, trabalhando somente pelo salário, fogem mediante a presença do lobo, não amam cada ovelhinha ao ponto de arriscar a vida para salvá-la do perigo, já que não as conhecendo desde seu nascimento, não lhes tem amor algum.

O Bom Pastor é o dono das ovelhas que as conhece desde o momento do nascimento pois ajudou no parto e deu o nome a cada uma delas. Jesus é o Bom Pastor que antes do nosso nascimento já no conhecia e havia chamado pelo nome (Jr.1,1ss). Embora essa passagem diga respeito à consagração de Jeremias como profeta, diz respeito também a cada cristão que, no momento de seu Batismo foi consagrado como filho de Deus e recebeu um nome que Ele já conhecia desde toda eternidade.

“Pois não existe debaxo do céu um outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” já que slavação aqui é a expressão do livramento completo e duradouro de tudo o que ameaça a humanidade que, quando dEle se separou pelo pecado, causou a si o maior de todos os danos que poderia se causar, a morte.

Cristo nos salvou porque se tornou homem como ós sem deixar de ser Deus para poder sofrer em si as consequencias de nossos pecados.

O Bom Pastor conhece as suas ovelhas num nivel muito mais profundo que um pastor dono de suas ovelhas que as conhece desde seu nascimento, uma vez que Ele não somente nos criou por amor, nos deu o ser, planejando cuidadosamente cada uma das caracteristicas de nosso corpo, alma e espírito.

“Ele é a pedra angular” que amarra todas as pedras da Igreja em todos os seus niveis: triunfante, padecente e militante, sendo que nesta última dimensão se compõe também daqueles que não estando ainda no mesmo redil recebeu uma prece daquele que por elas deu a vida pedindo que haja um só rebanho e um só pastor, para que todos tenham vida e vida em abundancia (JO.10,10).

3 comentários:

  1. O Bom pastor da a vida por suas OVELHAS e n�o as abandona.A ferida coloca em seus ombros!
    Rflex�o Acolher as pessoas sem distin�o,mesmo sendo pecadores.M�es solteiras,Pais que tiveram filhos antes do casamento,chamando a responsabilidade de dar apoio moral a companheira e assistencia a crian�a.O Bom pastor zela ,corrige e ama as suas ovelhas.
    Padre Tarc�sio est� pastoreando os Teresinianos Mensageiros de Nossa Senhora de Fatima,criando escolas para crian�as de rua para que possam crescer respons�veis,tirando �s da Droga e da violencia.Vamos apoia-lo colaborando com doa�es;Seja generoso Deus o aben�oar�Fa�am uma Poupan�a no CEU."TUDO QUE DEUS PERMITE ESCONDE GRA�A" a presen�a dele em Marab� vai ser uma B�n�o para a Cidade.Ir maria Let�cia do sagrado cora�o

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que postasse sobre o mês de Maria! coisas interessantes sobre a vida de Nossa Senhora! abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Você é esta ovelhinha, no qual o Senhor carrega em seus ombros...

    ResponderExcluir